Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 6400/2019, de 16 de Julho

Partilhar:

Sumário

Designação da Diretora do Instituto da Defesa Nacional - Doutora Maria Helena Chaves Carreiras

Texto do documento

Despacho 6400/2019

Sumário: Designação da Diretora do Instituto da Defesa Nacional - Doutora Maria Helena Chaves Carreiras.

Considerando que a Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP) realizou o procedimento concursal n.º 963_CReSAP_07_01/19, com vista ao preenchimento do cargo de Diretor-Geral do Instituto da Defesa Nacional;

Considerando que, nos termos previstos no n.º 8 do artigo 19.º do Estatuto do pessoal dirigente dos serviços e órgãos da administração central, regional e local do Estado, aprovado pela Lei 2/2004, de 15 de janeiro, na sua redação atual, o júri do mencionado procedimento concursal apresentou proposta indicando três candidatos, entre os quais se encontra a doutorada Maria Helena Chaves Carreiras;

Nestes termos, e ao abrigo do disposto no n.º 12 do artigo 19.º do Estatuto do pessoal dirigente dos serviços e órgãos da administração central, regional e local do Estado, aprovado pela Lei 2/2004, de 15 de janeiro, na sua redação atual, determino o seguinte:

1 - Designo, em regime de comissão de serviço, por um período de cinco anos, renovável por igual período, a doutorada Maria Helena Chaves Carreiras para exercer o cargo de Diretora-Geral do Instituto da Defesa Nacional.

2 - Para efeitos do disposto no n.º 16 do artigo 19.º do referido Estatuto, a nota curricular da designada é publicada em anexo ao presente despacho.

3 - O presente despacho produz efeitos no dia 5 de julho de 2019.

28 de junho de 2019. - O Ministro da Defesa Nacional, João Titterington Gomes Cravinho.

Nota Curricular

Helena Carreiras licenciou-se em Sociologia no ISCTE em 1987, tendo aí obtido o grau de mestre em 1994. Em 2004 doutorou-se em Ciências Sociais e Políticas no Instituto Universitário Europeu em Florença com uma tese sobre políticas de integração de género nas Forças Armadas dos países da OTAN.

É professora associada no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) nas áreas da Sociologia, Políticas Públicas, Segurança e Defesa e Metodologia da Pesquisa Social, e investigadora do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL). Foi investigadora visitante no departamento de Estudos sobre as Mulheres na Universidade da Califórnia em Berkeley (1999), Professora Visitante no departamento de Governo da Universidade de Georgetown em Washington DC (2013-2014) e conferencista convidada de diversas instituições de ensino e investigação em Portugal e no estrangeiro. Dirigiu o programa de doutoramento em Políticas Públicas do ISCTE-IUL e criou diversas unidades curriculares e programas de ensino relacionados com temas de segurança e defesa, nomeadamente as Pós-graduações em «Comunicação e Gestão de Crises» (ISCTE-IUL) e «Políticas Públicas de Segurança e Defesa» (ISCTE-IUL/IDN).

Ao longo da sua carreira desempenhou frequentemente cargos de coordenação e direção. Entre 2010 e 2012 foi subdiretora do Instituto da Defesa Nacional e entre 2016 e 2019 dirigiu a Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE-IUL. Foi ainda subdiretora do CIES-IUL (2015) e do IPPS - Instituto para as Políticas Públicas e Sociais (2018-2019).

Participa ativamente em associações científicas e profissionais, tendo desempenhado os cargos de vice-presidente da Associação Portuguesa de Sociologia (1994-1996) e do Research Committee Armed Forces and Conflict Resolution, da Associação Internacional de Sociologia (desde 2014), de membro da direção da Associação Europeia de Sociologia (2009-2013) e de presidente do ERGOMAS-European Research Group on Military and Society (2017-2019).

Foi membro do Conselho do Ensino Superior Militar (2011-2012) e do Conselho Geral do Instituto Universitário Militar (desde 2017).

As suas áreas de interesse e investigação centrais são Forças Armadas e Sociedade, Políticas Públicas de Segurança e Defesa, Sociologia do Género e Metodologia e Epistemologia das Ciências Sociais. Desenvolveu extensa pesquisa sobre o relacionamento entre Forças Armadas e sociedade, tendo-se debruçado, em particular, sobre o tema da integração feminina nas instituições militares.

É autora ou organizadora de 13 livros, 44 capítulos de livro e 24 artigos em revistas especializadas, de entre os quais podem destacar-se as obras Gender and the Military. Women in the Armed Forces of Western Democracies (Routledge, 2006), Mulheres em Armas. A Participação Militar Feminina na Europa do Sul (Cosmos e IDN, 2002), Mulheres nas Forças Armadas Portuguesas (Cosmos, 1997), Qualitative Methods in Military Studies (Routledge, 2013) e Researching the Military (Routledge, 2016).

312417651

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/3787143.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 2/2004 - Assembleia da República

    Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda