Sumário: Louvor à Capitão de Artilharia, NIM 14288203, Filipa Alexandra Marques da Costa Ferreira.
Louvo a Capitão de Artilharia, NIM 14288203, Filipa Alexandra Marques da Costa Ferreira, pela forma competente e eficiente como, desde 25 de setembro de 2017, desempenhou as exigentes funções de ajudante-de-campo do Ministro da Defesa Nacional, revelando, na sua conduta, excecionais qualidades e virtudes militares.
Ao longo do seu desempenho de funções no meu Gabinete, a Capitão Filipa Ferreira pautou o seu desempenho pela afirmação constante de elevados dotes de carácter, lealdade e de obediência, demonstrando ser uma militar dotada de uma superior postura institucional, integridade e apurado bom senso, salvaguardando em todas as circunstâncias os interesses das Forças Armadas e da Defesa Nacional.
Colaborando de forma absolutamente diligente na preparação e coordenação das visitas, deslocações, cerimónias, e demais atividades públicas, demonstrou elevada competência profissional, extraordinário empenho, inabalável lealdade e alto sentido do dever e de serviço público, garantindo sempre esclarecimentos de elevada sensatez e pertinência. Merece especial destaque a sua ação aquando do acompanhamento do Ministro da Defesa Nacional por ocasião de visitas e cimeiras internacionais, nos diversos países de diferentes continentes, onde confirmou a sua incondicional disponibilidade, profissionalismo e capacidade de abnegação.
Oficial dotada de sólida formação militar e cívica, possuidora de uma forte personalidade, pautou toda a sua ação pela determinação, saber, zelo e espírito de sacrifício no cumprimento das funções que lhe foram confiadas. Afirmou-se constantemente por uma conduta moral irrepreensível e exemplar correção, características que lhe permitiram obter grande estima e consideração por parte de todos os que com ela trabalharam.
Pelas razões expostas, é com enorme satisfação que manifesto o meu reconhecimento público pelas qualidades evidenciadas pela Capitão de Artilharia, Filipa Alexandra Marques da Costa Ferreira, sendo de inteira justiça considerar que os serviços por si prestados contribuíram para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Gabinete do Ministro da Defesa Nacional.
6 de fevereiro de 2020. - O Ministro da Defesa Nacional, João Titterington Gomes Cravinho.
313006959