Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 76/2020, de 18 de Março

Partilhar:

Sumário

Procede à revogação das portarias de criação dos cursos profissionais constantes no anexo à presente portaria

Texto do documento

Portaria 76/2020

de 18 de março

Sumário: Procede à revogação das portarias de criação dos cursos profissionais constantes no anexo à presente portaria.

O Sistema Nacional de Qualificações (SNQ), criado pelo Decreto-Lei 396/2007, de 31 de dezembro, alterado e republicado pelo Decreto-Lei 14/2017, de 26 de janeiro, tem, entre outros, o objetivo de criar o Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ) instrumento que regula a oferta formativa de dupla certificação, escolar e profissional.

O CNQ é um instrumento de gestão estratégica das qualificações de nível não superior do SNQ, sendo fundamental para promover a competitividade e a modernização do tecido produtivo, bem como o desenvolvimento de competências do indivíduo e a construção de percursos de aprendizagem que assegurem progressão nos seus níveis de qualificação escolar e profissional.

Assim, todas as modalidades de dupla certificação, incluindo as destinadas à formação inicial de jovens, nomeadamente os cursos profissionais, devem ser desenvolvidas com base nos referenciais de qualificação do CNQ.

Os cursos profissionais de nível secundário, sendo uma das modalidades de formação de dupla certificação do SNQ, têm vindo a ser progressivamente desenvolvidos com base nos referenciais do CNQ, em observância ao disposto nas Portarias 74-A/2013, de 15 de fevereiro e 235-A/2018, de 23 de agosto, designadamente aqueles que foram criados ao abrigo da Portaria 550-C/2004, de 21 de maio, com alterações introduzidas pela Portaria 797/2006, de 10 de agosto, retificada pela Declaração de Retificação n.º 66/2006, de 3 de outubro.

Neste sentido, importa proceder à revogação das portarias de criação dos cursos profissionais desenhados à luz dos pressupostos metodológicos do CNQ, por forma a tornar evidente a não aplicação destas portarias e dos respetivos planos de estudo aos cursos profissionais que já completaram o seu processo de referenciação ao CNQ.

Assim, manda o Governo, pelo Secretário de Estado Adjunto e da Educação e pelo Secretário de Estado Adjunto, do Trabalho e da Formação Profissional, o seguinte:

Artigo 1.º

Objeto

A presente portaria procede à revogação das portarias de criação dos cursos profissionais constantes no anexo à presente portaria.

Artigo 2.º

Norma transitória

Os cursos e os respetivos planos de estudos, criados pelas portarias a que se refere o artigo anterior, mantêm a sua vigência até à respetiva conclusão por parte dos alunos que, à data da entrada em vigor da presente portaria, neles se encontrem matriculados.

Artigo 3.º

Entrada em vigor

A presente portaria entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicação.

O Secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Miguel Marques da Costa, em 28 de fevereiro de 2020. - O Secretário de Estado Adjunto, do Trabalho e da Formação Profissional, Miguel Filipe Pardal Cabrita, em 3 de março de 2020.

ANEXO

(a que se refere o artigo 1.º)

(ver documento original)

113123906

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/4044633.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-05-21 - Portaria 550-C/2004 - Ministério da Educação

    Aprova o regime de criação, organização e gestão do currículo, bem como a avaliação e certificação das aprendizagens dos cursos profissionais de nível secundário.

  • Tem documento Em vigor 2007-12-31 - Decreto-Lei 396/2007 - Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social

    Estabelece o regime jurídico do Sistema Nacional de Qualificações e define as estruturas que regulam o seu funcionamento. Procede à criação do Quadro Nacional de Qualificações, do Catálogo Nacional de Qualificações e da caderneta individual de competências.

  • Tem documento Em vigor 2013-02-15 - Portaria 74-A/2013 - Ministérios da Economia e do Emprego e da Educação e Ciência

    Estabelece as normas de organização, funcionamento, avaliação e certificação dos cursos profissionais ministrados em estabelecimentos de ensino público, particular e cooperativo, que ofereçam o nível secundário de educação, e em escolas profissionais.

  • Tem documento Em vigor 2017-01-26 - Decreto-Lei 14/2017 - Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

    Altera o regime jurídico do Sistema Nacional de Qualificações e define as estruturas que asseguram o seu funcionamento

  • Tem documento Em vigor 2018-08-23 - Portaria 235-A/2018 - Educação e Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

    Procede à regulamentação dos cursos profissionais a que se referem as alíneas a) do n.º 1 do artigo 9.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de dezembro, na sua redação atual, e b) do n.º 4 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda