Sumário: Alteração do plano de estudos do curso técnico superior profissional de Desenvolvimento de Produtos Multimédia, da Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
De acordo com o disposto nos n.os 6 e 7 do artigo 40.º-U do Decreto-Lei 74/2006, de 24 de março, alterado e republicado pelo Decreto-Lei 65/2018, de 16/08, é alterado o Aviso 2375/2016, de 25 de fevereiro referente à estrutura curricular e plano de estudos do curso técnico superior profissional de Desenvolvimento de Produtos Multimédia, da Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Castelo Branco. As alterações foram registadas, na Direção-Geral do Ensino Superior, com o número R/Cr 213.1/2015, de 22 de maio de 2020.
17 de junho de 2020. - O Presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco, António Augusto Cabral Marques Fernandes.
ANEXO
1 - Instituição de ensino superior: Instituto Politécnico de Castelo Branco - Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco (3053)
2 - Curso Técnico Superior Profissional: Desenvolvimento de Produtos Multimédia (T051)
3 - Área de educação e formação: 213 - Audiovisuais e Produção dos Media
4 - Condições de Ingresso: Uma das seguintes áreas: Matemática; Informática; Geometria Descritiva; Multimédia
5 - Localidades de ministração: Castelo Branco
6 - Número máximo de estudantes:
6.1 - A admitir em cada ano letivo: 30
6.2 - Total de inscritos em simultâneo: 75
7 - Perfil Profissional:
7.1 - Descrição geral do perfil profissional
Analisar, conceber, planear e desenvolver de uma forma autónoma ou integrado numa equipa, produtos multimédia, com recurso a tecnologias multimédia, produzindo produtos integrados e interativos para suportes fixos, para a web e dispositivos móveis.
7.2 - Atividades principais
a) Conceber, planear e desenvolver projetos em 2D e 3D;
b) Planear e desenvolver aplicações estáticas e ou interativas para a web;
c) Programar aplicações multimédia utilizando ferramentas de autor e linguagens adequadas;
d) Digitalizar e editar sons, imagens e vídeos utilizando programas específicos;
e) Conceber guiões e storyboards para produtos audiovisuais e multimédia;
f) Desenvolver e gerir produtos multimédia para a comunicação e publicidade;
g) Conceber e manipular bases de dados;
h) Planear e desenvolver aplicações multimédia para dispositivos móveis.
8 - Referencial de competências:
8.1 - Conhecimentos
a) Conhecimentos fundamentais de programação, abstração de dados e processos utilizando a linguagem JAVA;
b) Conhecimentos profundos das linguagens JavaScript (incluindo a biblioteca Jquery) e PHP;
c) Conhecimentos fundamentais de desenvolvimento de sítios web dinâmicos e de criação de objetos gráficos sobre o browser com recurso a JavaScript;
d) Conhecimentos especializados de desenvolvimento de jogos de vídeo, incluindo a documentação de suporte;
e) Conhecimentos profundos de programação orientada por objetos com recurso a linguagem JAVA;
f) Conhecimentos especializados sobre criação de elementos gráficos necessários à criação de interfaces gráficas;
g) Conhecimentos fundamentais dos elementos de pré-produção, produção e programação de páginas web, segundo normas W3C;
h) Conhecimentos especializados de elementos de construção, modelação e animação tridimensional e correspondentes ferramentas de desenvolvimento;
i) Conhecimentos fundamentais de conceção de interfaces homem-máquina e das metodologias de avaliação;
j) Conhecimentos fundamentais de processamento de imagem e técnicas criativas;
k) Conhecimentos especializados de técnicas de criação, ilustração, execução de animações em 2D e correspondentes ferramentas de desenvolvimento;
l) Conhecimentos fundamentais sobre arquitetura de sistemas computacionais na vertente de hardware;
m) Conhecimentos profundos de modelos lógicos e físicos de bases de dados e linguagens de consulta SQL;
n) Conhecimentos profundos da linguagem de modelação UML;
o) Conhecimentos fundamentais da língua inglesa;
p) Conhecimentos abrangentes na organização do trabalho, orientada ao projeto;
q) Conhecimentos fundamentais para a conceção de aplicações para dispositivos móveis;
r) Conhecimentos fundamentais para aquisição e edição de áudio e vídeo digital e correspondentes ferramentas;
s) Conhecimentos fundamentais dos standards de codificação de áudio, imagem e vídeo, incluindo técnicas de compressão de informação multimédia;
t) Conhecimentos fundamentais de instrumentos e técnicas de desenho e de métodos de representação e prática de projeto;
u) Conhecimentos abrangentes da produção de documentação técnica recorrendo a produção audiovisual;
v) Conhecimentos fundamentais de matrizes, probabilidade e estatística, cálculo combinatório e álgebras de Boole;
w) Conhecimentos específicos de usabilidade considerando diversos tipos de avaliação, incluindo avaliação preditiva e com os utilizadores.
8.2 - Aptidões
a) Desenvolver algoritmos e criar programas em linguagem JAVA;
b) Desenvolver páginas web dinâmicas e interativas, recorrendo a JavaScript e à biblioteca jQuery;
c) Criar e interpretar documentação adequada para desenvolvimento de jogos;
d) Desenvolver jogos em 3D para o browser com recurso a WebGL e biblioteca three.js;
e) Projetar e desenvolver programas, modelados segundo os princípios da programação orientada por objetos, recorrendo a linguagem JAVA;
f) Analisar e integrar de forma eficiente código produzido por terceiros, ou classes nativas, no desenvolvimento de soluções próprias;
g) Aplicar normas de produção no desenvolvimento de páginas web estáticas e dinâmicas;
h) Criar, combinar e animar elementos gráficos tridimensionais com recurso às ferramentas adequadas, aplicando as diferentes técnicas de modelação e animação 3D;
i) Identificar o impacto e a diversidade de utilizadores e tarefas de acordo com as características específicas dos sistemas no design de interfaces;
j) Aplicar técnicas de edição e tratamento de imagens aplicando os princípios fundamentais de edição e composição;
k) Desenvolver interfaces centrados no utilizador, que satisfaçam os critérios de acessibilidade e usabilidade adequados;
l) Criar testes de usabilidade, aplicando os diferentes tipos de avaliação da usabilidade;
m) Analisar problemas usando metodologias de matemática adequadas;
n) Aplicar técnicas de ilustração e animação 2D recorrendo a ferramentas adequadas;
o) Instalar e configurar um sistema computacional como um todo ou por componentes;
p) Criar modelos entidade-relacionamento e modelos relacionais;
q) Inserir, atualizar, remover e selecionar dados com recurso à linguagem SQL;
r) Criar diagramas de modelação de sistemas, com recurso à linguagem UML;
s) Aplicar técnicas de negociação, em língua inglesa, com clientes e ou parceiros estrangeiros;
t) Analisar e produzir documentos em língua inglesa;
u) Aplicar ferramentas de gestão de projeto e elaborar WBS e matrizes operacionais;
v) Desenvolver aplicações para dispositivos móveis com recurso a metodologias de desenvolvimento de software adequadas;
w) Instalar e configurar detalhadamente um servidor que suporte uma arquitetura de várias camadas;
x) Adquirir e editar áudio e vídeo digital usando as ferramentas adequadas;
y) Aplicar técnicas de compressão para áudio, imagem e vídeo;
z) Codificar informação relacionada com áudio, imagem e vídeo para produtos multimédia;
aa) Aplicar técnicas de desenho para criar estruturas no espaço bidimensional e tridimensional;
bb) Criar peças de comunicação de caráter essencialmente gráfico aplicáveis à documentação técnica.
8.3 - Atitudes
a) Adaptar a linguagem às características dos interlocutores;
b) Demonstrar capacidade de iniciativa e responsabilidade;
c) Demonstrar pensamento crítico sobre diferentes soluções para resolução de um problema;
d) Demonstrar capacidade de organização na resolução de tarefas e abertura na discussão de soluções durante o trabalho de equipa;
e) Demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
f) Demonstrar capacidade de adaptação às evoluções tecnológicas;
g) Demonstrar capacidade de integração numa equipa de desenvolvimento;
h) Demonstrar criatividade na construção de páginas web;
i) Demonstrar capacidade e criatividade na modelação e animação tridimensional;
j) Demonstrar espírito crítico na avaliação do design de interfaces;
k) Demonstrar capacidade e criatividade na edição, composição e tratamento de imagens;
l) Demonstrar capacidade e criatividade na ilustração e animação 2D e 3D;
m) Demonstrar capacidade na organização e na execução de projetos;
n) Demonstrar entendimento do desenho como um modo de conhecer, pensar e representar o mundo;
o) Demonstrar raciocínio lógico e analítico.
9 - Estrutura curricular:
(ver documento original)
10 - Plano de estudos:
(ver documento original)
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