Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Deliberação 1177/2021, de 12 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Designação em comissão de serviço pelo período de três anos, renovável, no cargo de chefe de departamento de Equipamentos e Infraestruturas do Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I. P., da licenciada Amélia Santos Areias Carr

Texto do documento

Deliberação 1177/2021

Sumário: Designação em comissão de serviço pelo período de três anos, renovável, no cargo de chefe de departamento de Equipamentos e Infraestruturas do Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I. P., da licenciada Amélia Santos Areias Carr.

Pelo Aviso 278/2021, publicado no Diário da República n.º 3, 2.ª série de 06.01.2021 e divulgado na Bolsa de Emprego Público, foi aberto procedimento concursal para preenchimento do cargo de direção intermédia do 2.º grau - Chefe de Departamento de Equipamentos e Infraestruturas da Direção de Serviços Regulamentação Técnica, de Qualidade e Segurança do Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I. P. - conforme n.º 2 do artigo 2.º da Portaria Portaria n.º 209/2015, de 16 de julho, que aprovou em anexo os Estatutos do IMT, I. P.

Concluído o respetivo procedimento concursal e mediante proposta fundamentada do respetivo júri, nos termos dos números 9 a 11 do artigo 21.º do Estatuto do Pessoal Dirigente, aprovado pela Lei 2/2004, de 15 de janeiro e republicado em anexo à Lei 51/2005, de 30 de agosto, na sua versão atual, o Conselho Diretivo do IMT, I. P. por deliberação 20 de outubro de 2021 designa, em comissão de serviço pelo período de três anos, renovável, no cargo de Chefe de Departamento de Equipamentos e Infraestruturas, a licenciada Amélia Santos Areias Carr, com os seguintes fundamentos:

Em virtude de deter os requisitos legais para o exercício de cargos dirigente e ter revelado possuir competência técnica e aptidão para o exercício do cargo, correspondendo ao perfil pretendido para a área de atuação referida no respetivo aviso de abertura, conforme resulta do respetivo resumo curricular, anexo a esta deliberação, podendo exercer a opção prevista no n.º 3 do artigo 31.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro.

A presente designação, que tem cabimento no orçamento de funcionamento do IMT, I. P., produz efeitos a 1 de novembro de 2021.

20 de outubro de 2021. - O Conselho Diretivo: Eduardo Elísio Silva Peralta Feio, presidente. - Maria da Luz Rodrigues António, vogal. - Pedro Miguel Guerreiro Silva, vogal.

Nota curricular

I - Dados pessoais:

Nome: Amélia Santos Areias Carr

Data de nascimento: 17/8/1982

II - Formação:

Em 2007 concluiu o Mestrado integrado em Engenharia Civil no Instituto Superior Técnico, com realização da prova pública de defesa da dissertação de mestrado intitulada "Dimensionamento de Plataformas Ferroviárias de Alta Velocidade com Camadas Granulares e Betuminosas Mediante a Utilização de Modelos ElastoPlásticos por Elementos Finitos".

Em 2012 concluiu o Diploma de Formação Avançada (3.º ciclo) em Sistemas Sustentáveis de Energia do Programa MIT-Portugal.

Frequentou diversas formações e conferências nas áreas da engenharia ferroviária, segurança ferroviária, processos de industrialização, energia nos transportes, análise de estruturas, negociação, liderança, gestão de projeto, ética e inovação.

III - Experiência profissional:

De 2020 a outubro 2021 foi técnica especialista no Gabinete do Secretário de Estado das Infraestruturas, tendo acompanhado essencialmente as áreas ferroviária, assuntos europeus, mobilidade, redes transeuropeias de transportes, fundos europeus, coordenação com Espanha, hidrogénio e medidas contra a COVID-19 nos transportes.

De 2017 a 2020 foi projetista de sinalização ferroviária na Alstom Belgium, tendo participado em projetos de integração do sistema de sinalização ferroviário europeu ERTMS com sistemas de sinalização nacionais. Foi ainda coordenadora de certificação de subsistemas de sinalização e de autorização de material circulante em projetos em diversos países da União Europeia.

De 2014 a 2017 foi "Policy Officer" na Unidade Ferroviária da Direção-Geral para a Mobilidade e Transportes da Comissão Europeia. Foi responsável pelas alterações legislativas e monitorização da implementação da Diretiva de Interoperabilidade Ferroviária, de 4 Especificações Técnicas para a Interoperabilidade e de 2 Recomendações da Comissão relativas ao sistema de sinalização ferroviário ERTMS. Foi ainda responsável pela coordenação de iniciativas técnicas, legislativas e de financiamento para a implementação do sistema ERTMS, nomeadamente com as Agências Europeias ERA e INEA. Preparou concursos e avaliações de projetos financiados pela União Europeia. Foi gestora do projeto "ERTMS Deployment Management Team".

De 2012 a 2014 foi assessora de uma Eurodeputada, tendo preparado o relatório do Parlamento Europeu para o programa específico de implementação do Horizonte 2020, programa de financiamento de investigação e inovação, nomeadamente do programa de investigação ferroviária Shift2Rail, com execução de 2014 a 2020.

De 2009 a 2012 foi Ponto de Contacto Nacional para a I&D na Fundação para a Ciência e Tecnologia, tendo participado na coordenação e na definição das prioridades nacionais de investigação nos setores dos transportes e da energia. Foi ainda representante de Portugal nos respetivos Comités em Bruxelas. Participou em 2 projetos europeus relativos à coordenação e divulgação de políticas públicas de investigação em transportes e energia.

De 2008 a 2009 foi membro do grupo de investigação CESUR do Instituto Superior Técnico, tendo participado em 2 relatórios técnicos no âmbito de um projeto de investigação sobre otimização de infraestruturas ferroviárias através da utilização de sub-balastro betuminoso.

De 2006 a 2008 foi membro do grupo de investigação CENIT da Universidade Politécnica da Catalunha, tendo participado na elaboração de 3 relatórios técnicos no âmbito de 2 projetos de investigação sobre otimização de infraestruturas ferroviárias, através da redução da rigidez vertical e da utilização de materiais granulares e betuminosos. Publicou ainda um artigo científico sobre as mesmas temáticas, nas atas do VIII Congresso de Engenharia de Transportes.

314685393

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/4714181.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 2/2004 - Assembleia da República

    Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.

  • Tem documento Em vigor 2005-08-30 - Lei 51/2005 - Assembleia da República

    Estabelece regras para as nomeações dos altos cargos dirigentes da Administração Pública. Procede à alteração das Leis n.ºs 2/2004, (republicada em anexo com as alterações ora introduzidas), 3/2004, 4/2004, todas de 15 de Janeiro, relativas, respectivamente, ao estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado, à lei quadro dos institutos públicos, e aos princípios e normas de organização da administração directa do Estado. Altera também o Decreto-L (...)

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda