A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Regulamento 124/2020, de 13 de Fevereiro

Partilhar:

Sumário

O presente regulamento pretende garantir o bom funcionamento da Feira de Velharias e Artesanato da União de Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, através do estabelecimento de normas relativas à gestão e funcionamento da referida feira

Texto do documento

Regulamento 124/2020

Sumário: O presente regulamento pretende garantir o bom funcionamento da Feira de Velharias e Artesanato da União de Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, através do estabelecimento de normas relativas à gestão e funcionamento da referida feira.

Regulamento da Feira de Velharias e Artesanato

Dr.ª Maria de Lurdes Carvalho Gomes da Silva Queirós, Presidente da União das Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, torna público que foi aprovado em Sessão Ordinária da Assembleia de Freguesia, de 27 de dezembro de 2019, o Regulamento da Feira de Velharias e Artesanato.

24 de janeiro de 2020. - A Presidente da União das Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, Dr.ª Maria de Lurdes Carvalho Gomes da Silva Queirós.

Preâmbulo

A Feira de Velharias e Antiguidades da União de Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do bispo contribui para o aumento da oferta cultural da União e para a dinamização dos espaços comuns do território.

Atendendo à importância considerada pela Feira de Velharias e Antiguidades realizada nos três territórios da União de Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, considera-se fundamental disciplinar e ordenar a realização das referidas Feiras, quanto às suas condições gerais, localização, produtos vendidos, periodicidade e horário.

Face ao exposto foi aprovado em Sessão Ordinária da Assembleia de Freguesia, de 27 de dezembro de 2019, o presente Regulamento com os seguintes termos:

Artigo 1.º

Âmbito

O presente Regulamento aplica-se à Feira de Velharias e Antiguidades da União de Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz o Bispo. Para melhor organização e funcionamento da Feira, foi criada uma Comissão Organizadora, constituída por elementos do Executivo da União de Freguesias e por Feirantes, elegidos pelo grupo de Feirantes que participam na Feira assiduamente.

Artigo 2.º

Objetivos

1 - É objetivo do presente Regulamento garantir o bom funcionamento da Feira de Velharias e Artesanato da União de Freguesias de Perafita, Lavra e Santa cruz do Bispo, através do estabelecimento de normas relativas à gestão e funcionamento da referida Feira.

2 - A Feira de Velharias e Artesanato realizada na União de Freguesias têm como objetivo promover o interesse pelos valores representativos do passado, assim como a divulgação e valorização do artesanato local, através da organização de uma Feira por mês em cada território da União - Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo.

3 - A Feira tem como objetivo promover a venda e compra de velharias (tais como: móveis, porcelanas, tapeçarias, brinquedos pinturas, moedas, discos, relógios, joias, livros, entre outros materiais antigos que tenham valor cultural e histórico) e artesanato.

4 - Atendendo à importância de se preservar esta Feira como o lugar próprio para a venda e compra de materiais com valor histórico e cultural, não é permitida a venda de produtos que não se enquadrem nas características enumeradas no ponto anterior.

Artigo 3.º

Local, Periodicidade e Horário

1 - A Feira realiza-se uma vez por mês em cada território da União de Freguesias, ao sábado entre as 09h00 e as 17h00 horas, de acordo com a seguinte calendarização:

2.º sábado do mês - Perafita

3.º sábado do mês - Lavra

4.º sábado do mês - Santa Cruz do Bispo

2 - A União de Freguesias reserva-se no direito de realizar feiras extraordinárias, sujeitas a características próprias.

3 - Sem prejuízo para a população, os locais e respetivos horários serão afixados em local público e divulgados no site e na página de Facebook da União de Freguesias:

a) www.perafita-lavra-santacruzbispo. pt

b) www.facebook.com/jf.perafita.lavra.san tacruzbispo

Artigo 4.º

Acesso

O acesso do público à Feira é gratuito.

Artigo 5.º

Condições de Participação

1 - Apenas podem participar na Feira, os Feirantes que tenham efetuado a inscrição prévia na Junta de Freguesia, mediante o preenchimento da respetiva ficha de inscrição.

2 - A seleção das candidaturas é realizada tendo em conta a data de receção das mesmas.

3 - Todas as candidaturas ficarão sujeitas à existência de lugares disponíveis e à aceitação por tarde da Comissão organizadora.

4 - É da competência da Comissão organizadora da Feira a aceitação da participação dos candidatos, podendo ser recusadas inscrições que não se enquadrem nos objetivos da Feira.

5 - É da responsabilidade da Comissão Organizadora a atribuição dos lugares aos Feirantes, sendo apenas os lugares atribuídos considerados postos de venda, não podendo assim nenhum feirante vender for a do espaço autorizado. Os lugares serão atribuídos sequencialmente pela ordem de entrada do pedido de ocupação e é limitada à área disponível.

6 - Após a aceitação da inscrição, será emitido pela Junta de Freguesia um cartão de identificação do Feirante.

7 - A inscrição para a participação na Feira obriga à aceitação do presente Regulamento.

Artigo 6.º

Direitos dos Feirantes

1 - Ser tratado com cortesia pela Comissão Organizadora e pelos restantes Feirantes.

2 - Circular livremente em todos os locais da Feira.

3 - Desenvolver livremente a sua atividade, com respeito pelo presente regulamento.

4 - Apresentar à Comissão Organizadora sugestões, propostas, reclamações devidamente fundamentadas e pertinentes para o bom funcionamento da Feira.

5 - Ser previamente informado de Feiras extraordinárias organizadas pela União de Freguesias e que se enquadrem no propósito da sua atividade.

Artigo 7.º

Deveres dos Feirantes

1 - Zelar pela limpeza do espaço que lhe é destinado. Após o encerramento da Feira, os Feirantes devem deixar os locais de venda limpos e livres de quaisquer materiais.

2 - Respeitar os limites do espaço que lhe é atribuído.

3 - Zelar pela segurança dos seus materiais expostos, uma vez que a União de Freguesias não se responsabiliza por desvios ou estragos dos materiais expostos, independentemente das causas em questão.

4 - Respeitar os demais Feirantes e membros da organização, cumprindo as indicações que lhes sejam dadas em prol da boa organização e funcionamento da Feira.

5 - Comparecer e expor os seus produtos na Feira nos horários e datas indicadas, salvo casos de força maior.

6 - Todos os Feirantes devem expor os seus produtos obrigatoriamente em mesa.

7 - Após a descarga dos produtos, os veículos dos Feirantes não podem permanecer no recinto da Feira.

Artigo 8.º

Incumprimentos e Penalidades

Os Feirantes que violem as normas do presente regulamento ficarão impedidos de expor os seus produtos na feira até a abertura de novas candidaturas.

Artigo 9.º

Taxas

A Feira é livre, pelo que não serão cobradas quaisquer taxas de inscrição, venda ou ocupação de lugares, contudo tem a obrigatoriedade de inscrição na mesma.

Artigo 10.º

Divulgação e Publicidade

1 - A União de Freguesias assegurará a divulgação da Feira pelos meios que considerar convenientes, de forma a assegurar a sua ampla publicidade.

2 - É expressamente proibido aos Feirantes a utilização de qualquer publicidade sonora no decurso da Feira.

Artigo 11.º

Considerações Finais

Todas as dúvidas de interpretação, omissões e lacunas do presente Regulamento serão resolvidas pela Comissão Organizadora da Feira, sem prejuízo das condições legais em vigor.

Artigo 12.º

Prazo do Regulamento

O presente regulamento entra em vigor após a sua publicação em edital e cessará no momento em que outro seja redigido.

312956886

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/4005337.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda