Sumário: Louva, a título póstumo, o inspetor do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras Júlio Paulo Pires Barcôso.
Louvor a título póstumo
O percurso do inspetor do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras Júlio Paulo Pires Barcôso, marcado pela elevada competência profissional e pela forma extremamente responsável, digna e eficiente como desempenhou as mais diversas tarefas que lhe foram confiadas no âmbito das suas funções enquanto operador no Ponto Único de Contacto para a Cooperação Policial Internacional (PUC-CPI), foi interrompido prematuramente.
Através da sua determinação, solidez e ecletismo dos conhecimentos técnicos, materializados na consistência e na elevada qualidade de trabalho, atingiu excelentes resultados na resolução de processos de troca de informação policial em contexto internacional, constituindo-se um valioso contributo para a implementação do PUC-CPI.
No desempenho das suas funções, muito para além das funções de operador, destacou-se por contribuir, com provado esforço, para um ambiente harmonioso no local de trabalho e sã convivência e camaradagem entre os elementos das diversas forças e serviços de segurança que operam no centro operacional do PUC-CPI, colaborando inequivocamente para fortalecer o espírito de corpo e a coesão de todos quantos com ele privaram diariamente.
De trato cordial e superior honestidade intelectual, norteou o seu comportamento por uma postura irrepreensível com elevados dotes de caráter e competência, manifestando sempre uma opinião oportuna e crítica construtiva, disciplinada e sustentada na sua experiência profissional.
Possuidor de um sentido de justiça equilibrado e honesto, o inspetor Júlio Paulo Pires Barcôso revelou capacidade de liderança, assumindo-se como um importante apoio à estrutura de comando e decisão, mantendo uma postura cooperativa, uma atuação interventiva, educada e balizada na lei, sempre visando o melhor funcionamento do serviço e o bem-estar dos seus pares, num equilíbrio responsável, coerente e profissional.
Envio as mais sinceras condolências e profundo pesar à sua família, e expresso ser o inspetor Júlio Paulo Pires Barcôso merecedor deste público louvor, a título póstumo, pelas qualidades pessoais e morais que sempre demonstrou, pela sua dignidade profissional, sustentada numa entrega e dedicação à causa pública e à segurança interna do País, que em muito dignificou o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e o Sistema de Segurança Interna, devendo os seus serviços ser considerados relevantes, extraordinários e distintos.
28 de junho de 2021. - A Secretária-Geral do Sistema de Segurança Interna, Maria Helena Pereira Loureiro Correia Fazenda.
314390163