Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 436/2019, de 25 de Setembro

Partilhar:

Sumário

É atribuído louvor ao técnico superior António Paulo David Silva Duarte

Texto do documento

Louvor 436/2019

Sumário: É atribuído louvor ao técnico superior António Paulo David Silva Duarte.

Louvo o Professor Doutor António Paulo Duarte pela forma muito dedicada e competente como vem exercendo as funções de Assessor de Estudos e Investigador do Instituto da Defesa Nacional (IDN).

Responsável pela coordenação das iniciativas que o Instituto da Defesa Nacional promove junto do sistema educativo nacional, no âmbito da Educação para a Cidadania, o Professor Doutor António Paulo Duarte desenvolveu uma ação muito relevante e meritória, desde logo, enquanto coordenador, por parte do IDN, da equipa que em parceria com a Direção-Geral da Educação (DGE) elaborou o Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz. Coordenou com grande eficiência todo o processo de creditação e a reacreditação do Instituto da Defesa Nacional como Entidade Formadora de Docentes pelo Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua (2011, 2014, 2017), bem como a creditação de dois cursos de formação - o Curso Cidadania e Segurança (2011 e 2015) e a ação de Formação "Segurança, Defesa e Paz: Um Projeto de Todos para Todos. O Referencial para a Educação pré-escolar e para os Ensinos Básico e Secundário" (2015 e 2018), que, no seu conjunto, permitiram o desenvolvimento de dezanove ações de formação para professores ao longo do País.

Ainda neste âmbito, merece uma especial menção as relações de cooperação que promoveu com os Centros de Formação de Professores, de que se destaca a iniciativa conjunta levada a efeito em parceria com o Centro de Formação de Escolas D. Dinis, em Marvila, centrada na ação de formação intitulada "Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz - Formar os Professores na Educação para a Cidadania", creditada também pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua, da qual se realizaram duas sessões (2018 e 2019). O Professor Doutor António Paulo Duarte coordenou ainda, de forma exemplar, a ação de formação "Educação para a Segurança, Defesa e Paz", Curso de Formação de 12 horas, realizado na Escola Jaime Moniz, no Funchal, a 15 e 16 de janeiro de 2018.

Paralelamente, desenvolveu um trabalho de extraordinária valia no âmbito da implementação do Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz, junto do sistema educativo nacional, designadamente no apoio ao planeamento e programação de atividades relacionadas com o Referencial por parte dos agrupamentos de escolas dos ensinos básico e secundário e, ainda, no domínio da assessoria prestada na área da segurança e defesa aos professores envolvidos na implementação deste projeto.

No âmbito da investigação, o Professor António Paulo Duarte coordenou com brilhantismo o projeto de investigação "Pensar Estrategicamente Portugal: A Inserção Internacional das Pequenas e Médias Potências e a Primeira Guerra Mundial", promovido pelo Instituto da Defesa Nacional, em parceria com o Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, e apoiado pela Comissão Coordenadora das Evocações do Centenário da 1.ª Guerra Mundial do Ministério da Defesa Nacional, para o quinquénio de 2014-2018. No contexto deste projeto coordenou a realização de quatro seminários internacionais, um workshop internacional e o Ciclo de Conferências "Portugal na Grande Guerra", e a elaboração de cinco publicações resultantes da investigação desenvolvida: duas na revista Nação e Defesa, duas na Coleção IDN Cadernos e uma na Coleção Atena.

Merece ainda especial destaque o excelente trabalho que desenvolveu na coordenação do Grupo História e Memória do IDN, que permitiu a recolha de testemunhos de antigos diretores e subdiretores do Instituto da Defesa Nacional que deixaram as suas memórias sobre a instituição na importante obra "Memória do Instituto da Defesa Nacional".

Ao seu relevante desempenho o Professor Paulo Duarte alia elevados dotes de caráter, lealdade, elevado sentido de serviço, permanente disponibilidade e espírito de cooperação.

Pelas razões expostas e pelas suas excelentes qualidades pessoais e profissionais, é-me muito grato reconhecer publicamente o elevado nível de desempenho do Professor Doutor António Paulo Duarte e considerar os serviços por si prestados de muito elevado mérito.

4 de julho de 2019. - O Diretor-Geral, Vitor Daniel Rodrigues Viana, Major-General.

312564456

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/3862161.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda