Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 437/2019, de 26 de Setembro

Partilhar:

Sumário

Louvor concedido a militares e civil do Grupo de Acompanhamento da Implementação da Reforma do Modelo de Comando e Gestão Centralizada de Meios Aéreos de Combate a Incêndios Rurais

Texto do documento

Louvor 437/2019

Sumário: Louvor concedido a militares e civil do Grupo de Acompanhamento da Implementação da Reforma do Modelo de Comando e Gestão Centralizada de Meios Aéreos de Combate a Incêndios Rurais.

Louvo os militares da Força Aérea e o civil abaixo indicados, pela forma extremamente profissional, competente, eficiente, zelosa e dedicada como têm contribuído para a operacionalização da decisão do Governo de confiar à Força Aérea o comando e a gestão centralizados dos meios aéreos de combate a incêndios rurais.

Por se tratar de uma nova e exigente missão, a Força Aérea empenhou-se desde o primeiro momento com total dedicação e saber, quer através do seu Comandante, o General Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, quer através de vários militares, em diferentes contextos, áreas e funções.

Os elementos que participaram no grupo de trabalho com o objetivo de estudar, propor e desenvolver as soluções que decorreram da Resolução do Conselho de Ministros n.º 157-A/2017, de 27 de outubro, no grupo para o acompanhamento da implementação da reforma do modelo de comando e gestão centralizados dos meios aéreos, criado através da Resolução do Conselho de Ministros n.º 139/2018, de 23 de outubro, e, na Força Aérea, no Gabinete Coordenador de Missão no Âmbito dos Incêndios Rurais, no Estado-Maior, na Repartição de Missões de Interesse Público do Comando Aéreo e em várias Direções, entre muitos outros, exibiram elevado profissionalismo, sentido de missão, disciplina e lealdade para a concretização das tarefas que lhe foram solicitadas.

Este aspeto é tão mais relevante quando a Força Aérea está atualmente a substituir parte dos seus equipamentos, a executar o programa de alienação de aeronaves à Roménia e a ajustar o seu dispositivo, decorrente da reorganização do espaço aéreo na região de Lisboa e da futura construção do aeroporto complementar de Lisboa na Base Aérea n.º 6, no Montijo.

Apesar de se tratar de uma missão nova, requerendo estudo e um esforço adicional de coordenação, nomeadamente com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), operadores, reguladores e outras entidades relevantes no âmbito do combate a incêndios, a Força Aérea adaptou-se e soube fazer uso dos conhecimentos e da elevada experiência adquirida com meios militares e do Estado ao longo dos últimos anos. Em 2019, num curto período de tempo, considerando o cumprimento de prazos associados à contratação pública, foi possível desenvolver os procedimentos que garantiram a disponibilização de todos os meios aéreos para o DECIR, contribuindo de modo decisivo para a proteção e defesa das populações e da nossa floresta.

Num contexto de mudança de paradigma para um novo modelo de combate aos incêndios, vários elementos da Força Aérea continuam profundamente envolvidos no planeamento, coordenação, articulação, acompanhamento ou fiscalização das atividades inerentes ao comando e gestão centralizada de meios aéreos de combate a incêndios rurais. Na coordenação, essencial e permanente, com a estrutura da ANEPC, na resposta a solicitações extraordinárias de apoio ao combate a fogos rurais, na partilha de informação e de capacidade operacional da Força Aérea ou na apresentação de soluções para o futuro reforço da atual capacidade do Estado, tem sido evidente o empenho individual e coletivo na prossecução e salvaguarda do superior interesse público.

Militares com experiência e conhecimentos altamente relevantes na gestão de meios aéreos e de contratos têm vindo a pôr em prática esta nova missão, de forma exemplar, abnegada e proativa, em acumulação com as múltiplas tarefas que diariamente já efetuam na Força Aérea.

Apesar de estarmos ainda na época de incêndios, é justo manifestar o meu agrado e satisfação pela forma como a Força Aérea tem correspondido aos desafios desta exigente missão. Deste trabalho e dos fins alcançados tem igualmente resultado um reconhecimento de várias instituições e entidades, públicas e privadas, que muito dignificam o serviço público, as Forças Armadas e a Força Aérea em particular.

Pelas qualidades e virtudes pessoais, competência profissional, perseverança e extraordinário zelo e desempenho demonstrados no cumprimento desta missão, da qual resulta prestígio para as Forças Armadas, para a Defesa Nacional e para o Estado Português, é de inteira justiça dar público realce aos serviços prestados e classificá-los como extraordinários, relevantes e de muito elevado mérito, e apontar estes militares e civil como exemplos a seguir, e justos merecedores de serem individualmente distinguidos com público louvor, os:

Major-general ENGAER 076441-J Paulo Manuel Veloso Gonçalves Guerra

Major-general PILAV 059564-A António José de Matos Branco

Coronel PILAV 085116-H Paulo Américo Oliveira da Costa

Coronel PILAV 091730-D João Paulo Nunes Vicente

Coronel PILAV 091829-G João Paulo Pires

Coronel ENGEL 100853-G Pedro Miguel Rodrigues dos Santos

Coronel ENGAER 106100-D Susana Marina da Conceição Pereira Abelho

Coronel ADMAER 106809-A Paulo Jorge Gonçalves da Cunha

Tenente-coronel ENGAER 111554-F Carlos Alberto Lopes Ramos Batalha

Tenente-coronel JUR 127838-L Carla Maria Caetano Pedro dos Santos

Tenente-coronel TMAEQ 062179-L Abel Duarte de Oliveira

Tenente-coronel TODCI 066386-H Eduardo Jaime Felicidade da Silva

Tenente-coronel ADMAER 111492-B Eunice Maria Matos Marques

Capitão TOCC 130943-K Mário Tiago Carreira Serrano

Capitão TOCART 132893-L Tiago Alexandre Rebelo de Sousa Pinto

Capitão JUR 135300-E António Manuel Carreira de Oliveira Paixão

Tenente ADMAER 136830-D Joana Inês Pereira Gaio

Sargento-chefe MMA 060206-L João Luís Machado Lopes

Sargento-chefe MELIAV 064622-K Luís Filipe Dos Anjos Farinha

Sargento-ajudante MELIAV 079128-J João José Estevão Silveira

Sargento-ajudante OPCOM 106179-J Eugénio Paulo Baronet Moreira de Sousa

Sargento-ajudante SAS 114571-B Carlos Sérgio Ferreira Morais

Sargento-ajudante OPRDET 114573-J José Alexandre Coelho de Sousa Graça

Sargento-ajudante OPSAS 119197-H Roberto Jorge Câmara Vasconcelos

Sargento-ajudante OPSAS 120403-D Sandra Maria Pinto Moreira Barros da Costa

Primeiro-sargento OPCART 133420-E Eva Mariana de Sousa Borges

Civil Dr. João Miguel Martins Ribeiro

4 de setembro de 2019. - O Ministro da Defesa Nacional, João Titterington Gomes Cravinho.

312580097

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/3863154.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda