Sumário: Condecora com a Medalha Cruz de São Jorge, Segunda Classe, o Dr. Paulo Alexandre de Atouguia e Aveiro.
No exercício das funções de Chefe de Gabinete do Representante da República para a Região Autónoma da Madeira (RAM), o Dr. Paulo Alexandre de Atouguia e Aveiro tem demonstrado um perseverante empenho e grande rigor em manter o contacto e a ligação permanente com as Forças Armadas na Região Autónoma da Madeira, ao que acresce o reconhecimento do enorme espírito de sacrifício e dedicação, enquanto Presidente da "Investimentos Habitacionais da Madeira - EPERAM", na resposta à catástrofe da aluvião de 20 de fevereiro de 2010.
Na sua ação como Presidente da EPERAM, merece especial destaque o alojamento dos desalojados da calamidade, cujo contributo foi essencial para o rápido solucionar do problema de habitação de todos os afetados pela catástrofe, em particular aqueles do Regimento de Guarnição n.º 3 (RG3), no Funchal. O Dr. Paulo Atouguia não poupou esforços para que aqueles que tudo tinham perdido fossem tratados de forma digna, humana e respeitosa, cumprindo, com rapidez, a restituição de uma habitação condigna aos desalojados. A celeridade do seu desempenho permitiu ainda ao RG3 resolver, de forma extraordinariamente satisfatória, os problemas de alojamento e assim concentrar-se no cumprimento das restantes missões. Nunca é de mais lembrar, a educação o trato afável e a firmeza sempre demonstrada, pelo Dr. Paulo Atouguia, apesar da situação de emergência que se vivia.
Como Chefe de Gabinete do Representante da República para a RAM, reconhece-se-lhe o constante compromisso e rigor em preservar a articulação eficaz e eficiente com as Forças Armadas na RAM, em especial com o Gabinete do Comandante Operacional da Madeira, demonstrando sempre total disponibilidade e espírito de cooperação para o excelente relacionamento entre as Forças Armadas e as restantes instituições da República na RAM.
Pelas excecionais qualidades e virtudes que possui e pela afirmação constante de elevados dotes de caráter, lealdade, abnegação, espírito de sacrifício, obediência e competência profissional, o Dr. Paulo Atouguia é digno de ser reconhecido publicamente pelo seu importante papel para o cumprimento da missão das Forças Armadas na Região Autónoma da Madeira, contribuindo significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Estado-Maior-General das Forças Armadas.
Presente quanto precede, o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, nos termos dos artigos 25.º, 26.º, 27.º e 34.º do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei 316/2002, de 27 de dezembro, condecora com a Medalha Cruz de São Jorge, Segunda Classe, o Dr. Paulo Alexandre de Atouguia e Aveiro.
26 de fevereiro de 2020. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, António Silva Ribeiro, Almirante.
313712047