A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 5483/2020, de 13 de Maio

Partilhar:

Sumário

Designa, para exercer o cargo de subdiretor-geral da Direção-Geral da Administração Escolar, em regime de substituição, o licenciado César Israel Mendes de Sousa Paulo

Texto do documento

Despacho 5483/2020

Sumário: Designa, para exercer o cargo de subdiretor-geral da Direção-Geral da Administração Escolar, em regime de substituição, o licenciado César Israel Mendes de Sousa Paulo.

Designa o licenciado César Israel Mendes de Sousa Paulo para exercer o cargo de subdiretor-geral da Direção-Geral de Administração Escolar (DGAE), em regime de substituição, e determina a abertura de procedimento concursal, declarando como extinto o anterior.

Considerando que o Estatuto do Pessoal Dirigente dos Serviços e Organismos da Administração Central, Regional e Local do Estado (Estatuto do Pessoal Dirigente), aprovado pela Lei 2/2004, de 15 de janeiro, na sua redação atual, regula nos artigos 18.º, 19.º e 19.º -A, a forma de recrutamento, de seleção e de provimento dos cargos de direção superior, ali se estabelecendo que o recrutamento se efetua por procedimento concursal a desenvolver pela Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública;

Considerando que na sequência do relatório final com proposta de designação de candidatos, datado de 29 de novembro de 2018, proferido no âmbito do procedimento concursal n.º 836_CRESAP_04_03_18, aberto em 17 de julho de 2018, com vista ao recrutamento para o cargo de subdiretor-geral da Direção-Geral da Administração Pública, não chegou a ser proferido qualquer despacho de nomeação, nos termos e para os efeitos do n.º 12 do artigo 19.º do Estatuto do Pessoal Dirigente.

Considerando o decurso do tempo e a entrada em funções do XXII Governo Constitucional impõe-se a abertura de um novo procedimento, atualizado e consentâneo com as orientações estratégicas e atuais objetivos definidos para a DGAE e com a consequente redefinição do perfil de competências;

Considerando que, portanto, permanece vago o cargo de subdiretor-geral da DGAE, por motivo de designação da anterior titular para outro cargo;

Considerando a importância da missão e das atribuições cometidas à DGAE e a consequente necessidade de assegurar o seu funcionamento até à conclusão do respetivo procedimento concursal conduzido pela Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública;

Considerando ainda que, o n.º 1 do artigo 27.º do Estatuto do Pessoal Dirigente estabelece que, em caso de vacatura, os cargos dirigentes podem ser exercidos em regime de substituição até à designação do novo titular, a qual segue procedimento concursal;

Assim, nos termos do disposto no artigo 27.º do Estatuto do Pessoal Dirigente, conjugado com o disposto no artigo 3.º do Decreto Regulamentar 25/2012, de 17 de fevereiro, que aprova a orgânica da DGAE:

1 - Designo, para exercer o cargo de subdiretor-geral da DGAE, em regime de substituição, até à nomeação do titular na sequência do procedimento concursal, o licenciado César Israel Mendes de Sousa Paulo, cuja nota relativa ao currículo académico e profissional, que se anexa ao presente despacho, evidencia perfil adequado e demonstrativo da aptidão e da experiência profissional necessárias ao exercício do referido cargo.

2 - Determino a abertura de novo procedimento concursal para seleção de subdiretor-geral da Direção-Geral de Administração Escolar, declarando extinto o procedimento concursal n.º 836_CRESAP_04_03_18, aberto em 17 de julho de 2018.

O presente despacho produz efeitos a partir do dia 1 de maio de 2020.

30 de abril de 2020. - A Secretária de Estado da Educação, Susana de Fátima Carvalho Amador.

Nota curricular

1 - Identificação:

César Israel Mendes de Sousa Paulo

Data de Nascimento: 24/10/1976

Naturalidade: Freguesia de Massarelos (concelho do Porto | distrito do Porto)

2 - Habilitações académicas e profissionais:

2015-2014 - Pós-Graduação em Administração e Gestão Educacional, pela Universidade Aberta, com a média final de 17 Valores.

