Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 925/2019, de 12 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Atribuição de louvor e condecoração com Medalha de Serviços Distintos de Segurança Pública, Grau Ouro, ao Tenente-General Rui Manuel Carlos Clero da Guarda Nacional Republicana

Texto do documento

Louvor 925/2019

Sumário: Atribuição de louvor e condecoração com Medalha de Serviços Distintos de Segurança Pública, Grau Ouro, ao Tenente-General Rui Manuel Carlos Clero da Guarda Nacional Republicana.

Por proposta do Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana, louvo o Tenente-General (2170001) Rui Manuel Carlos Clero, 2.º Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana, pela excecional competência profissional e técnica e pelas ímpares e distintivas qualidades pessoais colocadas em prol do superior interesse público e pela extraordinária capacidade de comando que se projeta na execução de forma impar, fatores que foram determinantes para o relevante sucesso na prossecução das complexas, árduas e exigentes missões cometidas à Guarda Nacional Republicana.

O Tenente-General Rui Clero, chegado à Guarda Nacional Republicana, em 7 de junho de 2017, soube, desde logo, enquanto Comandante Operacional, imprimir na condução naquele Comando uma visão de grande alinhamento estratégico, fundada nos desígnios, capacidades e potencialidades da Instituição e nas exigências e expectativas dos cidadãos e entidades que tem por missão servir.

Relevo o notável e exemplar trabalho no quadro da proteção e socorro, desde logo, no que respeita ao alargamento da capacidade de ataque inicial a todo o Território Nacional, e daí lançar as traves mestras para a edificação da capacidade de ataque ampliado e estendido. Também, a superior orientação e condução dos trabalhos conducentes à edificação da Unidade de Emergência Proteção e Socorro da Guarda Nacional Republicana. No âmbito Defesa da Floresta Contra Incêndios Rurais, desenvolveu de forma esclarecida, focada e distintiva, a condução das diferentes atividades e tarefas adstritas à Guarda, projetando uma atuação decisiva quer no planeamento como nas operações, com reflexos altamente positivos no produto operacional apresentado. Ainda, atendendo à visão inovadora e distinta, sublinha-se o seu papel na operacionalização do Centro de Informações da Guarda, adequando às características e necessidades institucionais, enquanto elemento fulcral para a condução das operações baseadas nas informações.

A partir de novembro de 2018, na qualidade de 2.º Comandante-Geral, com irrepreensível sentido do dever e de missão, superior conhecimento operacional e perspicaz discernimento e humildade que o caracterizam, aliado à dimensão humana que o distingue, passou a liderar e coordenar os estudos conducentes à adequação e materialização do Regulamento de Avaliação do Mérito e do Regulamento de Desempenho dos Militares da Guarda, tornando-os consequentes e melhor adequados à modernização da Instituição que serve. De notar ainda, a sua superior liderança e coordenação nos trabalhos conducentes à certificação dos postos territoriais da Guarda, do Projeto SAMA qualidade, bem como, no que respeita ao lançamento do projeto-piloto relativo à inteligência coletiva aplicada a violência doméstica.

É igualmente de enaltecer o seu reiterado empenho e inexcedível determinação e entusiasmo quotidiano, colocado nas suas elevadas responsabilidades conseguindo, com firmeza, tenacidade e argúcia, contribuir decisivamente para apoiar incondicionalmente o seu Comandante-Geral e, bem assim, posicionar a Guarda e o País na vanguarda, contribuindo de forma determinante para os desígnios de mais e melhor segurança, em linha com a condução da política de segurança e defesa europeias, para que Portugal se mantenha um país, reconhecidamente dos mais seguros do mundo.

Em resposta às exigências e anseios da sociedade dos nossos dias, o Tenente-General Rui Clero reafirma a sua visão estratégica através da aposta na elevação da qualidade e no aprofundamento das capacidades distintivas da Guarda, realçando o largo espetro de atuação da Guarda, hoje reconhecida pelo seu mérito e eficácia, cuja projeção e notoriedade se deve em grande medida aos seus contributos e decisivos impulsos, em alinhamento com o Comando da Guarda.

Por tudo isto, dando expressão pública ao reconhecimento que lhe é inteiramente devido, o Tenente-General (2170001) Rui Manuel Carlos Clero personifica um ilustre servidor do seu país e, assim, credor de que os serviços por si prestados sejam qualificados como extraordinários, relevantes e distintíssimos, deles resultando honra e lustre para a Guarda Nacional Republicana e para Portugal.

Assim, ao abrigo dos artigos 7.º e 9.º do Decreto-Lei 177/82, de 12 de maio, manda o Governo, pelo Ministro da Administração Interna, condecorar com Medalha de Serviços Distintos de Segurança Pública, Grau Ouro, o Tenente-General (2170001) Rui Manuel Carlos Clero da Guarda Nacional Republicana.

25 de outubro de 2019. - O Ministro da Administração Interna, Eduardo Arménio do Nascimento Cabrita.

312704237

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/3905662.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1982-05-12 - Decreto-Lei 177/82 - Ministério da Administração Interna

    Estabelece as normas respeitantes à atribuição das medalhas de segurança pública.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda