A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 866/2021, de 21 de Janeiro

Partilhar:

Sumário

Cria um Grupo de Trabalho com a missão de analisar os potenciais benefícios locais que possam decorrer da transmissão dos Títulos de Utilização de Recursos Hídricos relativos aos aproveitamentos hidroelétricos de Miranda, Bemposta, Picote, Baixo Sabor e Foz Tua

Texto do documento

Despacho 866/2021

Sumário: Cria um Grupo de Trabalho com a missão de analisar os potenciais benefícios locais que possam decorrer da transmissão dos Títulos de Utilização de Recursos Hídricos relativos aos aproveitamentos hidroelétricos de Miranda, Bemposta, Picote, Baixo Sabor e Foz Tua.

A transmissão dos Títulos de Utilização de Recursos Hídricos, relativos aos aproveitamentos hidroelétricos de Miranda, Bemposta, Picote, Baixo Sabor, Feiticeiro e Foz Tua, é uma transação complexa, envolvendo ativos importantes localizados no território de dez municípios do País.

O facto de ser a primeira vez que uma operação desta natureza e envergadura tem lugar, gera, naturalmente, expectativas quanto aos reais efeitos que a mesma possa vir a ter junto das populações dos territórios abrangidos e dos eventuais benefícios que possam daí advir, nomeadamente com a esperada localização, em um dos municípios da região, do estabelecimento operacional da nova concessionária daqueles aproveitamentos hidroelétricos.

Neste sentido, é de relevante interesse analisar e aprofundar os impactos desta operação e apurar os reais benefícios que podem advir para aqueles municípios, bem como elencar eventuais medidas que permitam, da melhor forma, executar a norma acolhida na Lei do Orçamento do Estado para 2021.

Importa, por isso, e considerada a multiplicidade de áreas e instrumentos existentes, proceder-se à criação de um Grupo de Trabalho constituído por representantes do Governo, dos seus serviços e dos dez municípios envolvidos.

Assim, nos termos do disposto no n.º 8 do artigo 28.º da Lei 4/2004, de 15 de janeiro, na sua atual redação, a Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, o Ministro do Ambiente e da Ação Climática e o Secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Fiscais determinam o seguinte:

1 - A constituição de um Grupo de Trabalho com a missão de analisar os potenciais benefícios locais que possam decorrer da transmissão dos Títulos de Utilização de Recursos Hídricos, relativos aos aproveitamentos hidroelétricos de Miranda, Bemposta, Picote, Baixo Sabor e Foz Tua, de forma a apresentar as medidas que podem vir a ser adotadas no interesse dos municípios.

2 - O Grupo de Trabalho tem a seguinte composição:

a) Um representante do Ministério das Finanças;

b) Um representante do Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública;

c) Um representante do Ministério do Ambiente e da Ação Climática;

d) Um representante da Agência Portuguesa do Ambiente, I. P., que coordena;

e) Um representante da Autoridade Tributária e Aduaneira;

f) Um representante da Direção-Geral das Autarquias Locais;

g) Um representante de cada município abrangido, nomeadamente os Municípios de Alijó, Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Murça, Torre de Moncorvo e Vila Flor.

3 - Os representantes que compõem o Grupo de Trabalho devem ser designados no prazo de 10 dias após a data da assinatura do presente despacho.

4 - Sempre que se mostre conveniente, podem ser convidadas a participar nas reuniões do Grupo de Trabalho outras personalidades ou entidades com competências nas áreas envolvidas.

5 - A constituição e funcionamento do Grupo de Trabalho não confere aos seus membros ou a quem com o mesmo colabore o direito ao pagamento de qualquer remuneração ou compensação.

6 - O Grupo de Trabalho apresenta um relatório final com o trabalho produzido no prazo máximo de 90 dias após a realização da primeira reunião, que deve ter lugar até ao dia 28 de dezembro do presente ano.

7 - O Grupo de Trabalho extingue-se com a apresentação do relatório final.

8 - O presente despacho produz efeitos a partir da data da sua assinatura.

15 de dezembro de 2020. - A Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Ludomila Ribeiro Fernandes Leitão. - 16 de dezembro de 2020. - O Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Soeiro de Matos Fernandes. - 16 de dezembro de 2020. - O Secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes.

313879946

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/4392642.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 4/2004 - Assembleia da República

    Estabelece os princípios e normas a que deve obedecer a organização da administração directa do Estado.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2023-11-08 - Resolução do Conselho de Ministros 140/2023 - Presidência do Conselho de Ministros

    Autoriza o Fundo Ambiental a realizar despesa plurianual no contexto das ações de investimento definidas no Roteiro para o Desenvolvimento Sustentável e Integrado das Terras de Miranda, Sabor e Tua

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda