A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Resolução do Conselho de Ministros 43/84, de 14 de Setembro

Partilhar:

Sumário

Extingue a comissão revisora do Código Administrativo, criada pela Resolução n.º 240/81, de 20 de Novembro.

Texto do documento

Resolução do Conselho de Ministros n.º 43/84
Pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 240/81, de 20 de Novembro, foi criada uma comissão revisora do Código Administrativo, a qual passou (Resolução 2/83, de 7 de Janeiro) a funcionar, por delegação do Primeiro-Ministro, na dependência do Ministro da Administração Interna.

A referida comissão deveria ter apresentado o projecto do Código até 31 de Dezembro de 1983, o que se não verificou por circunstâncias várias e ainda porque alguns dos seus membros, incluindo o respectivo presidente, foram chamados a exercer outras funções públicas.

Acontece que muita da legislação dispersa, promulgada posteriormente à entrada em vigor da Constituição de 1976, devia ter sido revista no ano de 1983, o que se não verificou, não tendo sido possível testar novos quadros organizativos e de competência, que, já sedimentados pela experiência e aperfeiçoados pela prática e pela crítica, permitiriam a sua incorporação no novo Código Administrativo.

Segundo o Programa do Governo e no uso da autorização legislativa oportunamente concedida pela Assembleia da República, já foram aprovados ou estão em vias de aprovação o regime do processo administrativo não contencioso, organização dos tribunais administrativos, regime de investimentos municipais, regime das finanças locais, atribuições dos municípios e freguesias e competências dos seus órgãos, organização dos serviços dos municípios, e foi apresentada à Assembleia da República a proposta de lei do regime de criação de autarquias locais.

A prudência aconselha assim que as tarefas codificadoras, com o sentido de rigor técnico-científico que a tradição impõe, sejam adiadas para tempo ulterior, convindo antes que se passe por uma fase de mera sistematização do direito avulso existente relativamente às atribuições e gestão das autarquias locais, competências dos seus órgãos e funcionamento dos serviços

Assim, por proposta dos Ministros da Administração Interna e da Justiça:
O Conselho de Ministros, reunido em 28 de Agosto de 1984, resolveu extinguir a comissão revisora do Código Administrativo, criada pela Resolução 240/81, de 20 de Novembro, e encarregar o Ministério da Administração Interna de, no âmbito das atribuições que lhe são próprias, preparar a sistematização, em diploma autónomo, da legislação avulsa relativa às autarquias locais e às normas em vigor do Código Administrativo no domínio das atribuições e gestão das autarquias, composição e competências dos órgãos e organização de serviços.

Presidência do Conselho de Ministros.
O Primeiro-Ministro, Mário Soares.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/42306.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1981-11-20 - Resolução 240/81 - Presidência do Conselho de Ministros - Gabinete do Primeiro-Ministro

    Cria, no âmbito do Ministério da Administração Interna, uma comissão de elaboração do novo Código Administrativo.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda