Sumário: Designação no cargo de diretora de finanças de Vila Real da licenciada Maria Manuela Fernandes Sanches.
Tendo sido dado cumprimento ao estabelecido nos n.os 1 e 2 do artigo 21.º da Lei 2/2004 de 15 de janeiro, alterada e republicada pela Lei 64/2011, de 22 de dezembro, com a última redação introduzida pela Lei 128/2015, de 03 de setembro e concluído o procedimento concursal de recrutamento e seleção para o cargo de diretor de finanças, da Direção de Finanças de Vila Real, cargo de direção intermédia de 1.º grau, publicitado no Diário da República n.º 240, 2.ª série, de 11 de dezembro de 2020, o júri, na ata final que integra o respetivo procedimento concursal, propôs, fundamentadamente, a designação da licenciada Maria Manuela Fernandes Sanches, por reunir as condições exigidas para o cargo a prover.
Considerando os fundamentos apresentados pelo júri, a candidata revelou que é a que melhor se adequa à missão por possuir competência técnica e aptidão para o exercício de funções de direção, coordenação e controlo, especificamente na área do cargo a prover, bem como revelou possuir também experiência e formação relacionadas com as atividades a desenvolver.
Nestes termos, e atento o disposto nos n.os 9 e 10 do artigo 21.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, alterada e republicada pela Lei 64/2011, de 22 de dezembro, com a última redação introduzida pela Lei 128/2015, de 03 de setembro, concordo com a proposta do júri, pelo que designo no cargo de Diretora de Finanças de Vila Real, em comissão de serviço, pelo período de três anos, a licenciada Maria Manuela Fernandes Sanches, com efeitos a 01 de julho de 2021.
27 de junho de 2021. - A Diretora-Geral, Helena Maria José Alves Borges.
Nota Curricular
Maria Manuela Fernandes Sanches, licenciada em Economia (1991) na Faculdade de Economia da Universidade do Porto, conclui, com aproveitamento, o Curso de Pós-Graduação em Assessoria Fiscal de Empresas (2000) na Universidade Fernando Pessoa e o Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais (2017) na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
De 1991 a 1995 exerce a função de docência nas áreas contabilístico-empresariais.
Em novembro de 1995 ingressa nos quadros da Autoridade Tributária e Aduaneira, assumindo as funções de inspetora tributária na Divisão de Inspeção Tributária da Direção de Finanças de Vila Real.
De 2006 a 2012 exerce funções de coordenação de equipas de inspeção tributária, bem como elabora pareceres técnico-fiscais e é formadora da bolsa de formadores da instituição.
De 2012 a 2020 exerce funções de direção na Unidade de Prestações e Contribuições do Centro Distrital de Segurança Social de Vila Real e, em acumulação, no período de janeiro a novembro de 2020 é nomeada, em regime exclusivo de suplência, para exercer funções de diretora do referido organismo.
Conclui, com aproveitamento, o Curso de Alta Direção em Administração Pública - CADAP, promovido pelo INA e o Curso Prático de Contabilidade SNC/2010 promovido pela Autoridade Tributária e Aduaneira. Possui ainda formação específica na área da liderança e riscos psicossociais.
É membro de três ordens profissionais: a Ordem dos Economistas - especialidade economia e política, a Ordem dos Contabilistas Certificados e a Ordem dos Revisores Oficiais de Contas.
Participa em ações de formação, é formadora nas áreas da contabilidade, gestão e fiscalidade.
Integrou dois grupos de trabalho no âmbito das metodologias inspetivas nas áreas da construção civil e da restauração, tendo esta última sido publicada como documento referenciador na inspeção tributária.
Participa e colabora com alguns jornais de âmbito regional e na Revista OCC.
314380021