A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 3209/2020, de 11 de Março

Partilhar:

Sumário

Prorrogação do grupo de trabalho para proceder à análise da sinistralidade com tratores e definir medidas de combate a essa sinistralidade

Texto do documento

Despacho 3209/2020

Sumário: Prorrogação do grupo de trabalho para proceder à análise da sinistralidade com tratores e definir medidas de combate a essa sinistralidade.

A sinistralidade relacionada com veículos ocupacionais, especificamente no que diz respeito à sinistralidade associada ao uso de tratores agrícolas, quer em acidentes de viação, quer em acidentes laborais, tem constituído um fator de preocupação e envolvido várias entidades na procura de soluções que visem diminuir a mortalidade e outras consequências graves deste tipo de acidentes.

Neste contexto, o Despacho 295/2017, de 29 de junho de 2016, publicado no Diário da República, 2.ª série, de 5 de janeiro de 2017, criou um grupo de trabalho para proceder à análise da sinistralidade com tratores e definir medidas de combate a essa sinistralidade.

Mais tarde, o Despacho 10972/2018, de 7 de novembro, publicado no Diário da República, 2.ª série, de 26 de novembro, prolongou o mandato do referido grupo de trabalho até 30 de junho de 2020, com a missão de analisar a sinistralidade com tratores, monitorizar as medidas aprovadas de combate a essa sinistralidade e propor a implementação de novas medidas.

Não se prevendo que esta missão possa estar terminada num curto espaço de tempo, atenta a alteração na orgânica do Governo, e considerando que:

a) As consequências dos acidentes com tratores agrícolas geralmente são muito graves, sendo as principais vítimas os próprios condutores;

b) O risco de morte dos condutores de tratores agrícolas é muito superior ao dos que conduzem automóveis ligeiros ou pesados;

c) A sinistralidade registada continua a revelar indicadores que merecem um acompanhamento cuidado por parte das entidades envolvidas, determina-se o seguinte:

1 - O mandato do grupo de trabalho criado pelo Despacho 295/2017, de 29 de junho de 2016, é prolongado até 31 de dezembro de 2021, com a missão de analisar a sinistralidade com tratores, monitorizar as medidas aprovadas de combate a essa sinistralidade e propor a implementação de novas medidas.

2 - O grupo de trabalho é coordenado pela Secretária de Estado da Administração Interna e pelo Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural.

3 - O grupo de trabalho é constituído por:

a) Um representante da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária;

b) Um representante da Guarda Nacional Republicana;

c) Um representante da Autoridade para as Condições do Trabalho;

d) Um representante do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas;

e) Um representante do Instituto da Mobilidade e dos Transportes;

f) Um representante da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural.

4 - O secretariado do grupo de trabalho é assumido de forma rotativa, em cada reunião, pelos serviços envolvidos.

5 - O grupo de trabalho pode, através dos seus coordenadores e na medida em que tal se revele necessário à prossecução dos seus trabalhos, solicitar a participação e audição de outras entidades públicas e privadas, incluindo os parceiros sociais, bem como de personalidades a título individual de reconhecido mérito, sempre que o entenda conveniente.

6 - A constituição e o funcionamento do grupo de trabalho não conferem àqueles que o integram ou que com ele colaboram o direito ao pagamento de qualquer remuneração nem à assunção de qualquer encargo adicional.

27 de janeiro de 2020. - A Secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Alexandra Costa Gaspar. - 30 de janeiro de 2020. - O Secretário de Estado Adjunto, do Trabalho e da Formação Profissional, Miguel Filipe Pardal Cabrita. - 30 de janeiro de 2020. - O Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Paulo Marçal Lopes Catarino. - 5 de fevereiro de 2020. - O Secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Moreno Delgado. - 17 de fevereiro de 2020. - O Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Nuno Tiago dos Santos Russo.

313024438

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/4034668.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda