A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 382/2019, de 7 de Agosto

Partilhar:

Sumário

Concessão de louvor ao Superintendente M/100089, José Carlos Bastos Leitão

Texto do documento

Louvor 382/2019

Sumário: Concessão de louvor ao Superintendente M/100089, José Carlos Bastos Leitão.

Louvo o Superintendente M/100089, José Carlos Bastos Leitão, pelo elevado profissionalismo, competência e capacidades de direção e liderança, reveladas no exercício das funções de Diretor do Departamento de Investigação Criminal (DIC), funções que desempenhou entre novembro de 2015 e junho de 2019.

Aliada à coragem profissional, a sua apurada capacidade de análise e decisão, dentro da sua esfera de autonomia, permitiu-lhe exercer as suas competências, sem hesitação, encontrando as melhores soluções possíveis para os diversos problemas que lhe foram colocados, libertando assim a Direção da Polícia de Segurança Pública (PSP) da necessidade de uma análise detalhada dos diversos processos e permitindo-lhe que se concentrasse em questões de nível estratégico.

Pragmático e simultaneamente possuidor de uma visão estratégica para a investigação criminal, o Superintendente Leitão aportou novas dinâmicas e formas de organização do trabalho nesta importante área de atividade da segurança interna, consolidando e evidenciando o papel da PSP enquanto maior órgão de polícia criminal do nosso país (especialmente junto dos diversos departamentos centrais do Ministério Público) e batendo-se de forma clara pelo princípio da paridade entre todos os órgãos de polícia criminal nacionais.

Dotado de forte caráter e personalidade expansiva, a sua conduta profissional foi sempre caracterizada pela frontalidade, contribuindo para o tratamento claro das diversas matérias e identificando inequivocamente os desvios às estratégias e linhas orientadoras, num importante esforço permanente de alinhamento institucional. Exemplo disso foram as suas propostas relativamente à coordenação nacional do combate ao tráfico de drogas, que levaram à definição de diretivas emitidas pela Direção Nacional, passando o DIC a desempenhar um papel fundamental na qualidade do desempenho da PSP nesta área.

Do seu desempenho no DIC salientam-se outras ações que pela sua relevância merecem ser evidenciadas. A sua participação na preparação e execução da missão de avaliação Schengen a Portugal, que decorreu entre maio e setembro de 2017, permitiu que, no referente à PSP, não tivessem sido detetados e identificados aspetos negativos significativos. Conseguiu consolidar e robustecer a rede de analistas criminais na PSP, que permitiu e continua a permitir o tratamento, cruzamento e relacionamento adequado da imensa informação criminal disponível, permitindo alcançar resultados de excelência, nomeadamente no referente ao combate a redes de criminalidade itinerante relacionada com o furto em residências. Conseguiu consolidar, robustecer e profissionalizar a capacidade técnica do DIC, aumentando a sua disponibilidade e qualidade no apoio prestado às diversas subunidades do sistema de investigação criminal da PSP, que permitiram rapidamente identificar e combater fenómenos criminais violentos que afetavam de forma evidente o sentimento de insegurança das populações.

Face ao seu desempenho, pelas suas qualidades profissionais, competência e predisposição para apoiar continuamente o esforço de planeamento e de coordenação da atividade desenvolvida pela PSP, em prol da causa pública, o Superintendente José Carlos Bastos Leitão tem prestigiado e dignificado a PSP, pelo que se afigura de inteira justiça e merecimento a concessão do presente louvor, devendo os serviços por si prestados serem considerados extraordinariamente importantes, relevantes e distintos.

3 de junho de 2019. - O Diretor Nacional-Adjunto da Unidade Orgânica de Operações e Segurança, Manuel Augusto Magina da Silva, Superintendente-Chefe.

312459423

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/3812666.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda