A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 383/2019, de 7 de Agosto

Partilhar:

Sumário

Concessão de louvor ao Superintendente M/100114, Pedro Nuno Resende Melo Coelho de Moura

Texto do documento

Louvor 383/2019

Sumário: Concessão de louvor ao Superintendente M/100114, Pedro Nuno Resende Melo Coelho de Moura.

Louvo o Superintendente M/100114, Pedro Nuno Resende Melo Coelho de Moura, pelo elevado profissionalismo, competência e capacidades de direção e liderança, reveladas no exercício das funções de Diretor do Departamento de Armas e Explosivos (DAE), funções que desempenha desde novembro de 2015.

O Superintendente Pedro Moura manteve sempre elevados níveis de motivação no desempenho das suas funções, contagiando subordinados e superiores hierárquicos com a sua elevada capacidade de trabalho e resiliência.

Pragmático e com elevada capacidade de iniciativa sustentada atuou de forma consequente em diversas áreas de uma importante competência exclusiva da Polícia de Segurança Pública (PSP) - a do licenciamento, fiscalização e controlo de armas, munições e explosivos.

Do seu desempenho no DAE salientam-se diversas iniciativas que merecem destaque e que a seguir se referem.

O seu elevado empenhamento nas diversas atividades relacionadas com a cooperação internacional no seio da União Europeia, no âmbito dos ciclos políticos EMPACT Firearms (inclusivamente organizando no nosso país diversas reuniões e ações de formação), projetou inequivocamente a boa imagem da PSP e de Portugal.

Supervisionou competentemente a revisão legislativa relacionada com o regime jurídico das armas e munições, na sequência da publicação da atual Diretiva Europeia sobre a matéria, propondo soluções equilibradas que geraram consensos alargados numa área sempre difícil e controversa. Igualmente chefiou eficientemente o grupo de trabalho que integrou representantes das áreas governativas da Defesa Nacional, Administração Interna, Justiça, Economia, Ambiente e Mar, que apresentou, nos prazos superiormente fixados, a proposta de revisão sobre o complexo regime jurídico aplicável aos explosivos, pirotecnia e substâncias perigosas e atividades com elas relacionadas, conseguindo concretizar uma aspiração antiga de congregar num único projeto de Lei matérias tratadas em diplomas legais diversos, à semelhança do que foi feito em 2005 para a matéria de armas e munições.

Devido à sua determinação e visão estratégica, conseguiu fazer aprovar um projeto cofinanciado pela União Europeia (através do Fundo para a Segurança Interna), no valor de cerca de 2.465.000 euros, visando a criação de um Banco de Provas no nosso país, de forma a colmatar a lacuna de não possuirmos um órgão nacional certificador nesta área.

Promoveu a reorganização e informatização dos depósitos de armas perdidas a favor do Estado, que permitiu potenciar o número de armas destruídas (que no ano de 2018 atingiu o número recorde de 37351), contribuindo assim para a eliminação física de potenciais fontes de perigo e aumentando o controlo das armas sob a responsabilidade da PSP.

Face ao seu desempenho, pelas suas qualidades profissionais, competência e predisposição para manter continuamente o esforço de planeamento e de coordenação da atividade desenvolvida pela PSP, em prol da causa pública, o Superintendente Pedro Nuno Resende Melo Coelho de Moura tem prestigiado e dignificado a PSP, pelo que se afigura de inteira justiça e merecimento a concessão do presente louvor, devendo os serviços por si prestados ser considerados extraordinariamente importantes, relevantes e distintos.

27 de junho de 2019. - O Diretor Nacional-Adjunto da Unidade Orgânica de Operações e Segurança, Manuel Augusto Magina da Silva, Superintendente-Chefe.

312459512

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/3812667.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda