A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Resolução do Conselho de Ministros 32/87, de 22 de Junho

Partilhar:

Sumário

Introduz as medidas necessárias ao fornecimento à Direcção-Geral da Administração Autárquica dos dados estatísticos actualizados necessários à Lei das Finanças Locais.

Texto do documento

Resolução do Conselho de Ministros n.º 32/87
A Lei 1/87, de 6 de Janeiro, estabelece no n.º 1 do artigo 10.º os critérios da repartição pelos municípios do Fundo de Equilíbrio Financeiro. O n.º 4 do mesmo artigo determina que os elementos e os indicadores para aplicação dos critérios referidos devem ser comunicados à Assembleia da República juntamente com a proposta de lei do Orçamento do Estado.

Por outro lado, a Resolução do Conselho de Ministros n.º 38/84, de 16 de Agosto, aprovou o processo de prestação de informação estatística, para efeitos da aplicação do Decreto-Lei 98/84, de 29 de Março. Assim, face a alterações introduzidas, considera-se necessário adaptar as medidas ali definidas às novas exigências decorrentes da nova Lei das Finanças Locais.

Nestes termos, o Conselho de Ministros, reunido em 28 de Maio de 1987, resolveu:

1 - As entidades referidas nos números seguintes deverão fornecer à Direcção-Geral da Adminsitração Autárquica, até 30 de Junho de cada ano, os dados estatísticos actualizados relativos aos sectores da sua competência, os quais deverão incluir, além dos valores relativos a cada município, os respectivos totais distritais e das regiões autónomas e o total nacional.

2 - O Instituto Nacional de Estatística (INE) fornecerá os dados estatísticos relativos a:

2.1 - Número de habitantes - estimativa anual da população residente;
2.2 - Estrutura etária da população, considerando os seguintes grupos etários: dos 0 aos 14 anos; dos 15 aos 64 anos, e com 65 e mais anos;

2.3 - População activa no sector primário e total da população activa;
2.4 - Percentagem da população não servida em água, electricidade, esgotos e recolha de lixo;

2.5 - Número de alojamentos;
2.6 - VAB da indústria transformadora.
3 - O Instituto Geográfico e Cadastral fornecerá os dados relativos às áreas das freguesias e municípios, incluindo as alterações das actualizações do cadastro.

4 - A Direcção-Geral das Contribuições e Impostos fornecerá os dados relativos aos impostos cobrados nos municípios, discriminados os valores dos seguintes impostos:

Contribuição predial rústica;
Contribuição predial urbana;
Total da contribuição predial;
Imposto sobre veículos;
Contribuição industrial;
Imposto profissional;
Imposto complementar;
Imposto de capitais;
Imposto sobre as sucessões e doações;
Imposto de mais-valias;
Sisa;
Total dos impostos referidos.
Os valores fornecidos devem incluir o total das cobranças anuais por municípios, sendo a unidade de apresentação o conto.

No que se refere à contribuição predial, imposto sobre veículos, imposto de mais-valias e sisa, serão fornecidos os valores globais, incluindo os montantes correspondentes aos encargos de liquidação ou de liquidação e cobrança. No caso do fornecimento daquela informação ser dada líquida de tais encargos, deverá a mesma ser comunicada com suficiente evidência.

5 - O Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações fornecerá os dados relativos à extensão da rede viária municipal.

6 - O Ministério da Indústria e Comércio fornecerá os dados relativos a energia consumida para fins domésticos.

7 - As entidades referidas nos números anteriores fornecerão, no 1.º ano, os dados totais discriminados na presente resolução e, nos anos seguintes, apenas as alterações constatadas ou a indicação de que as mesmas não tiveram lugar.

Presidência do Conselho de Ministros, 28 de Maio de 1987. - O Primeiro-Ministro, Aníbal António Cavaco Silva.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/41133.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda