Sumário: Louva a Tenente-Coronel, Engenheira de Aeródromos, NIP 127760-L, Adelaide Catarina Franco Gaspar Paiva Gonçalves.
Louvo a Tenente-Coronel, Engenheira de Aeródromos, NIP 127760-L, Adelaide Catarina Franco Gaspar Paiva Gonçalves, pela forma muito dedicada e prestigiante como exerceu, ao longo de três anos e quatro meses, as funções de Ajudante-de-Campo do Presidente da República, a primeira mulher a assegurar tal desempenho em cento e oito anos de República.
Durante a sua permanência nestas funções, a Tenente-Coronel Adelaide Catarina Gonçalves revelou uma elevada inteligência, integridade e firmeza de caráter, grande maturidade e bom senso, extrema lealdade e discrição e um notável espírito de missão, a par de um irrepreensível aprumo, esmerada educação e alto sentido do dever. Tanto mais notáveis quanto sensível era - para uma mulher ajudante de campo - acompanhar, de muito perto, em tempos difíceis de saúde, o Presidente da República.
Ciente da particular sensibilidade e delicadeza da sua missão, decidiu sempre com grande ponderação e oportunidade demonstrando desembaraço, capacidade de antecipação e justeza nas opções tomadas, mesmo quando colocada sob pressão. Rigorosa e segura nos procedimentos, analisando com profundidade as suas tarefas e preparando cuidadosamente o apoio às atividades do Presidente da República, dentro e fora do território nacional.
É com inteira justiça e júbilo que louvo a Tenente-Coronel Adelaide Catarina Gonçalves pelo excelente conjunto de qualidades humanas e profissionais que evidenciou no desempenho das suas funções, traduzindo-se em serviços militares altamente meritórios e reconhecidamente relevantes e distintos, dignificando assim a Força Aérea e as Forças Armadas Portuguesas.
23 de julho de 2021. - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
314479597