Sumário: Louvor concedido ao Coronel Orlando Colaço pelas funções desempenhadas na Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional.
Louvo, por proposta do Diretor-Geral de Recursos da Defesa Nacional, o Coronel Técnico de Informática NIP 045149-F Orlando José Constâncio Rebelo Colaço, pela forma muito competente, eficiente, sensata e extremamente dedicada como tem desempenhado as diversas funções que lhe foram atribuídas como assessor da Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional (DGRDN), ao longo de quase quatro anos.
Chamado a desenvolver um plano de ação para a implementação do Sistema de Gestão Documental (SGD) e do portal externo da DGRDN, rapidamente foi capaz de apresentar um plano consistente e fundamentado em critérios de eficiência e eficácia, demonstrando um conhecimento profundo das matérias organizacionais e da utilização dos Sistemas de Informação, como uma ferramenta de apoio. A sua ação ficou igualmente vincada, enquanto encarregado de proteção de dados da DGRDN, demonstrando sempre aptidão e lealdade no desempenho destas funções.
No âmbito dos trabalhos da Plataforma de Sistema de Saúde Militar (PSSM), a sua colaboração na definição da metodologia para disponibilização da Informação de Gestão e consequente desenvolvimento dos quadros de indicadores de gestão financeira constituiu uma mais-valia relevante, permitindo dar um salto qualitativo em termos de obtenção e qualidade de informação. De igual modo, o trabalho desenvolvido para criação da plataforma de trabalho colaborativo, no âmbito do Centro de Recursos de Stress em Contexto Militar, tornou possível dar início ao repositório de informação existente a nível nacional sobre esta temática.
O Coronel Orlando Colaço tem demonstrado ser um militar dotado de apurado sentido de missão, destacou-se exemplarmente nas suas funções de Coordenador do Grupo de Trabalho para a elaboração das Linhas Orientadoras para uma Estratégia Nacional de Ciberdefesa, onde demonstrou natural aptidão para liderar equipas de trabalho, boa capacidade de planeamento, organização, insuperável empenho e uma permanente defesa dos princípios da Defesa Nacional e dos valores militares.
Nesta importante e exigente tarefa, demonstrou o mais elevado sentido de responsabilidade, mesmo quando confrontado com outras solicitações, nunca descurando o diálogo com todos os intervenientes, evidenciando ação de liderança e um exemplo de inquestionável coragem moral, abnegação e lealdade.
As suas ímpares capacidades e relevantes qualidades pessoais foram indispensáveis na função de representante nacional no projeto de federação de Cyber Ranges, da Agência Europeia de Defesa (EDA), onde revelou a sua capacidade de impulsionar e contribuir para este importante projeto da União Europeia, que alcançou um relevante e reconhecido resultado.
Muito contribuiu igualmente para os trabalhos de desenvolvimento do Cyber Academia and Innovation Hub, que é hoje um projeto PESCO, sob liderança da DGRDN e o envolvimento do tecido científico e tecnólogo nacional.
Pela excelência do seu desempenho, o Coronel Orlando Colaço confirmou as qualidades que lhe têm sido reconhecidas, afirmando-se como um notável oficial em funções na Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional, e tornou-se credor de justo louvor e que os serviços por si prestados, de que resultou honra e lustre para a Defesa Nacional, sejam classificados como extraordinários, relevantes e distintos.
Assim, nos termos da competência que me é conferida pelo n.º 1 do artigo 34.º, atento o disposto no artigo 13.º e na alínea b) do n.º 1 do artigo 16.º, todos do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei 316/2002, de 27 de dezembro, concedo a Medalha de Serviços Distintos, Grau Prata, ao Coronel Técnico de Informática NIP 045149-F Orlando José Constâncio Rebelo Colaço.
23 de março de 2020. - O Ministro da Defesa Nacional, João Titterington Gomes Cravinho.
313151162