Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 125/2021, de 17 de Março

Partilhar:

Sumário

Concessão de Medalha Defesa Nacional de 2.ª classe ao Major Francisco José Alcobia dos Santos Mateus

Texto do documento

Portaria 125/2021

Sumário: Concessão de Medalha Defesa Nacional de 2.ª classe ao Major Francisco José Alcobia dos Santos Mateus.

Louvo, por proposta da diretora do Instituto da Defesa Nacional, o Major TEXPTM, NIM 05003585, Francisco José Alcobia dos Santos Mateus pela forma extremamente competente e extraordinário desempenho, demonstrados ao longo dos últimos cinco anos, nas funções de coordenador do Núcleo de Informática e Oficial de Segurança do Instituto da Defesa Nacional.

Enquanto coordenador do Núcleo de Informática, o Major Francisco Mateus evidenciou sólidos conhecimentos técnicos e um elevado sentido de responsabilidade, desempenhando de forma proficiente todas as tarefas inerentes à sua área de responsabilidade, no âmbito da informática, desde as associadas ao apoio das atividades académicas do IDN, até à elaboração de propostas tendo em vista a modernização do parque informático do Instituto. Paralelamente, deu um contributo fundamental para a concretização de vários e importantes objetivos do Instituto, designadamente a atualização do sistema de audiovisuais e a renovação do website, em estreita colaboração com a Secretaria-Geral do Ministério da Defesa Nacional, muito contribuindo para a melhoria da divulgação das atividades do Instituto da Defesa Nacional e para a sua imagem externa.

Dotado de uma permanente disponibilidade, espírito de cooperação, capacidade de liderança e particularmente zeloso e empenhado quanto à sua responsabilidade pela gestão da rede de dados do Instituto da Defesa Nacional, pugnou sempre, de forma perseverante e diligente, pelo eficiente funcionamento da rede, enquanto desenvolveu uma gestão proficiente e criteriosa dos recursos informáticos disponíveis.

Da mesma forma, desenvolveu de forma irrepreensível o exercício das funções de oficial de segurança, no âmbito da implementação do RGPD, e de sistemas visando a melhoria da segurança das instalações e das pessoas, muito particularmente no que se refere à operacionalização do sistema de vigilância eletrónica e do sistema de combate a incêndios do edifício do Instituto da Defesa Nacional.

A sua ação merece um destaque especial pela forma extraordinária como acompanhou a adaptação do Instituto da Defesa Nacional ao novo contexto decorrente da pandemia COVID-19, assegurando a atempada preparação dos equipamentos necessários à concretização do teletrabalho e a eficaz transição das diferentes atividades do Instituto para as plataformas digitais, tanto do ponto de vista técnico como da organização dos processos de formação dos trabalhadores do Instituto da Defesa Nacional ou do enquadramento e coordenação da equipa que dirige. A sua determinação e profissionalismo evidenciaram-se mais ainda neste contexto, tanto no plano interno como na articulação com parceiros externos. Internamente, garantiu o permanente acompanhamento e expedida resolução de problemas, evidenciando total disponibilidade e elevada competência. No plano externo, garantiu a coordenação com as várias entidades, designadamente no âmbito do Ministério da Defesa Nacional (Centro de Dados da Defesa/Secretaria-Geral), bem como a relação do Instituto da Defesa Nacional com os seus fornecedores e outros organismos externos, tanto a nível nacional como internacional. Demonstrou, nestes processos, uma elevada capacidade de planeamento e liderança, que se revelaram cruciais para a efetiva e bem-sucedida adequação do Instituto da Defesa Nacional às novas condições e à mitigação dos efeitos da crise.

Oficial de distinta educação, possuidor de relevantes qualidades pessoais, o Major Francisco Mateus demonstrou em todos os momentos elevados dotes de carácter, lealdade e abnegação, a que se alia um forte sentido de integridade, contribuindo significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Instituto da Defesa Nacional e consequentemente do Ministério da Defesa Nacional.

Assim, nos termos da competência que me é conferida pelo n.º 3 do artigo 34.º e atento o disposto nos artigos 25.º e 26.º e na alínea b) do n.º 1 do artigo 27.º do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei 316/2002, de 27 de dezembro, concedo a Medalha de Defesa Nacional de 2.ª classe ao Major TEXPTM, NIM 05003585, Francisco José Alcobia dos Santos Mateus.

26 de fevereiro de 2021. - O Ministro da Defesa Nacional, João Titterington Gomes Cravinho.

314031381

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/4454163.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda