Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 12131/2020, de 15 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Condecora com a Medalha Cruz de São Jorge, segunda classe, o Capitão-de-Fragata Pedro Márquez de la Calleja

Texto do documento

Despacho 12131/2020

Sumário: Condecora com a Medalha Cruz de São Jorge, segunda classe, o Capitão-de-Fragata Pedro Márquez de la Calleja.

O Capitão-de-Fragata, 02892958H, Pedro Márquez de la Calleja, da Armada Espanhola, no exercício das suas funções de Comandante do navio-almirante do Chefe do Estado-Maior, ESPS Victoria, revelou elevada competência técnico-profissional, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais no apoio ao Comandante Português da Força Tarefa 465, na Operação ATALANTA.

O sentido de dever do Comandante Pedro Calleja, a sua experiência operacional e o seu compromisso com a missão, permitiram-lhe ter um papel crucial, no apoio ao Comandante Nacional da Força Tarefa 465, e ao seu Estado-Maior, num modelo de relacionamento luso-espanhol que provou ser muito eficaz, contribuindo, desta forma, para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Estado-Maior-General das Forças Armadas e da União Europeia.

A força das marinhas espanhola e portuguesa sempre se apoiou na dedicação dos seus oficiais, que, como o Comandante Pedro Calleja, servem com distinção todos os dias. Sob a sua liderança, a fragata Victoria cumpriu, com excelência, todas as tarefas atribuídas durante suas patrulhas no Golfo de Áden, Corno de África e Bacia da Somália: operações e atividades de combate, e dissuasão, de ações de pirataria, reuniões a bordo com líderes locais e regionais, atividades de capacitação marítima, com diversas marinhas e guardas-costeira e visitas a navios ao longo da costa da Somália. A sua ação de comando contribuiu, sobremaneira, para cumprir o mandato da Operação Atalanta e transmitiu, a todas as autoridades e audiências contactadas pelo navio-almirante, uma forte imagem dos valores nacionais e europeus.

Face ao anteriormente exposto, é de toda a justiça reconhecer publicamente as suas excecionais qualidades e virtudes militares e pessoais como sendo um militar de elevada craveira, que pautou sempre a sua atuação pela afirmação constante de elevados dotes de caráter, de que se destacam a lealdade, o espírito de sacrifício e a abnegação, e os serviços por si prestados como tendo contribuído significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Estado-Maior-General das Forças Armadas, o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, nos termos dos artigos 25.º, 26.º, 27.º, e 34.º do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei 316/2002, de 27 de dezembro, condecora com a Medalha Cruz de São Jorge, Segunda Classe, o Capitão-de-Fragata (02892958H) Pedro Márquez de la Calleja.

15 de fevereiro de 2020. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, António Silva Ribeiro, Almirante.

313790245

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/4349161.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda