Sumário: Louva o Tenente-Coronel de Cavalaria NIM 23021092, Carlos Jorge Veríssimo Bastos de Ferreira Marques.
Louvo o Tenente-Coronel de Cavalaria NIM 23021092, Carlos Jorge Veríssimo Bastos de Ferreira Marques pelo elevado profissionalismo, sentido de dever, camaradagem e dedicação ao serviço com que durante 3 anos pautou o seu desempenho de funções na Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional.
Oficial dotado de uma enorme versatilidade e aptidão para bem servir em diferentes contextos e áreas temáticas, revelou ser possuidor de elevadas competências organizativas e técnico-profissionais, bem como, um sólido sentido de análise, que contribuíram para que os trabalhos que desenvolveu fossem relevantes para esta Direção-Geral e, por isso, dignos de destaque.
Numa primeira fase, foi crucial a sua disponibilidade permanente e a extraordinária capacidade de diálogo com os comandantes das unidades dos três ramos das Forças Armadas, onde existem Centros de Divulgação do Dia da Defesa Nacional, para verificação dos apoios e das dificuldades existentes no terreno tendo em vista a efetivação do Dia da Defesa Nacional. Neste âmbito, realizou também inúmeras ações de supervisão ao trabalho efetuado pelos divulgadores militares e pelos parceiros institucionais do Dia da Defesa Nacional tendo sempre uma atitude construtiva e proativa que em muito contribuiu para a excelência do DDN junto dos jovens cidadãos que nele participam.
No âmbito da sua atividade, foi ainda responsável, pela execução do planeamento operacional do DDN e dos transportes inerentes ao mesmo, tarefas complexas que exigem uma enorme capacidade de conciliação e coordenação entre todas as entidades envolvidas. Salienta-se ainda a forma muito profissional, abnegada e meticulosa como conduziu todas as ações de apoio logístico necessárias à efetivação com sucesso do Dia da Defesa Nacional.
Durante a pandemia por COVID-19 o Tenente-Coronel Carlos Marques teve um papel fulcral no planeamento, articulação, implementação e monitorização das medidas preventivas e de higienização tomadas para que fosse possível realizar o Dia da Defesa Nacional em condições de segurança para os jovens, divulgadores e militares das unidades, trabalho que se veio a revelar de enorme êxito não tendo sido associado ao DDN nenhum foco de infeção por COVID-19.
Pelas razões expostas, é da mais elementar justiça que manifesto o reconhecimento público pela elevada competência, notável desempenho e relevantes qualidades pessoais de que se destacam a extrema educação, lealdade, o espírito de sacrifício e a capacidade de adaptação evidenciadas pelo Tenente-Coronel de Cavalaria NIM 23021092, Carlos Jorge Veríssimo Bastos de Ferreira Marques, ao longo dos três anos em que esteve colocado nesta Direção-Geral, das quais resultaram significativas vantagens e prestígio para a Defesa Nacional.
23 de setembro de 2021. - O Diretor-Geral de Recursos da Defesa Nacional, Vasco Hilário.
314654823