A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 354/2020, de 8 de Abril

Partilhar:

Sumário

Louvor concedido ao Coronel Orlando Colaço pelas funções desempenhadas na Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional

Texto do documento

Portaria 354/2020

Sumário: Louvor concedido ao Coronel Orlando Colaço pelas funções desempenhadas na Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional.

Louvo, por proposta do Diretor-Geral de Recursos da Defesa Nacional, o Coronel Técnico de Informática NIP 045149-F Orlando José Constâncio Rebelo Colaço, pela forma muito competente, eficiente, sensata e extremamente dedicada como tem desempenhado as diversas funções que lhe foram atribuídas como assessor da Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional (DGRDN), ao longo de quase quatro anos.

Chamado a desenvolver um plano de ação para a implementação do Sistema de Gestão Documental (SGD) e do portal externo da DGRDN, rapidamente foi capaz de apresentar um plano consistente e fundamentado em critérios de eficiência e eficácia, demonstrando um conhecimento profundo das matérias organizacionais e da utilização dos Sistemas de Informação, como uma ferramenta de apoio. A sua ação ficou igualmente vincada, enquanto encarregado de proteção de dados da DGRDN, demonstrando sempre aptidão e lealdade no desempenho destas funções.

No âmbito dos trabalhos da Plataforma de Sistema de Saúde Militar (PSSM), a sua colaboração na definição da metodologia para disponibilização da Informação de Gestão e consequente desenvolvimento dos quadros de indicadores de gestão financeira constituiu uma mais-valia relevante, permitindo dar um salto qualitativo em termos de obtenção e qualidade de informação. De igual modo, o trabalho desenvolvido para criação da plataforma de trabalho colaborativo, no âmbito do Centro de Recursos de Stress em Contexto Militar, tornou possível dar início ao repositório de informação existente a nível nacional sobre esta temática.

O Coronel Orlando Colaço tem demonstrado ser um militar dotado de apurado sentido de missão, destacou-se exemplarmente nas suas funções de Coordenador do Grupo de Trabalho para a elaboração das Linhas Orientadoras para uma Estratégia Nacional de Ciberdefesa, onde demonstrou natural aptidão para liderar equipas de trabalho, boa capacidade de planeamento, organização, insuperável empenho e uma permanente defesa dos princípios da Defesa Nacional e dos valores militares.

Nesta importante e exigente tarefa, demonstrou o mais elevado sentido de responsabilidade, mesmo quando confrontado com outras solicitações, nunca descurando o diálogo com todos os intervenientes, evidenciando ação de liderança e um exemplo de inquestionável coragem moral, abnegação e lealdade.

As suas ímpares capacidades e relevantes qualidades pessoais foram indispensáveis na função de representante nacional no projeto de federação de Cyber Ranges, da Agência Europeia de Defesa (EDA), onde revelou a sua capacidade de impulsionar e contribuir para este importante projeto da União Europeia, que alcançou um relevante e reconhecido resultado.

Muito contribuiu igualmente para os trabalhos de desenvolvimento do Cyber Academia and Innovation Hub, que é hoje um projeto PESCO, sob liderança da DGRDN e o envolvimento do tecido científico e tecnólogo nacional.

Pela excelência do seu desempenho, o Coronel Orlando Colaço confirmou as qualidades que lhe têm sido reconhecidas, afirmando-se como um notável oficial em funções na Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional, e tornou-se credor de justo louvor e que os serviços por si prestados, de que resultou honra e lustre para a Defesa Nacional, sejam classificados como extraordinários, relevantes e distintos.

Assim, nos termos da competência que me é conferida pelo n.º 1 do artigo 34.º, atento o disposto no artigo 13.º e na alínea b) do n.º 1 do artigo 16.º, todos do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei 316/2002, de 27 de dezembro, concedo a Medalha de Serviços Distintos, Grau Prata, ao Coronel Técnico de Informática NIP 045149-F Orlando José Constâncio Rebelo Colaço.

23 de março de 2020. - O Ministro da Defesa Nacional, João Titterington Gomes Cravinho.

313151162

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/4073148.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda