Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 6193/2019, de 5 de Julho

Partilhar:

Sumário

Designa, nos termos do disposto na alínea a), do n.º 1 do artigo 8.º, do Decreto-Lei n.º 68/2018, de 17 de agosto, como Presidente do Conselho Geral do Fundo de Fundos para a Internacionalização (FFI), a Professora Doutora Ana Teresa Lehmann, para o mandato relativo ao período de 2019 a 2021

Texto do documento

Despacho 6193/2019

No âmbito dos Programas Internacionalizar e Capitalizar, o Governo criou com o Decreto-Lei 68/2018, de 17 de agosto, o «Fundo de Fundos para a Internacionalização» (FFI), através do qual se pretendeu alavancar fundos que, em regime de coinvestimento, com investidores institucionais, públicos e privados, permitam apoiar e desenvolver projetos e iniciativas de internacionalização da economia e das empresas portuguesas.

A constituição deste fundo resultou de uma necessidade há muito identificada, mas também de uma oportunidade que urgia aproveitar, atendendo às fortes limitações nos apoios financeiros públicos ao investimento português no estrangeiro, nomeadamente em economias onde existe elevado potencial de investimento, mas onde o acesso das empresas nacionais é reduzido. É, também, uma oportunidade diretamente associada ao interesse crescente que investidores internacionais, privados e públicos, têm vindo a mostrar em projetos de investimento das nossas empresas, em Portugal e no estrangeiro.

De acordo com o disposto no artigo 7.º do Decreto-Lei 68/2018, de 17 de agosto, constituem órgãos do FFI um Fiscal Único e um Conselho Geral, composto por um presidente, um representante de cada entidade pública que invista no Fundo, um representante da entidade gestora, um representante da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, E. P. E., e um representante da Direção-Geral do Tesouro e Finanças.

No âmbito do Conselho Geral do FFI, encontra-se previsto na alínea a) do n.º 1 do artigo 8.º do Decreto-Lei 68/2018, de 17 de agosto, que o Presidente do Conselho Geral do FFI será designado pelos membros do Governo responsáveis pelas áreas dos negócios estrangeiros, das finanças e da economia.

Assim, ao abrigo da alínea a) do n.º 1 do artigo 8.º do Decreto-Lei 68/2018, de 17 de agosto, designa-se para o exercício do mandato de Presidente do Conselho Geral do FFI para o período 2019-2021 a Professora Doutora Ana Teresa Lehmann, atenta a sua vasta experiência e currículo profissional nas áreas de intervenção do FFI, conforme nota curricular em anexo.

28 de junho de 2019. - O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Ernesto Santos Silva. - O Ministro das Finanças, Mário José Gomes de Freitas Centeno. - O Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Gramaxo de Carvalho Siza Vieira.

ANEXO

1 - Dados pessoais

Nome completo: Ana Teresa Cunha de Pinho Tavares Lehmann

Data de nascimento: 15 de abril de 1972

Nacionalidade: Portuguesa

2 - Habilitações académicas

2001: Doctor of Philosophy in Economics, Department of Economics, University of Reading

1997: Master of Science in International Business and Economic Integration, University of Reading

1995: Licenciatura em Gestão, Faculdade de Economia da Universidade do Porto

3 - Experiência profissional

Desde 1995: Docente e investigadora na Faculdade de Economia da Universidade do Porto, Agrupamento Científico de Economia - na área da Economia Internacional;

2006-presente: Professora Associada da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, Agrupamento Científico de Economia

Desde 1995: Consultora de organizações e governos internacionais na área do Investimento Direto Estrangeiro, Internacionalização de Empresas, Inovação e Políticas Públicas

2019-presente: Presidente do Comité de Investimentos do Fundo para a Inovação Social

2017-2018: Secretária de Estado da Indústria, XXI Governo Constitucional

2014-2017: Diretora, InvestPorto

2010-2016: Professora, Diretora de diversos programas na área da Internacionalização e Head of International Business, Porto Business School

2009-2010: Presidente da European International Business Academy (EIBA); Membro do Board da EIBA (2008-2017)

2009-2012: Presidente da Autoridade de Gestão do Programa Operacional de Cooperação Territorial Espaço Atlântico (programa transnacional abrangendo 5 países europeus)

2008-2012: Vice-Presidente, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

2006-2017: Membro de órgãos sociais de diversas entidades públicas e privadas (empresas, associações e fundações), incluindo (entre outros): 2006-2008: Membro do Conselho Fiscal da Fundação Ciência e Desenvolvimento; Administradora não executiva da Incubadora SOGISTFIPP; 2012-2017: Membro do Conselho de Curadores da Fundação Millennium BCP; Administradora não executiva da APOR - Agência para a Modernização Económica do Porto, S. A.; 2017 - Presidente do Conselho Fiscal da Fundação da Juventude.

2006-2008: Pró-Reitora da Universidade do Porto (Planeamento Estratégico, Relações e Participações Empresariais)

2002-2017: Professora e investigadora visitante em diversas universidades estrangeiras na Europa, América do Norte e América do Sul

Editora Associada de diversas revistas científicas na área de Internacionalização, Investimento Direto Estrangeiro e Políticas Públicas (Journal of International Business Policy, Transnational Corporations, Competitiveness Review, entre outras).

Vasta obra publicada na área de Internacionalização, Investimento Direto Estrangeiro, Estratégia Empresarial Competitividade, Inovação, Desenvolvimento Económico e Políticas Públicas.

Participante regular nas mais importantes conferências internacionais da área da Internacionalização.

Membro do Advisory Board de entidades internacionais (Orkestra-Basque Institute for Competitiveness-Espanha, Center for Competitiveness, U.Fribourg-Suíça) e membro/fellow/colaborador regular de diversos think tanks e organizações internacionais de referência (German Marshall Fund of the United States, OCDE, UNCTAD, entre outras) e de diversas academias científicas na área da Economia Internacional.

312410425

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/3777147.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda