Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 7151-A/2020, de 14 de Julho

Partilhar:

Sumário

Nomeação como Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana do Tenente-General Rui Manuel Carlos Clero

Texto do documento

Despacho 7151-A/2020

Sumário: Nomeação como Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana do Tenente-General Rui Manuel Carlos Clero.

Nos termos do disposto no artigo 23.º, n.º 1, da Lei 63/2007, de 6 de novembro, que aprova a orgânica da Guarda Nacional Republicana, ouvido o Conselho de Chefes de Estado-Maior, é nomeado Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana o Tenente-General Rui Manuel Carlos Clero, cuja idoneidade, experiência e competência profissionais comummente reconhecidas são patentes no curriculum vitae anexo.

O presente despacho produz efeitos a partir de 15 de julho de 2020.

13 de julho de 2020. - O Primeiro-Ministro, António Luís Santos da Costa. - 10 de julho de 2020. - O Ministro da Defesa Nacional, João Titterington Gomes Cravinho. - 10 de julho de 2020. - O Ministro da Administração Interna, Eduardo Arménio do Nascimento Cabrita.

ANEXO

Síntese curricular

O Tenente-General Rui Manuel Carlos Clero nasceu em Macau, tem 58 anos de idade e 40 anos de serviço. Foi promovido ao atual posto em 24 de novembro de 2017.

Está habilitado com os Cursos de Artilharia da Academia Militar, de Promoção a Oficial Superior, de Estado-Maior e de Promoção a Oficial General.

Ao longo da carreira prestou serviço em várias unidades, estabelecimentos e órgãos do Exército, das Forças Armadas e da OTAN.

No Centro de Instrução de Artilharia Antiaérea de Cascais, de 1984 a 1992, foi instrutor e desempenhou diversas funções de comando.

No Instituto de Altos Estudos Militares, entre 1992 e 1998, foi professor na área de ensino de Tática, tendo em 1996 e 1997, acumulado estas funções com as de Assessor e Ajudante-de-Campo do General Chefe do Estado-Maior do Exército.

Desempenhou as funções de chefe de gabinete do diretor de Administração e Mobilização de Pessoal, antes de, em 1999, ter sido nomeado como Adjunto do Representante Militar Permanente de Portugal junto do Comité Militar da OTAN e da União Europeia em Bruxelas. Durante três anos foi representante nacional em vários grupos de trabalho relacionados com a política europeia de segurança e defesa.

De 2002 a 2004, desempenhou a função de Chefe do Estado-Maior do Campo Militar de Santa Margarida e da Brigada Mecanizada Independente, tendo sido posteriormente nomeado como Assessor Militar do Comandante do Quartel-General Conjunto da OTAN em Lisboa, função que desempenhou até à nomeação como Comandante do Regimento de Artilharia n.º 5.

Comandou o Regimento de Artilharia n.º 5, de julho de 2005 a dezembro de 2006.

Em 2007, no âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia, presidiu ao Grupo de Trabalho de Desenvolvimento de Capacidades.

De 2008 a 2009, foi assessor de relações externas de defesa do Ministro da Defesa Nacional.

De setembro de 2010 a abril de 2012, foi 2.º Comandante da Brigada de Intervenção, tendo assumido, depois dessa data, as funções de diretor de serviços de Relações Internacionais, na Direção-Geral de Política de Defesa Nacional.

De fevereiro de 2013 a novembro de 2015, desempenhou a função de chefe do Gabinete do Ministro da Defesa Nacional, dos XIX e XX Governos Constitucionais.

De fevereiro de 2016 a junho de 2017, desempenhou as funções de Comandante Operacional da Zona Militar da Madeira.

De junho de 2017 a novembro de 2018, desempenhou a função de Comandante do Comando Operacional da Guarda Nacional Republicana.

Desde 16 de novembro de 2018, desempenha a função de 2.º Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana.

Da sua folha de serviços constam 20 louvores, dos quais 3 concedidos pelo Ministro da Defesa Nacional, 1 pelo Ministro da Administração Interna, 3 pelo Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, 5 pelo General Chefe do Estado-Maior do Exército, 4 por Oficiais Generais e 4 por outras entidades.

Possui várias condecorações, de que se salientam: a Ordem Militar de Avis, grau de Grande Oficial e de Comendador; seis Medalhas de Serviços Distintos; uma Medalha de Serviços Distintos de Segurança Pública, grau Ouro; Medalha de Mérito Militar de 1.ª, 2.ª e 3.ª Classes; Medalha da Defesa Nacional de 1.ª Classe; Cruz de S. Jorge, 1.ª Classe; Cruz Naval, 1.ª Classe; Medalha de D. Afonso Henriques, 1.ª Classe; Medalha de Comportamento Exemplar, grau Ouro; Ordem de Mérito da Guardia Civil, do Reino de Espanha, Cruz de Prata, e a Medalha da Defesa Nacional da República Francesa, grau Ouro.

313394333

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/4173184.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda