Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 4890/2021, de 14 de Maio

Partilhar:

Sumário

Concessão de Medalha de Mérito de Proteção e Socorro, no grau cobre, distintivo laranja, ao Doutor Rui Pedro Castela Pacheco Almeida Ângelo

Texto do documento

Despacho 4890/2021

Sumário: Concessão de Medalha de Mérito de Proteção e Socorro, no grau cobre, distintivo laranja, ao Doutor Rui Pedro Castela Pacheco Almeida Ângelo.

O Doutor Rui Pedro Castela Pacheco Almeida Ângelo iniciou funções na Autoridade Nacional em 2012 como dirigente da Divisão de Segurança, Saúde e Estatuto Social da Direção Nacional de Bombeiros, cargo que exerceu até 30 de abril de 2020 com elevado nível de competência profissional, extrema dedicação e alto sentido de responsabilidade.

Durante este período desenvolveu projetos e iniciativas sendo de destacar a criação e desenvolvimento das Equipas de Apoio Psicossocial (EAPS) da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) que ao longo destes anos têm vindo a prestar um inestimável suporte aos bombeiros portugueses, às suas famílias e, também, à população em geral.

Aliás, é possível, hoje, ter o país todo coberto com profissionais das EAPS, que, com a sua especialização e enquadramento da ANEPC, permitem dar resposta a todas as solicitações de apoio dos Corpos de Bombeiros.

Também no âmbito do apoio aos Bombeiros, encabeçou várias campanhas de sensibilização que desde a primeira hora, permitiram passar a olhar para estes Homens e Mulheres cuja segurança e saúde é preciso priorizar para que continuem a prestar um papel essencial à Sociedade.

Liderou, igualmente, a primeira Célula de Apoio Psicossocial no Posto de Comando Operacional dos Incêndios de Pedrógão Grande, marco histórico na mudança de paradigma na valência do Apoio às Populações. Voltou a assumir este papel um ano mais tarde nos Incêndios de Monchique, contribuindo, assim, para consolidar e marcar a relevância do apoio às populações no contexto das operações de socorro.

O seu caráter tenaz e mobilizador permitiu encetar um processo de qualificação da intervenção e dos interventores junto das entidades com responsabilidade no apoio às populações afetadas por acidente grave ou catástrofe, processo esse que ganhou visibilidade externa e continua até aos dias de hoje, tendo já envolvido mais de 4.000 profissionais.

Assim:

Pelas qualidades demonstradas em que foi evidente o alto sentido de responsabilidade, a invulgar lealdade, espirito empreendedor e de camaradagem, nobreza de caráter e pelo trabalho desenvolvido, por proposta do presidente da ANEPC, e nos termos e ao abrigo do disposto no n.º 3 do artigo 3.º e n.º 3 do artigo 4.º, ambos do regulamento de concessão da medalha de mérito de proteção e socorro, aprovado pela portaria 980-A/2006 de 14 de junho, é concedido ao Doutor Rui Pedro Castela Pacheco Almeida Ângelo a Medalha de Mérito de Proteção e Socorro, no grau cobre, distintivo laranja.

23 de abril de 2021. - O Presidente, Duarte da Costa.

314192767

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/4519171.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda