Sumário: Concessão ao Tenente-Coronel de Engenharia do Exército Tiago Manuel Batista Lopes da medalha de mérito de proteção e socorro, no grau prata, distintivo laranja.
O Tenente-Coronel de Engenharia do Exército Tiago Manuel Batista Lopes, a exercer funções de Comando no Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa (RSB) desde janeiro de 2014, primeiro como 2.º Comandante do RSB e desde dezembro de 2018 como Comandante, tem demonstrado um elevado grau de abnegação, espírito de sacrifício e elevada competência no cumprimento das missões que lhe foram atribuídas nas áreas da prevenção, formação e socorro.
O Tenente-Coronel Tiago Lopes, dotado de elevados conhecimentos técnicos enraizados na sua formação em Engenharia Militar, aliados a uma atitude de permanente disponibilidade, dedicação à causa pública e inexcedível brio profissional, tem prestado um contributo decisivo para uma resposta pronta e eficiente às diversas solicitações que lhe são apresentadas, conseguindo assegurar continuamente uma capacidade de resposta oportuna e de grande qualidade.
Foi responsável pelo Gabinete Técnico de Segurança Contra Incêndios e pelo edificado do RSB, demonstrando estar à altura do planeado, maximizando os recursos colocados ao dispor, nomeadamente na realização dos pareceres a projetos de segurança contra incêndios bem como na realização de vistorias e inspeções. Como Presidente do Júri dos concursos de admissão, manteve a conduta que lhe é característica, baseada na imparcialidade e legalidade, prestigiando a instituição militar que representa.
Mercê dos seus conhecimentos e competência profissional, comandou inúmeras operações. Operacionalizou e acompanhou diversos destacamentos empenhados em incêndios rurais, nomeadamente no apoio à Região Autónoma da Madeira em 2016. Comandou ocorrências de elevado criticismo no município de Lisboa, destacando-se diversos incêndios urbanos na Baixa e acidentes multivítimas.
Como especialista de Defesa Nuclear, Biológica e Química, desenvolveu e aplicou técnicas de descontaminação face à pandemia COVID-19, tendo divulgado e instruído diversos corpos de bombeiros nacionais. Pertenceu à equipa multidisciplinar que planeou e implementou o hospital de campanha COVID-19, na Cidade Universitária, em apoio aos hospitais centrais de Lisboa.
A sua postura, expressa pela afirmação de elevados padrões de eficiência e espírito de missão, contribuíram para a satisfação e superação das necessidades na persecução dos objetivos, missões de tarefas do RSB. O exemplo e o seu elevado sentido ético e íntegro motivaram a incondicional admiração, estima e profundo respeito de todos com quem privou, bem patentes na forma como soube suscitar no efetivo, a vontade e o orgulho de pertencer ao maior e mais antigo Corpo de Bombeiros de Portugal.
Pelas qualidades demonstradas em que foi evidente o alto sentido de responsabilidade, a invulgar lealdade, espírito empreendedor e de camaradagem, nobreza de caráter e pelo trabalho desenvolvido, por proposta do presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e nos termos do n.º 2 do artigo 4.º do Regulamento de Concessão da Medalha de Mérito de Proteção e Socorro, aprovado pela portaria 980-A/2006, de 14 de junho, concedo ao Tenente-Coronel Tiago Manuel Batista Lopes a medalha de mérito de proteção e socorro, no grau prata, distintivo laranja.
18 de maio de 2021. - O Ministro da Administração Interna, Eduardo Arménio do Nascimento Cabrita.
314471317