Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Regulamento 138/2020, de 19 de Fevereiro

Partilhar:

Sumário

Cedência, arrendamento e aluguer de espaços, bens e equipamentos do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa

Texto do documento

Regulamento 138/2020

Sumário: Cedência, arrendamento e aluguer de espaços, bens e equipamentos do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa.

Nos termos do disposto na alínea s) do artigo 30.º dos Estatutos do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, homologados pelo Despacho Normativo 20/2019, publicado na 2.ª série do Diário da República, n.º 174, de 11 de setembro, aprovo o Regulamento de Cedência, Arrendamento e Aluguer de Espaços, Bens e Equipamentos do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, publicado em anexo ao presente despacho, e que dele faz parte integrante.

22 de janeiro de 2020. - A Reitora do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Maria de Lurdes Rodrigues.

Regulamento de cedência, arrendamento e aluguer de espaços, bens e equipamentos do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa

Artigo 1.º

Objeto e âmbito

1 - O presente regulamento estabelece as condições gerais de cedência, arrendamento e aluguer dos espaços, bens e equipamentos propriedade do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa.

2 - Para efeitos do presente regulamento, o arrendamento versa sobre a locação de coisa imóvel e o aluguer incide sobre a locação de coisa móvel.

3 - Também para efeitos do presente regulamento, a cedência de espaço pode incluir a utilização de equipamentos propriedade do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa que integrem o espaço cuja cedência se requer.

Artigo 2.º

Pedido

1 - O pedido de reserva para efeitos de cedência, arrendamento ou aluguer de espaços, bens e equipamentos do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa é efetuado em formulário próprio, disponível na página da Internet do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, e é submetido por via eletrónica.

2 - O pedido deve ser feito com a antecedência mínima de trinta (30) dias úteis relativamente à data pretendida.

3 - A reserva dos espaços deve ser acompanhada da especificação do layout, bem como da indicação do apoio técnico necessário, nos casos em que haja lugar.

4 - As alterações de layout ou outras alterações de configuração dos espaços, que envolvam outro material que não o disponível nos espaços, são analisados e orçamentados individualmente.

5 - Não são permitidas quaisquer alterações estruturais e/ou decoração nos espaços cedidos, não podendo o cessionário, sem prévio consentimento para o efeito, afixar, pregar ou colar nas paredes, pilares, pavimento, teto, entre outros, qualquer material.

6 - Todas as questões que constam no formulário de pedido de reserva como obrigatórias devem ser expressamente respondidas, sob pena de o pedido não ser validado.

7 - As questões de caráter não obrigatório que não forem respondidas até, pelo menos, cinco (5) dias úteis antes do evento, não são consideradas pelo ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa.

8 - Os interessados podem visitar os espaços do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, em dia e hora a acordar entre as partes, para que possam inteirar-se das condições que a instituição oferece.

Artigo 3.º

Situações Especiais

Sem prejuízo do disposto no artigo anterior, carece de autorização expressa:

a) O registo ou a transmissão audiovisual de qualquer evento;

b) A filmagem, os registos videográfico e fotográfico dos espaços cedidos;

c) As menções publicitárias ou de outra índole que se pretendam instalar no interior ou exterior dos espaços, com indicação precisa dos materiais e conteúdos, bem como do local e dos processos de exposição e afixação;

d) O tipo de bens que se pretende distribuir, expor ou vender, nos espaços contratualmente cedidos.

Artigo 4.º

Estacionamento

1 - No pedido de reserva para efeitos de cedência, arrendamento ou aluguer de espaços, não estão incluídos, em regra, lugares de estacionamento.

2 - Caso sejam pretendidos lugares de estacionamento, deve o cessionário solicitá-los no formulário referido no artigo 2.º do presente Regulamento, sendo que o deferimento do pedido fica sujeito a disponibilidade.

3 - O ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa comunica ao cessionário o deferimento ou indeferimento do pedido.

Artigo 5.º

Decisão

1 - A cedência, arrendamento ou aluguer de espaços, bens e equipamentos depende da prévia apreciação do pedido por parte do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, tendo por base o presente Regulamento, as normas legais aplicáveis, as características da atividade que se pretende organizar, bem como a disponibilidade de espaços, bens e equipamentos pretendidos.

2 - No caso de serem apresentados dois ou mais pedidos de utilização de espaços em simultâneo, para datas coincidentes, observa-se a seguinte ordem de prioridades:

a) Entidades do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa para eventos de caráter científico, pedagógico ou cultural;

b) Entidades do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa para eventos de natureza diversa da referida na alínea anterior;

c) Entidades externas para eventos de caráter científico, pedagógico ou cultural;

d) Entidades externas para eventos de natureza diversa da referida na alínea anterior.

3 - Em caso de concorrência de pedidos no âmbito de cada prioridade referida no número anterior, na decisão será ponderado o interesse público da iniciativa e quando este não se verifique recorre-se ao critério do pedido formulado em primeiro lugar.

4 - A utilização dos espaços cedidos está estritamente condicionada à realização de atividades adequadas às infraestruturas disponíveis, que não causem dano ou acentuada deterioração material e que, pelo seu conteúdo ou forma, não violem os princípios estatutários e regulamentares pelos quais o ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa se rege.

5 - O ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa pode rejeitar qualquer pedido de reserva de espaços, quando estejam em causa os princípios, a imagem e o normal funcionamento da instituição ou quando o fim a que se destinam os espaços entre em conflito com o normal desenvolvimento da atividade escolar a que a instituição de destina.

Artigo 6.º

Marca

Não é permitido associar a marca ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa a um evento, sem que essa associação esteja prévia e expressamente autorizada.

Artigo 7.º

Contrato de cedência, arrendamento e aluguer

1 - A cedência dos espaços, bens e equipamentos do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa obedece ao princípio da onerosidade e só se torna efetiva após a contratualização formalizada em formulário eletrónico e o pagamento de 30 % do preço, bem como o pagamento da caução sempre que aplicável.

2 - Aplica-se à cedência, arrendamento e aluguer a disciplina legal dos negócios jurídicos e dos respetivos contratos, designadamente no que respeita à resolução de eventuais litígios.

3 - A contratualização é formalizada em plataforma eletrónica e pressupõe a prévia aceitação expressa do presente Regulamento pelo cessionário.

Artigo 8.º

Preço

1 - O preço devido pela cedência, arrendamento ou aluguer dos espaços, bens e equipamentos do ISCTE é estabelecido contratualmente e de acordo com as tabelas que se encontrem em vigor à data do pedido de reserva, nos termos do Anexo ao presente regulamento.

2 - Ao preço total é aplicada a taxa legal de IVA em vigor.

3 - O preço inclui:

a) Serviços de segurança correntes existentes na instituição, compreendidos no período de segunda a sexta-feira, entre as 7h30 m e as 23h00 m;

b) Serviços de limpeza corrente dos espaços, compreendidos no período de segunda a sexta-feira, entre as 7h30 m e as 19h00 m;

c) Material audiovisual instalado de forma permanente nos espaços.

4 - O preço não inclui:

a) Lugares de estacionamento;

b) Contratação de serviços complementares (catering, secretariado, tradução simultânea entre outros);

c) Serviço de montagem e desmontagem inerente ao evento, o qual é assegurado pelo cessionário;

d) Serviços de limpeza e segurança, para além dos previstos nas alíneas b) e c) do número anterior;

e) Encargos relacionados, nomeadamente os com eventuais vistos e licenças obrigatórias por lei, serviço de bombeiros e policiamento, bem como segurança contratada externamente ao ISCTE, montagem e desmontagem de material, direitos de autor e outras taxas fixadas na lei e relativas à produção e filmagem de eventos.

5 - O preço pode incluir, caso seja solicitado e autorizado, a utilização de receção e bengaleiro, bem como, no Grande Auditório, das cabines de tradução, camarins e outras instalações conexas com as instalações cedidas.

6 - O tempo de montagem e desmontagem de cada evento é objeto de acordo prévio, sendo sujeito ao pagamento de um suplemento nos termos constantes da tabela anexa ao presente Regulamento e que deste faz parte integrante.

7 - Em caso de incumprimento dos prazos e horários de desmontagem dos eventos, pode ser exigido o pagamento de uma taxa de "ocupação irregular", no valor do espaço cedido, acrescido de 20 % de penalização, a aplicar a partir do dia seguinte à data do termo do evento.

8 - Para efeitos das alíneas a) e b) do n.º 3, são serviços de segurança e de limpeza correntes aqueles que ocorrem num horário fixo e no âmbito das atividades letivas do ISCTE.

Artigo 9.º

Redução do preço de cedência

1 - Beneficiam de desconto sobre o preço de cedência, arrendamento ou aluguer as seguintes entidades:

a) Entidades participadas do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, no valor de 50 % sobre o preço de tabela;

b) Organizações Não Governamentais, no valor de 30 % sobre o preço de tabela;

c) Administração direta, regional e autónoma, no valor de 25 % sobre o preço de tabela;

d) Outras entidades, quando esteja em causa a organização de eventos sustentáveis, no valor de 5 % sobre o preço de tabela;

e) Pessoal docente e não docente e estudantes do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, a título individual e para iniciativas não académicas, no valor de 50 % sobre o preço de tabela;

f) Estudantes do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa fora do âmbito da AEISCTE:

i) Quando esteja em causa a organização de eventos gratuitos e inseridos no âmbito da missão e dos estatutos do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, correspondente a taxa mínima de 5 % sobre o preço de tabela ou a uma contrapartida não financeira precedida de proposta a aprovar superiormente;

ii) Nos restantes casos, no valor de 50 % sobre o preço de tabela.

2 - Para efeitos do disposto na alínea d) do n.º 1, são considerados eventos sustentáveis aqueles que detenham Certificado de Gestão de Evento Sustentável de acordo com a Norma ISO 20121:2012.

3 - Não são abrangidos pelo disposto no n.º 1 do presente artigo os eventos organizados em parceria com outras entidades ali não elencadas.

4 - O ISCTE pode, ainda, celebrar protocolos específicos, com entidades públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras, que contemplem contrapartidas não financeiras ou a redução no preço de cedência, arrendamento ou aluguer dos espaços, bens e equipamentos do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa.

Artigo 10.º

Unidades Orgânicas

1 - Não há lugar a pagamento pela cedência, arrendamento ou aluguer de espaços pelas Unidades Orgânicas do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, sendo aplicada a tabela de preços apenas para efeitos de imputação de custos, desde que as Unidades Orgânicas não tenham receita externa proveniente de inscrições ou financiamento externo.

2 - Nos casos em que as Unidades Orgânicas tenham receita externa proveniente de inscrições ou financiamento externo, há lugar a pagamento e é aplicada a tabela de preços com redução de 25 %.

Artigo 11.º

Mediação

1 - Não são permitidos intermediários entre os serviços do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa e as entidades que pretendem contratar a cedência, arrendamento ou aluguer dos espaços, bens e equipamentos.

2 - Caso o ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa verifique que se trata de um pedido de reserva para cedência, arrendamento ou aluguer de espaço, bens e equipamentos para uma entidade externa, através da mediação de uma entidade interna, pode proceder à anulação da respetiva reserva.

Artigo 12.º

Pagamentos

1 - Os montantes devidos pela cedência, arrendamento ou aluguer de espaços, bens e equipamentos são pagos nos seguintes moldes:

a) 30 % do preço fixado, no ato de reserva;

b) O valor remanescente, até trinta dias após a emissão da fatura, o qual inclui os eventuais encargos resultantes da utilização de espaços ou de bens e equipamentos adicionais, ou de danos causados.

2 - Os pagamentos devidos vencem juros, à taxa legal, desde a data em que se tornaram exigíveis e até integral pagamento.

Artigo 13.º

Cancelamentos

1 - Em caso de cancelamento do evento, por motivo não imputável ao ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, até 24 horas antes da utilização dos espaços, é devido o valor de 30 % do preço fixado, pago no ato de reserva, bem como as despesas de subcontratação que o ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa tenha efetuado no âmbito do evento e devidamente aceites, anteriormente, pelo cessionário.

2 - Em caso de cancelamento do evento, por motivo não imputável ao ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, no próprio dia da utilização dos espaços, é devida a totalidade do valor orçamentado.

Artigo 14.º

Caução

1 - O ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa reserva-se o direito de exigir ao cessionário a prestação de uma caução, a título de garantia de pagamento do preço, bem como de eventuais danos geradores de responsabilidade civil.

2 - A caução prestada é restituída no prazo de sete dias após a realização do evento desde que se tenha verificado o integral pagamento do preço e não existam quaisquer danos a indemnizar.

Artigo 15.º

Período de funcionamento

1 - Para os fins previstos neste Regulamento, o período normal de funcionamento do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa decorre nos dias úteis, com início às 07h30 m e termina às 23h00 m.

2 - As atividades do cessionário que decorram em dias e horários diferentes do referido no número anterior obedecem ao preceituado no artigo 8.º do presente Regulamento.

3 - Aos fim de semana e feriados é paga a taxa de 20 % adicional ao valor de tabela.

Artigo 16.º

Procedimento de utilização dos espaços

1 - A utilização dos espaços, bens e equipamentos do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa cedidos, arrendados e alugados é efetuada de acordo com as condições fixadas no presente regulamento, nas regras contratuais e legais aplicáveis e sob a supervisão e acompanhamento dos serviços do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa.

2 - A utilização dos espaços, bens e equipamentos deve respeitar, nomeadamente, as normas de boa conservação das instalações e equipamentos, de boa conduta cívica, bem como a imagem do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa.

3 - O ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa reserva-se o direito de ter presente nos espaços, durante a preparação e realização de qualquer iniciativa, o pessoal que considere adequado e necessário.

4 - Sempre que o cessionário subcontrate empresas terceiras para a execução de serviços complementares, é obrigatória a realização de uma reunião entre estas, o cessionário e os responsáveis técnicos e administrativos do serviço competente do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, prévia ao evento e com o objetivo de articular questões logísticas.

5 - A montagem e desmontagem de qualquer evento é efetuada pelo cessionário sob a supervisão dos responsáveis técnicos e administrativos do serviço competente do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa.

6 - Na montagem e desmontagem de qualquer evento deve ser assegurado o cumprimento da regulamentação aplicável em termos de segurança e higiene do trabalho.

7 - As operações de montagem e desmontagem dos eventos são efetuadas nos prazos e dentro dos horários que tiverem sido acordados entre as partes, sob pena de aplicação do disposto no n.º 7 do artigo 8.º do presente Regulamento.

8 - Todos os eventos devem ser organizados segundo os princípios da sustentabilidade subscritos pelo ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, especificamente, os previstos na sua política de sustentabilidade, da qual todos os cessionários devem tomar prévio conhecimento.

9 - O cessionário deve ter em conta todas as regras sobre o acondicionamento de resíduos e outras em vigor no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, desde o início da montagem do evento até ao final da desmontagem do mesmo, sob pena de ser exigido o pagamento do trabalho extra que esse incumprimento acarrete para a instituição.

10 - O ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa arroga-se no direito de fazer cessar o evento ou quaisquer trabalhos de montagem ou desmontagem sempre que os mesmos não estejam a ser executados de acordo com as disposições legais e regulamentares aplicáveis, ou sempre que estejam a ser desrespeitadas as ordens e instruções que, no exercício do direito de supervisão, o ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa tenha emitido.

11 - A utilização de produtos e substâncias químicas perigosas para o ambiente deve ser sempre comunicada de forma prévia, descrevendo a tipologia de produtos a utilizar e respetivas quantidades, nomeadamente através de entrega da ficha de dados de segurança dos produtos a utilizar.

12 - O incumprimento do referido no número anterior pode acarretar custos por danos de responsabilidade ambiental para o cessionário, em conformidade com o Decreto-Lei 147/2008, de 29 de julho e alterações subsequentes.

13 - O ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa não se responsabiliza pela interrupção de um evento que fique a dever-se a causas naturais, não podendo nestes casos o cessionário imputar-lhe nenhum custo decorrente da interrupção ou cessação do evento.

14 - No decorrer do evento podem ser simuladas situações de emergência, no âmbito do Plano de Emergência do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa.

15 - Quaisquer materiais deixados pelo cessionário nos espaços do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa devem ser retirados dentro dos prazos acordados, sob pena de, ultrapassado esses prazos, o ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa poder dar-lhes o destino que entender, sem incorrer por tal motivo em qualquer tipo de responsabilidade.

16 - Após o evento, os serviços competentes do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa remetem ao cessionário o Inquérito de Satisfação de Eventos do ISCTE, para preenchimento e devolução aos referidos serviços.

Artigo 17.º

Deveres do cessionário

1 - O cessionário que pretende utilizar os espaços, bens e equipamentos do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa é responsável por assegurar os meios necessários à segurança de equipamentos, pessoas e bens, bem como por quaisquer danos causados por ato ou omissão dos seus agentes ou pelos participantes no evento, e ainda pelo equipamento por si instalado.

2 - O cessionário obriga-se a comunicar ao ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa qualquer acontecimento que venha a ter lugar nos espaços e que seja suscetível de pôr em causa, designadamente, a imagem da instituição, a segurança e higiene, assim como o bem-estar de residentes e utentes.

3 - A manutenção da ordem dentro dos espaços cedidos é da inteira responsabilidade do cessionário que pretende utilizar os espaços, bens ou equipamentos.

4 - Qualquer dano ou furto verificado nos equipamentos e bens da propriedade do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa durante o período de cedência, arrendamento ou aluguer é da inteira responsabilidade do cessionário obrigando-se este à sua reparação, substituição ou pagamento.

5 - O ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa não se responsabiliza por qualquer dano, furto ou desaparecimento de bens que sejam propriedade do cessionário ou dos participantes no evento, deixados nos seus espaços.

6 - É da inteira responsabilidade do cessionário o pedido, junto das entidades competentes, de vistos e licenças obrigatórias por lei para o exercício da atividade que se propõe realizar nos espaços do ISCTE.

Artigo 18.º

Acesso

Por razões de segurança e controlo na fase de instalação e desinstalação do evento, só é admitida a entrada e permanência nos espaços cedidos ou arrendados ao pessoal afeto ao evento, nomeadamente, os elementos da organização, produção e montagem, previamente autorizados e identificados pelos serviços competentes do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa.

Artigo 19.º

Dúvidas e omissões

Os casos omissos e as dúvidas de interpretação do presente regulamento serão resolvidos por despacho do Reitor do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa.

Artigo 20.º

Revogação

O presente regulamento revoga o regulamento de cedência de espaços em vigor no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, bem como todas as normas e as deliberações que, sobre esta matéria, contrariem o disposto no mesmo.

Artigo 21.º

Entrada em vigor

1 - O presente Regulamento entra em vigor no dia imediatamente seguinte ao da sua publicação no Diário da República.

2 - O presente Regulamento aplica-se aos novos contratos, não abrangendo os anteriores que se encontrem vigentes à data da sua entrada em vigor.

ANEXO

Tabela de preços dos espaços do ISCTE

(ver documento original)

312948648

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/4011767.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2008-07-29 - Decreto-Lei 147/2008 - Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional

    Estabelece o regime jurídico da responsabilidade por danos ambientais e transpõe para a ordem jurídica interna a Directiva n.º 2004/35/CE (EUR-Lex), do Parlamento Europeu e do Conselho, de 21 de Outubro, que aprovou, com base no princípio do poluidor-pagador, o regime relativo à responsabilidade ambiental aplicável à prevenção e reparação dos danos ambientais, com a alteração que lhe foi introduzida pela Directiva n.º 2006/21/CE (EUR-Lex), do Parlamento Europeu e do Conselho, relativa à gestão de resíduos d (...)

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda