A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Aviso (extrato) 5482/2021, de 25 de Março

Partilhar:

Sumário

Abertura de procedimento concursal comum para o preenchimento de cinco postos de trabalho da carreira e categoria de técnico superior

Texto do documento

Aviso (extrato) n.º 5482/2021

Sumário: Abertura de procedimento concursal comum para o preenchimento de cinco postos de trabalho da carreira e categoria de técnico superior.

Nos termos previstos no n.º 5 do artigo 11.º da Portaria 125-A/2019, de 30 de abril, alterada e republicada pela Portaria 12-A/2021, de 11 de janeiro e por meu despacho de 11 de janeiro de 2021, faz-se público que a Direção-Geral das Atividades Económicas vai proceder à abertura, pelo prazo de 10 dias úteis a contar do dia da publicitação na Bolsa de Emprego Público (BEP), de procedimento concursal comum para o preenchimento de 5 (cinco) postos de trabalho da carreira e categoria de Técnico Superior, previstos e não ocupados no mapa de pessoal aprovado na Direção-Geral das Atividades Económicas, na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado, para a Direção de Serviços do Comércio, Serviços e Restauração, distribuídos da seguinte forma:

Ref. A - 3 (três) postos de trabalho para a carreira/categoria de Técnico Superior, na área de Direito;

Ref. B - 1 (um) posto de trabalho para a carreira/categoria de Técnico Superior, na área de Economia, Gestão, Administração Pública, Geografia;

Ref. C - 1 (um) posto de trabalho para a carreira/categoria de Técnico Superior, na área de Relações Internacionais, Estudos Europeus, Direito.

1 - Caracterização dos postos de trabalho para a Direção de Serviços do Comércio, Serviços e Restauração: Para além do constante no n.º 1 do Anexo ao Despacho 11218/2015, de 7 de outubro, o seguinte:

Ref. A - Direito:

Dinamizar a aplicação das políticas setoriais, nomeadamente do Regime Jurídico de Acesso e Exercício de Atividades de Comércio, Serviços e Restauração (RJACSR), bem como esclarecer e acompanhar os operadores económicos, suas estruturas associativas e entidades da administração pública, neste âmbito.

Propor as adaptações legislativas necessárias para o aumento da competitividade destes setores, designadamente através da simplificação regulatória e administrativa, eliminando os custos de contexto.

Monitorizar e avaliar, em especial no âmbito jurídico, a execução de políticas públicas relativas às atividades económicas, bem como efetuar a sua contextualização no âmbito económico.

Instruir os procedimentos relativos aos pedidos de autorização de conjuntos comerciais e de grandes superfícies comerciais não inseridas em conjuntos comerciais.

Emissão de pareceres, no âmbito do Ministério da Economia e Transição Digital, sobre projetos de diploma apresentados em circuito legislativo.

Ref. B - Economia, Gestão, Administração Pública, Geografia:

Colaborar na definição e dinamização das políticas setoriais, apoiando os agentes económicos e as associações empresariais dos setores do comércio, serviços e restauração, através do desenvolvimento de projetos no âmbito do sistema de apoio à modernização e capacitação da Administração Pública (SAMA) que visem a avaliação da envolvente empresarial, a sua evolução e tendência, propondo as devidas adaptações para a minimização dos custos de contexto, desenvolvendo a desmaterialização e simplificação de procedimentos em articulação com o Portal ePortugal.

Contribuir para a definição e aplicação das políticas de ordenamento do território e participar na implementação de programas ou medidas de apoio à dinamização da atividade comercial e de promoção da coesão económica territorial.

Colaborar na instrução dos procedimentos relativos aos pedidos de autorização de conjuntos comerciais e de grandes superfícies comercias, organizando e mantendo atualizado o respetivo registo.

Estruturar e gerir a base de dados de registo setorial do comércio, serviços e restauração, designada de "Cadastro Comercial", de acordo com o previsto no Regime Jurídico de Acesso e Exercício de Atividades de Comércio, Serviços e Restauração (RJACSR). Articulação e análise da informação estatística setorial relevante, em colaboração com os organismos e serviços da Administração Pública.

Ref. C - Relações Internacionais, Estudos Europeus, Direito:

Colaborar na formulação de propostas de políticas públicas.

Colaborar nos processos de negociação de atos legislativos europeus e consequentes processos de execução nacional e transposições para o ordenamento jurídico nacional.

Promover a implementação nacional da Diretiva 2006/123/CE, com destaque para a execução do procedimento de notificações constante dos seus artigos 15.º n.º 7 e 39.º n.º 5.

Promover a implementação nacional do Regulamento (UE) 2018/302 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 28 de fevereiro de 2018, que visa prevenir o bloqueio geográfico injustificado.

2 - Requisitos habilitacionais: titularidade de licenciatura obrigatória, nos termos da alínea c) do n.º 1 do artigo 86.º da LTFP, a saber:

Ref. A - Licenciatura em Direito;

Ref. B - Licenciatura em Economia, Gestão, Administração Pública, Geografia.

Ref. C - Licenciatura em Relações Internacionais, Estudos Europeus, Direito.

Não há possibilidade de substituição do nível habilitacional por formação ou experiência profissional.

3 - Requisitos preferenciais:

Ref. A - Domínio da língua inglesa (falado e escrito). Experiência profissional em matérias económicas e de administração pública. Experiência profissional em emissão de pareceres jurídicos e respostas a solicitações. Capacidade de cooperação, diálogo, dinamismo e proatividade, que propicie a integração e trabalho em equipa orientada para os resultados, com disponibilidade para deslocações nacionais de curta duração.

Ref. B - Domínio da língua inglesa (falado e escrito). Experiência profissional em matérias relacionadas com as áreas económica e da administração pública. Bons conhecimentos de Informática e de Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC). Capacidade de trabalho em equipa, análise e sentido crítico, disponibilidade, flexibilidade e autonomia, responsabilidade e compromisso com o serviço.

Ref. C - Domínio da língua inglesa (falado e escrito). Experiência profissional em matérias económicas e de administração pública. Experiência profissional em emissão de pareceres jurídicos e respostas a solicitações que implicam competências de análise técnico-jurídicas. Capacidade de cooperação, diálogo, dinamismo e proatividade, que propicie a integração e trabalho em equipa orientada para os resultados. Valoriza-se quem tenha disponibilidade para deslocações a nível europeu de curta duração. Bons conhecimentos de informática, comércio eletrónico e/ou de tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC) serão valorizados.

4 - O recrutamento é circunscrito a trabalhadores detentores de um vínculo de emprego público por tempo indeterminado.

5 - A publicação integral do presente procedimento concursal encontra-se disponível na Bolsa de Emprego Público, em https:// www.bep.gov. pt e na página eletrónica da DGAE, em https://www.dgae.gov.pt, na área "Quem somos/recursos humanos/recrutamento".

17 de março de 2021. - A Diretora-Geral, Fernanda Ferreira Dias.

314081359

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/4464141.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2019-04-30 - Portaria 125-A/2019 - Finanças

    Procedimento concursal

  • Tem documento Em vigor 2021-01-11 - Portaria 12-A/2021 - Modernização do Estado e da Administração Pública

    Procede à primeira alteração à Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, que regulamenta a tramitação do procedimento concursal de recrutamento, nos termos do n.º 2 do artigo 37.º da Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas, aprovada pela Lei n.º 35/2014, de 20 de junho

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda