A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 10048/2021, de 15 de Outubro

Partilhar:

Sumário

Procede à criação da comissão de acompanhamento da aquisição de equipamentos e instalação do Hospital de Proximidade de Sintra

Texto do documento

Despacho 10048/2021

Sumário: Procede à criação da comissão de acompanhamento da aquisição de equipamentos e instalação do Hospital de Proximidade de Sintra.

No âmbito do acordo de colaboração, celebrado em 26 de junho de 2017, entre os Ministros das Finanças e da Saúde e o Município de Sintra ficaram acordadas as responsabilidades pela construção e pelos equipamentos, instalação e funcionamento do Hospital de Proximidade de Sintra (HPS).

Está previsto no referido acordo que o Ministério das Finanças e o Ministério da Saúde asseguram os investimentos relativos às despesas e aos encargos inerentes à instalação do HPS, nomeadamente no que respeita aos equipamentos e meios técnicos, sendo que o HPS será entregue ao Ministério da Saúde pelo município, logo após a receção provisória da obra.

Através da publicação do Anúncio de Procedimento n.º 4678/2021, no Diário da República, 2.ª serie, n.º 70, de 12 de abril de 2021, o Município de Sintra lançou o procedimento de concurso público, cujo objeto é a empreitada de construção do HPS. Ao abrigo do referido procedimento de concurso, por deliberação da câmara municipal de 2 de julho de 2021, foi adjudicado e aprovada a minuta do contrato relativo à empreitada de construção do HPS. No dia 26 de agosto de 2021, foi consignada a empreitada de construção do HPS à empresa TECNORÉM, Engenharia e Construções, S. A., tendo sido iniciada, no dia 30 de agosto de 2021, a empreitada de construção, com o prazo de execução de 730 dias.

A construção do HPS é um projeto da maior relevância estratégica para o Serviço Nacional de Saúde (SNS), permitindo a melhoria da resposta assistencial à população da região, em complemento da atividade prestada pelo Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca, E. P. E.

O Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca, E. P. E., tem um conhecimento reforçado e profundo das necessidades assistenciais que se visam garantir com o novo hospital.

No âmbito do acordo de colaboração, o Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca, E. P. E., assegurará a gestão e o funcionamento do HPS, que funcionará com serviços de urgência básica, consultas externas diferenciadas, unidade de cirurgia ambulatória e meios complementares de diagnóstico e terapêutica e internamento de convalescença.

Considerando a integração do HPS com o Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca, E. P. E., a fase de aquisição e instalação de equipamentos deve ser por este último desenvolvida e assegurada, uma vez que conhece bem as necessárias condições de operacionalidade e eficiência organizacional a alcançar, assegurando a necessária integração dos processos, no âmbito da futura implementação dos serviços do HPS.

Assim, ao abrigo do n.º 1 do artigo 27.º do Decreto-Lei 169-B/2019, de 3 de dezembro, na sua redação atual, determino o seguinte:

1 - A criação da comissão de acompanhamento da aquisição de equipamentos e instalação do Hospital de Proximidade de Sintra (HPS), adiante designada «comissão».

2 - A atribuição à comissão das seguintes tarefas e responsabilidades, sem prejuízo das competências legais e contratuais atribuídas a outras entidades:

a) Acompanhar, em alinhamento com o cronograma previsto para a data de conclusão da construção do HPS, todo o processo de aquisição e instalação dos equipamentos necessários ao seu funcionamento;

b) Garantir a disponibilidade atempada dos meios necessários à promoção, por parte do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca, E. P. E., de todos os procedimentos relativos à aquisição e instalação dos equipamentos necessários ao funcionamento do HPS;

c) Reunir trimestralmente com o Gabinete do Secretário de Estado da Saúde e apresentar relatórios escritos trimestrais sobre o resultado do acompanhamento, sem prejuízo de outras reuniões e articulações que se mostrem necessárias ou adequadas.

3 - A comissão tem a seguinte composição:

a) Marco António Franco Lopes Ferreira, presidente do conselho de administração do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca, E. P. E., que coordena;

b) João Artur Ferreira Freitas Coimbra, técnico especialista do Gabinete do Secretário de Estado da Saúde;

c) Domingos Quintas e Eduardo Quinta Nova, vereadores da Câmara Municipal de Sintra;

d) Sofia Coutinho, coordenadora da Unidade de Instalações e Equipamentos da Administração Central do Sistema de Saúde, I. P.;

e) Madalena Maria dos Reis Vila-Lobos, assessora e representante do conselho diretivo da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, I. P.;

f) António Campelo, arquiteto, diretor do Departamento de Instalações e Equipamentos da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, I. P.;

g) Filipe Manuel Fonseca Chibante, diretor do Serviço de Instalações e Equipamentos do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca, E. P. E.;

h) João Luís Perestrelo Vieira, diretor do Serviço de Qualidade e Segurança do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca, E. P. E.

4 - Os serviços e organismos do Ministério da Saúde prestam, no âmbito das suas atribuições e competências, todo o apoio e informação que lhes for solicitado pela comissão, tendo em vista o cumprimento das respetivas funções.

5 - Podem colaborar com a comissão outros elementos, a título individual, como peritos e especialistas, ou em representação de serviços e organismos dependentes do Ministério da Saúde ou de outras instituições.

6 - O apoio técnico e logístico à comissão é assegurado pelo Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca, E. P. E., com a colaboração da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, I. P., e da Administração Central do Sistema de Saúde, I. P.

7 - A criação e o funcionamento da comissão não conferem àqueles que o integram o direito ao pagamento de qualquer remuneração pelo exercício das suas funções.

8 - O mandato da comissão termina na data de início da entrada em funcionamento do HPS.

9 - O presente despacho produz efeitos na data da sua assinatura.

8 de outubro de 2021. - O Secretário de Estado da Saúde, Diogo Luís Batalha Soeiro Serras Lopes.

314638015

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/4693706.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda