Sumário: Concessão de louvor à técnica superior Maria Elisabete Morais Gomes.
Louvo a técnica superior Maria Elisabete Morais Gomes pela forma altamente competente, empenhada e dedicada como exerceu, ao longo dos últimos anos, as funções na Direção-Geral de Política de Defesa Nacional, na qualidade de assessora na Direção de Serviços de Relações Internacionais.
Nesta Direção de Serviços, como responsável pelas relações bilaterais com países do Magrebe e do Médio Oriente, bem como pela Iniciativa 5+5, denotou profundo conhecimento e interesse pelas diversas atividades de cooperação desenvolvidas, as quais sempre geriu com extremo rigor, competência e dinamismo. A forma cuidada e muito profissional como preparou as reuniões das diversas Comissões Mistas; as atividades incluídas nos Planos de Cooperação, tanto em Portugal como no exterior; os acordos internacionais com aqueles países, bem como os contributos para as pastas de apoio de diferentes reuniões, refletem bem as suas qualidades técnicas e humanas, que muito têm contribuído para o bom nível do relacionamento bilateral, no âmbito da defesa, com os países daquelas regiões.
Mais recentemente, assumiu com brio e muito empenho a responsabilidade pelas relações externas ao nível das indústrias de defesa, desenvolvendo com muita competência o seu trabalho nesta área, com reflexos rapidamente visíveis na qualidade da análise que produz sobre estas matérias, bem como na coordenação de todas as entidades envolvidas nesta dimensão da política de defesa.
Merece igualmente destaque o apoio competente sempre prestado na execução de traduções e retroversões, tanto em inglês como francês, tanto em prol das atividades da Direção-Geral como de outras entidades do Ministério da Defesa Nacional.
Por tudo o que foi referido e pelas suas excecionais qualidades pessoais, disponibilidade e pelo seu permanente e esclarecido apoio, merece a Dra. Elisabete Gomes ser justamente distinguida com este público testemunho de apreço e os serviços por si prestados serem considerados de elevado mérito.
13 de fevereiro de 2020. - O Diretor-Geral, Nuno Pinheiro Torres.
313014086