Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 190/2021, de 12 de Maio

Partilhar:

Sumário

Concessão de Medalha da Defesa Nacional ao Sargento-Ajudante Marco António Salvado dos Santos

Texto do documento

Portaria 190/2021

Sumário: Concessão de Medalha da Defesa Nacional ao Sargento-Ajudante Marco António Salvado dos Santos.

Louvo, por proposta do Presidente do Conselho Diretivo do IASFA, o Sargento-Ajudante de Engenharia NIM 05713989, Marco António Salvado dos Santos pelo extraordinário desempenho, excecional competência técnico-profissional e relevantes qualidades e virtudes pessoais e militares demonstradas no desempenho das funções que lhe foram atribuídas no Instituto de Ação Social das Forças Armadas, I. P. (IASFA).

Desde a sua colocação no IASFA, em 2016, desenvolveu vários projetos da maior importância para a missão do Instituto. No Gabinete de Recursos Materiais, foi-lhe atribuída a responsabilidade de processamento das cauções das empreitadas e elaboração dos processos logísticos no âmbito das pequenas reparações e manutenção dos imóveis do IASFA, tarefas que executou sem regatear esforços, evidenciando elevada capacidade de organização e de sistematização e capacidade de trabalho eficiente e eficaz.

Em 2018 foi incumbido de desenvolver um Sistema de Informação para a gestão do Património do IASFA (SIPIASFA), na qualidade de full stack web developer do projeto, que englobou o planeamento e o desenvolvimento da aplicação web com as seguintes funcionalidades: Identificação de todas as unidades imobiliárias do IASFA; identificação das frações das unidades imobiliárias; controlo e registo dos processos de obras executadas, serviços e aquisição de materiais, registo e digitalização de cauções, assim como os respetivos movimentos de cancelamento e reduções; registo das ocorrências de anomalias comunicadas pelos utentes através de um formulário de atendimento efetuado no serviço de habitação com encaminhamento das mesmas para análise e intervenção e acompanhamento das ações desencadeadas (sendo registadas centenas de intervenções por ano). No cumprimento desta tarefa evidenciou exemplar sentido de missão, capacidade intelectual superior e excelentes conhecimentos e competências no âmbito da informática, identificando os requisitos operacionais e técnicos necessários à conceção do sistema, à sua interligação com outros sistemas e aplicações, os dados necessários à caracterização do património, estado e utilização, bem como o registo e controlo dos pedidos de intervenção e informação sobre as ações de manutenção, de reparação e de requalificação efetuadas.

Em 2018 e 2019, foi incumbido de criar uma aplicação informática para a gestão de stocks e armazéns, tarefa que igualmente cumpriu com elevada competência e inexcedível dedicação, incluindo o sacrifício de horas de lazer.

Em final de 2019, foi designado para, em acumulação com as suas funções no Gabinete de Recursos Materiais, assumir, no Gabinete de Sistemas de Informação e Comunicações, as funções de full stack web developer do novo Portal do Beneficiário. Este projeto englobou o planeamento, desenvolvimento e implementação do portal para disponibilização aos beneficiários das áreas do arrendamento, concursos, ADM e turismo, com a respetiva arquitetura da informação, design da interface, manutenção e constante avaliação, bem como a disponibilização aos Ramos das Forças Armadas via portal de serviços, web services, com acesso à ADM. O Portal do Beneficiário foi alojado no Centro de Dados da Defesa (CDD), ficou disponível online em março de 2020 e concretiza o projeto «Beneficiário+Próximo», integrado no Programa Simplex da Defesa. Este novo Portal do Beneficiário permitiu aos arrendatários de renda económica do IASFA a submissão online dos documentos necessários para a revisão das rendas ao abrigo do Decreto-Lei 83/2019, bem como permitiu as candidaturas ao concurso de arrendamento das casas de renda económica através desta plataforma. O Portal disponibiliza também informações no âmbito da ADM. No primeiro trimestre de 2021 iniciou-se a criação do módulo de Turismo e Lazer, que permitirá aos beneficiários do IASFA a inscrição em viagens e outras atividades através desta plataforma online.

Na prossecução destes projetos, o SAJ Marco Santos evidenciou uma invulgar espírito de sacrifício, capacidade de trabalho e de organização, bem como a faculdade de estabelecer excelentes relações humanas, de cooperação e camaradagem, o que lhe permitiu apreender e identificar as necessidades concretas dos vários utentes das aplicações e encontrar a forma técnica de corresponder a esses requisitos, de que resultaram Sistemas de Informação e uma plataforma que, em conjunto com o SIASC e o SIGDN, são o garante da gestão do património do IASFA e da Ação Social Complementar.

As aplicações SIPIASFA e gestão de armazéns e a plataforma Portal do Beneficiário constituem tecnologias da maior utilidade para o IASFA, com ganhos de eficiência no desenvolvimento dos processos, e da maior utilidade para os beneficiários, permitindo-lhes acederem a diversas valências da ação social complementar e da Assistência na Doença aos Militares (ADM) exclusivamente online, sem necessidade de deslocações, com grande celeridade e conforto. O desenvolvimento destes sistemas pelo SAJ Marco Santos permitiu também que o IASFA não tivesse necessidade de os adquirir no mercado, evitando-se, assim, elevados custos de aquisição, agravados com mais encargos associados a contratos anuais de manutenção de sistemas.

Militar extremamente responsável, versátil, diligenciando em permanência o aperfeiçoamento dos seus conhecimentos técnicos e profissionais, demonstrando em todos os atos de serviço elevados dotes de caráter, lealdade e abnegação, a par de relações humanas e educação esmeradas, evidenciou elevada capacidade de bem servir em todas as circunstâncias e total dedicação ao serviço, sendo merecedor de ocupar postos e funções de maior responsabilidade e risco.

Pelo extraordinário desempenho, pelo desenvolvimento de sistemas e aplicações informáticas de valor incontornável para o Instituto, pelas relevantes qualidades e virtudes pessoais militares evidenciadas, é de toda a justiça reconhecer o SAJ Marco Santos como um militar de elevado mérito e uma referência que dignifica a Arma de Engenharia e o Exército, devendo os serviços por si prestados serem considerados extraordinários, relevantes e distintos, que contribuíram decisivamente para o cumprimento da missão do IASFA e do Ministério da Defesa Nacional.

Assim, nos termos da competência que me é conferida pelo n.º 3 do artigo 34.º, atento o disposto no artigo 25.º, na alínea a) do n.º 1 do artigo 26.º, na alínea d) do n.º 1 do artigo 27.º, todos do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei 316/2002, de 27 de dezembro, concedo a Medalha da Defesa Nacional, de 4.ª classe, ao Sargento-Ajudante Marco António Salvado dos Santos.

4 de maio de 2021. - O Ministro da Defesa Nacional, João Titterington Gomes Cravinho.

314212165

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/4516649.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2002-12-27 - Decreto-Lei 316/2002 - Ministério da Defesa Nacional

    Aprova o Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas.

  • Tem documento Em vigor 2019-06-27 - Decreto-Lei 83/2019 - Presidência do Conselho de Ministros

    Altera o regime jurídico do arrendamento das casas de renda económica do Instituto de Ação Social das Forças Armadas

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda