A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 7151-A/2020, de 14 de Julho

Partilhar:

Sumário

Nomeação como Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana do Tenente-General Rui Manuel Carlos Clero

Texto do documento

Despacho 7151-A/2020

Sumário: Nomeação como Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana do Tenente-General Rui Manuel Carlos Clero.

Nos termos do disposto no artigo 23.º, n.º 1, da Lei 63/2007, de 6 de novembro, que aprova a orgânica da Guarda Nacional Republicana, ouvido o Conselho de Chefes de Estado-Maior, é nomeado Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana o Tenente-General Rui Manuel Carlos Clero, cuja idoneidade, experiência e competência profissionais comummente reconhecidas são patentes no curriculum vitae anexo.

O presente despacho produz efeitos a partir de 15 de julho de 2020.

13 de julho de 2020. - O Primeiro-Ministro, António Luís Santos da Costa. - 10 de julho de 2020. - O Ministro da Defesa Nacional, João Titterington Gomes Cravinho. - 10 de julho de 2020. - O Ministro da Administração Interna, Eduardo Arménio do Nascimento Cabrita.

ANEXO

Síntese curricular

O Tenente-General Rui Manuel Carlos Clero nasceu em Macau, tem 58 anos de idade e 40 anos de serviço. Foi promovido ao atual posto em 24 de novembro de 2017.

Está habilitado com os Cursos de Artilharia da Academia Militar, de Promoção a Oficial Superior, de Estado-Maior e de Promoção a Oficial General.

Ao longo da carreira prestou serviço em várias unidades, estabelecimentos e órgãos do Exército, das Forças Armadas e da OTAN.

No Centro de Instrução de Artilharia Antiaérea de Cascais, de 1984 a 1992, foi instrutor e desempenhou diversas funções de comando.

No Instituto de Altos Estudos Militares, entre 1992 e 1998, foi professor na área de ensino de Tática, tendo em 1996 e 1997, acumulado estas funções com as de Assessor e Ajudante-de-Campo do General Chefe do Estado-Maior do Exército.

Desempenhou as funções de chefe de gabinete do diretor de Administração e Mobilização de Pessoal, antes de, em 1999, ter sido nomeado como Adjunto do Representante Militar Permanente de Portugal junto do Comité Militar da OTAN e da União Europeia em Bruxelas. Durante três anos foi representante nacional em vários grupos de trabalho relacionados com a política europeia de segurança e defesa.

De 2002 a 2004, desempenhou a função de Chefe do Estado-Maior do Campo Militar de Santa Margarida e da Brigada Mecanizada Independente, tendo sido posteriormente nomeado como Assessor Militar do Comandante do Quartel-General Conjunto da OTAN em Lisboa, função que desempenhou até à nomeação como Comandante do Regimento de Artilharia n.º 5.

Comandou o Regimento de Artilharia n.º 5, de julho de 2005 a dezembro de 2006.

Em 2007, no âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia, presidiu ao Grupo de Trabalho de Desenvolvimento de Capacidades.

De 2008 a 2009, foi assessor de relações externas de defesa do Ministro da Defesa Nacional.

De setembro de 2010 a abril de 2012, foi 2.º Comandante da Brigada de Intervenção, tendo assumido, depois dessa data, as funções de diretor de serviços de Relações Internacionais, na Direção-Geral de Política de Defesa Nacional.

De fevereiro de 2013 a novembro de 2015, desempenhou a função de chefe do Gabinete do Ministro da Defesa Nacional, dos XIX e XX Governos Constitucionais.

De fevereiro de 2016 a junho de 2017, desempenhou as funções de Comandante Operacional da Zona Militar da Madeira.

De junho de 2017 a novembro de 2018, desempenhou a função de Comandante do Comando Operacional da Guarda Nacional Republicana.

Desde 16 de novembro de 2018, desempenha a função de 2.º Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana.

Da sua folha de serviços constam 20 louvores, dos quais 3 concedidos pelo Ministro da Defesa Nacional, 1 pelo Ministro da Administração Interna, 3 pelo Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, 5 pelo General Chefe do Estado-Maior do Exército, 4 por Oficiais Generais e 4 por outras entidades.

Possui várias condecorações, de que se salientam: a Ordem Militar de Avis, grau de Grande Oficial e de Comendador; seis Medalhas de Serviços Distintos; uma Medalha de Serviços Distintos de Segurança Pública, grau Ouro; Medalha de Mérito Militar de 1.ª, 2.ª e 3.ª Classes; Medalha da Defesa Nacional de 1.ª Classe; Cruz de S. Jorge, 1.ª Classe; Cruz Naval, 1.ª Classe; Medalha de D. Afonso Henriques, 1.ª Classe; Medalha de Comportamento Exemplar, grau Ouro; Ordem de Mérito da Guardia Civil, do Reino de Espanha, Cruz de Prata, e a Medalha da Defesa Nacional da República Francesa, grau Ouro.

313394333

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/4173184.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda