A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Aviso DD1144, de 13 de Julho

Partilhar:

Sumário

Determina que as instituições de crédito autorizadas a exercer o comércio de câmbios em território nacional por forma plena, adiante designada por instituições de crédito, podem efectuar operações de compra e venda de moeda estrangeira à vista (spot) contra escudos entre si, com os seus clientes e com o Banco de Portugal.

Texto do documento

Aviso
Comunica-se que, sob a superior orientação do Ministério das Finanças e do Plano, o Banco de Portugal, no uso da competência que, como banco central, lhe foi atribuída pelo artigo 20.º da sua lei orgânica, considerando o disposto no artigo 31.º dessa mesma lei orgânica, e em conformidade, com o previsto no Decreto-Lei 227/83, de 27 de Maio, designadamente o n.º 1 do artigo 31.º, determina o seguinte:

1.º - 1 - As instituições de crédito autorizadas a exercer o comércio de câmbios em território nacional por forma, plena, adiante designadas por instituições de crédito, podem efectuar operações de compra e venda de moeda, estrangeira à vista (spot) contra escudos entre si, com os seus clientes e com o Banco de Portugal, bem como efectuar a conversão de uma moeda estrangeira noutra moeda estrangeira entre si e com o Banco de Portugal.

2 - Com vista à realização das operações a que se refere o número precedente as instituições de crédito devem certificar-se da licitude e regularidade das operações cambiais subjacentes.

3 - Do disposto no n.º 1 podem excluir-se, total ou parcialmente, determinados tipos ou montantes de operações cambiais.

2.º - 1 - O Banco de Portugal estabelecerá diariamente as taxas de câmbio para cada divisa cotada - câmbios oficiais.

2 - O Banco de Portugal emitirá inscrições relativamente às taxas de câmbio e demais condições a praticar nas operações de compra e de venda de moeda estrangeira à vista entre as instituições de crédito e os seus clientes.

3.º O Banco de Portugal fixará para cada instituição de crédito um limite máximo para a respectiva posição diária excedentária em moeda estrangeira, considerando-se como tal o saldo positivo resultante da diferença entre as compras e as vendas de moeda estrangeira à vista efectuadas num dia adicionadas do saldo que transite do dia anterior.

4.º O Banco de Portugal publicará todas as inscrições que se mostrem necessárias para a boa execução do disposto no presente aviso.

5.º - 1 - Ao Banco de Portugal cabe o controle e fiscalização do cumprimento do disposto no presente aviso.

2 - As instituições de crédito prestarão ao Banco de Portugal, de acordo com as instruções que por ele lhes forem transmitidas, os elementos informativos respeitantes às operações de compra e de venda de moeda estrangeira realizadas nos termos do presente aviso e bem assim, outras informações consideradas necessárias.

6.º - 1 - Sem prejuízo das sanções legais aplicáveis, sempre que as instituições de crédito não respeitem os princípios reguladores, limites de disponibilidades em moeda estrangeira e condicionalismos respeitantes a taxas de câmbio estabelecidos pelo Banco de Portugal, nos termos do presente aviso e ao abrigo do disposto no artigo 31.º da sua lei orgânica, poderá este Banco:

a) Diminuir o limite de posição cambial diária, fixado de acordo com o anterior n.º 3.º;

b) Estabelecer as condições de cedência das disponibilidades em moeda estrangeira indevidamente detidas.

2 - As decisões tomadas em conformidade com o número precedente serão comunicadas directamente pelo Banco de Portugal às instituições de crédito visadas.

7.º Fica revogado, a partir da entrada em vigor deste aviso, o n.º 9.º do aviso publicado no 4.º suplemento ao Diário do Governo, 1.ª série, n.º 294, de 22 de Dezembro de 1975.

8.º O presente aviso entra em vigor em 1 de Outubro de 1985, com as instruções do Banco de Portugal que lhe derem execução.

Ministério das Finanças e do Plano, 27 de Junho de 1985. - O Ministro das Finanças e do Plano, Ernâni Rodrigues Lopes.

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1983-05-27 - Decreto-Lei 227/83 - Ministério das Finanças e do Plano - Secretaria de Estado do Tesouro

    Estabelece o regime cambial e o exercício de comércio de câmbios.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda