Sumário: Nomeação, em comissão de serviço, em regime de substituição, para o cargo de diretora da Unidade Estratégica de Investigação e Serviços de Tecnologia e Segurança Alimentar.
Considerando a vacatura, por aposentação do respetivo titular, do cargo de Diretor da Unidade Estratégica de Investigação e Serviços de Tecnologia e Segurança Alimentar, até à concretização do necessário procedimento de recrutamento, ao abrigo do n.º 1 do artigo 27.º do Estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado e verificado o cumprimento dos demais requisitos legais, o Conselho Diretivo delibera designar, em regime de substituição, para o mesmo cargo, a Doutora Carina Manuela Fernandes Almeida, considerando a sua competência técnica e aptidão para o respetivo exercício das funções, com efeitos a 1 de julho de 2020.
Tendo ainda em conta a necessidade de assegurar uma utilização mais racional dos equipamentos e das equipas dos laboratórios do INIAV Vairão, fica a Doutora Carina Almeida responsável também pela Direção das equipas de todos os laboratórios de Vairão, numa abordagem integrada de investigação e serviços, em adição aos laboratórios de segurança alimentar do INIAV Oeiras.
Nota curricular
Carina Manuela Fernandes Almeida é Investigadora Auxiliar no Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) na área da Bacteriologia. É doutorada em Engenharia Biomédica (2010) pela Universidade do Minho (UM), Escola de Engenharia, e licenciada em Biologia Aplicada (2005) também pela UM, Escola de Ciências. Em 2016 foi Investigadora FCT no Departamento de Engenharia Biológica da UM. De 2014 a 2016 foi Responsável de Investigação na empresa Biomode, S. A., e de 2010 a 2014 foi Investigadora de pós-doutoramento na UM e na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
As principais áreas de investigação incluem o desenvolvimento de técnicas de diagnóstico de base molecular; a aplicação de mímicos de ácidos nucleicos ao diagnóstico e controlo de agentes patogénicos; e a caracterização de bactérias patogénicas com relevância alimentar, clínica e veterinária. Carina Almeida é autora/coautora de mais de 30 artigos em revistas internacionais com arbitragem científica, 5 patentes e 10 capítulos em livro. Conta com mais de 900 citações (Google Scholar, 2020) e um "Índice H" de 15. Orienta, ou orientou, 6 alunos de doutoramento, 10 alunos de mestrado e 3 alunos de licenciatura. Participa em vários projetos de investigação nacionais e internacionais, e é atualmente Investigadora Responsável de 4 projetos de Investigação no INIAV. Desenvolve também atividades de revisão científica para revistas da especialidade e tem sido avaliadora de projetos para a Comissão Europeia.
24 de junho de 2020. - O Presidente do Conselho Diretivo, Nuno Canada.
313435879