Sumário: Louva o Sargento-Ajudante de Infantaria (1980529) da Guarda Nacional Republicana Luis Miguel Serra Marques pela formo como desempenhou funções como operador no Ponto Único de Contacto para a Cooperação Policial Internacional (PUC-CPI).
Louvo o Sargento-Ajudante de Infantaria (1980529) da Guarda Nacional Republicana Luis Miguel Serra Marques, porquanto tem demonstrado grande dedicação em serviço da segurança pública, visível no alto nível do seu desempenho, elevada competência profissional e pela forma extremamente responsável, digna e eficiente como tem vindo a desempenhar as mais diversas tarefas que lhe têm sido confiadas no âmbito das suas funções como operador no Ponto Único de Contacto para a Cooperação Policial Internacional (PUC-CPI), numa área de grande sensibilidade, exigência e complexidade.
Profissional de notável sentido de missão e de elevado espírito de lealdade, destaca-se-lhe a solidez e ecletismo dos conhecimentos técnico-profissionais, materializados na consistência e na excelente qualidade de trabalho.
Sargento de irrepreensível conduta ética, trato cordial e superior honestidade intelectual, norteia o seu comportamento por uma postura irrepreensível, constituindo-se num exemplo para os seus pares e pautando o seu comportamento por um quadro de valores, onde a justiça, a lealdade, a coragem, a abnegação e a honra constituem marcas indeléveis da matriz da sua personalidade.
No centro operacional do PUC-CPI e com provado esforço e energia, sempre revelou capacidades de liderança, granjeando o respeito e admiração dos seus camaradas pela disponibilidade demonstrada no apoio à resolução das diversas situações operacionais, valendo-se, para tal, dos seus excelentes conhecimentos técnico-profissionais e da sua elevada competência profissional.
Possuidor de grande espírito de missão, brio profissional e uma exata noção do dever, da justiça e da disciplina, tem sido capaz de galvanizar todos os que com ele trabalham, elaborando propostas de extrema mais-valia e oportunidade, contribuindo de forma decisiva para a implementação do PUC-CPI.
No campo do relacionamento institucional, área fulcral em ambas estruturas de cooperação policial, salienta-se a sua cordialidade, bravura, simpatia e camaradagem, que em nada colidem com o rigor, firmeza e pleno respeito que consagra a toda a linha da hierarquia, apresentando-se como um exemplo de correção a seguir, seja para com os seus pares, que por ele nutrem uma sincera admiração, como para com os seus superiores hierárquicos, que nele reconhecem a afirmação constante dos mais elevados dotes de caráter, idóneos em conquistar a seu favor e o depósito da sua confiança funcional.
Pelas excecionais qualidades físicas e morais evidenciadas é o Sargento-Ajudante Luis Marques, um digno Sargento da Guarda, que se entrega com grande dedicação em serviço da segurança pública, numa afirmação constante de reconhecida coragem moral, pelo que os serviços por si prestados à causa pública e à Pátria devem ser considerados relevantes, extraordinários e distintos, dos quais resultaram honra e lustre para o País, para o Sistema de Segurança Interna e para a Guarda Nacional Republicana.
1 de julho de 2021. - A Secretária-Geral do Sistema de Segurança Interna, Maria Helena Pereira Loureiro Correia Fazenda.
314533396