2006-2005 - Profissionalização em Serviço pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Obtenção de grau profissional para a docência, com a média final de 18 Valores.

2003-2002 - Pós-Graduação em Direção Artística, pela Escola Superior Artística do Porto, com a média final de 16 valores.

1999-1994 - Licenciatura em Artes Plásticas - Escultura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, com a média final de 14 valores.

3 - Percurso e experiência profissional:

(Atual.)-2016 - Docente em regime de destacamento (por mobilidade estatutária) na ANVPC - Associação Nacional dos Professores Contratados.

(Atual.)-2019 - Vogal da Direção da APECV - Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual.

2016-1999 - Docente, profissionalizado para o grupo 600 - artes visuais, em diversos Agrupamentos de Escolas e Escolas não agrupadas da Rede Pública do Ministério da Educação, tendo assegurado, a par da lecionação, funções de coordenação, direção de curso, direção de turma, assessoria à direção, entre outras de caráter técnico, administrativo e pedagógico. Docente em escolas da rede do ensino profissional, no âmbito das artes visuais.

No domínio da sua atividade profissional salientam-se vários estudos técnicos e estatísticos, emissão de pareceres e consultadoria no âmbito da gestão dos recursos humanos docentes e dos concursos de docentes, bem como a análise de normativos legais e elaboração de propostas nestas matérias.

4 - Formação profissional:

Frequência de várias ações de formação designadamente nas áreas da Administração e Gestão da Escola Pública, liderança, inovação educativa, pedagogia e artes visuais, e diversos cursos na área das tecnologias de informação na vertente ligada às escolas.

Orador e participante em diversos congressos, seminários, colóquios, sessões de trabalho e conferências subordinadas ao tema dos desafios da Educação, atuais e futuros, liderança educacional, gestão e motivação de equipas, técnicas de negociação e gestão de conflitos, descentralização administrativa na área da educação e tecnologias de comunicação e informação.

Certificado Europeu de Competências em Informática (ECDL - European Computer Driving Licence).

Certificado de Competências Digitais, no âmbito do Sistema de Formação e de Certificação em Competências TIC para docentes.

Acreditado como formador pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua na área e domínio A05 - Artes Gráficas/Artes Visuais.

Certificado com CAP (Certificado de Aptidão Pedagógica), no âmbito do Sistema Nacional de Certificação Profissional (MTSS), para exercício da profissão de formador.

5 - Outras atividades e funções:

Realização de reuniões de trabalho, sessões de esclarecimento e presenças públicas, no âmbito de questões relativas à Educação e aos direitos e deveres laborais dos docentes portugueses, nomeadamente em organismos como o Parlamento Europeu, Comissão Europeia, Assembleia de República, Ministério da Educação, Associações Científico-Pedagógicas de Professores e Sindicatos, entre outros;

Organização e moderação de debates, encontros, sessões de trabalho e similares nas mais variadas áreas da Educação e gestão de recursos humanos docentes e não docentes;

Publicação, nas temáticas acima referenciadas, de artigos de opinião em jornais, revistas e websites temáticos;

Apresentação dos seus pontos de vista, sobre várias questões de âmbito educativo, em programas de debate e de informação nos mais variados meios de comunicação social;

Participação em exposições coletivas de Artes Visuais;

Encontra-se representado no Espaço Público através de duas esculturas em aço ao carbono, com aproximadamente 7 metros de altura, intituladas «The Angel», erigidas nos Estados Unidos na América, em Nova Iorque (Ossining) e em Portugal, em Vila Real (Alijó), no âmbito de um procedimento de geminação. Está ainda representado em coleções em Portugal e no estrangeiro.

313219787

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/4110663.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 2/2004 - Assembleia da República

    Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.

  • Tem documento Em vigor 2012-02-17 - Decreto Regulamentar 25/2012 - Ministério da Educação e Ciência

    Aprova a orgânica da Direcção-Geral da Administração Escolar.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda