Sumário: Louvor e condecoração do Coronel da Guardia Civil do Reino de Espanha, D. António Anacleto Calzado Santiago, com a medalha de serviços distintos de segurança pública, grau ouro.
Louvo, por proposta do Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana, o Coronel da Guardia Civil do Reino de Espanha, D. António Anacleto Calzado Santiago, pela elevada competência profissional, provado esforço, energia e grande dedicação ao serviço da segurança pública com que, nos últimos quatro anos, desempenhou as funções de conselheiro do interior junto da Embaixada de Espanha em Portugal e, ainda, de oficial de ligação no Comando-Geral da Guarda Nacional Republicana.
O contributo deste distinto oficial revestiu-se de inestimável valor na aproximação de Portugal ao seu pais irmão, o Reino de Espanha, assim na facilitação da cooperação entre as suas Forças e Serviços de Segurança, em especial entre a instituição a que pertence, a Guardia Civil, e a Guarda Nacional Republicana, forças congéneres que vêm trabalhando cada vez mais em uníssono, em prol da segurança e do bem-estar dos cidadãos, não só no espaço ibérico, mas, também, num contexto globalizado.
Num mundo assolado por ameaças cada vez mais difusas, torna-se fundamental criar condições para o desenvolvimento de estratégias integradas e eficazes, assim como para a implementação de instrumentos comuns de combate à criminalidade transnacional e ao terrorismo, com base numa permanente partilha de informação, de experiências e de boas práticas. Neste quadro, Portugal e o Reino de Espanha têm sido um exemplo de cooperação, em benefício dos concidadãos europeus e da edificação da segurança global, através do desenvolvimento proativo de estratégias e procedimentos de atuação comuns, sustentadores de uma efetiva colaboração, a qual é materializada, designadamente, nas funções do Conselheiro do Interior em Portugal.
Neste papel, o Coronel D. António Calzado não se poupou a esforços, dedicando-se à causa pública, demonstrando uma apurada visão estratégica sobre os problemas de segurança e uma capacidade singular de interpretar as novas ameaças e desafios potenciados pelo fenómeno da globalização, fomentando a cooperação policial internacional, tão relevante neste domínio.
Oficial de irrepreensível trato social, pautou sempre as suas relações pela cortesia, bravura e disponibilidade para o serviço, denotando ser possuidor de sólidos conhecimentos nos planos teórico, técnico e prático, sobre as mais variadas e sensíveis matérias, impulsionando novas iniciativas de cooperação, tanto no campo operacional, como na partilha de informações, no estabelecimento de parcerias e de projetos tecnológicos ou, ainda, no intercâmbio de formação.
O Coronel D. António Calzado, para além dos conhecimentos técnico-profissionais que demonstra possuir e das qualidades e virtudes militares que ostenta, é, ainda, detentor de relevantes qualidades pessoais que muitos contribuíram para o sucesso da cooperação técnico-policial, constituindo-se como um elemento facilitador nas relações de proximidade existentes entre a Guardia Civil e a Guarda Nacional Republicana. O intercâmbio entre estas duas forças de segurança vem-se reforçando e consolidando, não somente no plano operacional, como, também e não menos relevante, em matéria de realização de cursos, estágios, conferências e colaboração em projetos conjuntos, como se constituem exemplos o projeto «Espias», o projeto «Arlem Plus», o projeto GAR-SI Sahel e a interoperabilidade entre o Sistema Integrado de Vigilância, Comando e Controlo (SIVICC), gerido e operado pela Guarda Nacional Republicana, e o Sistema Integrado de Vigilância Exterior (SIVE), da Guardia Civil.
Pela forma exemplar, energética e dedicada como o Coronel D. António Calzado vem desenvolvendo as suas funções, associada às características que sempre demonstrou e que o tornam um militar de excelência, é merecedor que os serviços por si prestados, dos quais resultou grande prestígio para a Guarda Civil e para a Guarda Nacional Republicana, sejam publicamente reconhecidos e classificar os seus serviços como extraordinariamente importantes e distintos.
Assim, ao abrigo do Decreto-Lei 177/82, de 12 de maio, manda o Governo, pelo Ministro da Administração Interna, condecorar o Coronel da Guardia Civil do Reino de Espanha, D. António Anacleto Calzado Santiago, com a medalha serviços distintos de segurança pública, grau ouro.
26 de agosto de 2020. - O Ministro da Administração Interna, Eduardo Arménio do Nascimento Cabrita.
313523244