Na sequência do procedimento concursal de seleção para o provimento do cargo de direção intermédia de 1.º grau, correspondente à Direção de Serviços de Coleções Especiais, do quadro de pessoal dirigente da Biblioteca Nacional de Portugal, aberto por aviso 7248/2014, publicado no Diário da República, 2.ª série n.º 115, de 18 de junho de 2014, e publicitado na Bolsa de Emprego Público (BEP) em 20 de junho de 2014, designo, nos termos do n.º 9 do artigo 21.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, na redação dada pela Lei 64/2011, de 22 de dezembro, em comissão de serviço, pelo período de três anos, renovável por iguais períodos de tempo, a mestre Helena Margarida Mendes Ferrão Simões Patrício, no cargo de Diretora de Serviços de Coleções Especiais da Biblioteca Nacional de Portugal.
A nomeada possui os requisitos legais exigidos, bem como capacidades adequadas e experiência profissional, correspondendo, por conseguinte, ao perfil pretendido para o lugar a prover, evidenciado na síntese curricular em anexo ao presente despacho, do qual faz parte integrante:
A presente designação produz efeitos a partir de 18 de setembro de 2014.
9 de outubro de 2014. - A Diretora-Geral, Maria Inês Cordeiro.
Síntese curricular
Nome - Helena Margarida Mendes Ferrão Simões Patrício
Data de nascimento - 14 de maio de 1973
Formação académica - Licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa (Lisboa), em 1996. Em 1998, concluiu o Curso de Especialização em Ciências Documentais (Opção de Biblioteca e Documentação) ministrado na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Obteve, em 2004, o grau de mestre em Estudos de Informação e Bibliotecas Digitais, pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE). Concluiu, em janeiro de 2010, o Programa de Formação em Gestão Pública (FORGEP), ministrado pelo ISCTE-IUL.
Atividade profissional - Desde julho 2012, exerce funções, em regime de substituição, como Diretora de Serviços de Coleções Especiais da Biblioteca Nacional de Portugal, tendo como responsabilidade gerir a logística, assegurar o processamento bibliográfico, promover a divulgação e difundir informação sobre coleções especiais; administrar o Registo Nacional ISMN (International Standard Music Number); fornecer serviços, locais ou à distância, inerentes à utilização das coleções especiais; prestar serviços complementares à utilização das coleções; definir os requisitos e normativos técnicos, e desenvolver e implementar soluções para as diversas funções de gestão e produção de conteúdos de informação digital; planear e executar o desenvolvimento e gestão das coleções digitais, no âmbito da Biblioteca Nacional Digital, bem como os serviços e projetos conexos, de âmbito nacional e internacional.
De abril 2007 a junho 2012, exerceu o cargo de Diretora de Serviços de Sistemas de Informação da BNP. Das atividades nestas funções destaca-se a criação de novos serviços como o Registo Nacional de Objetos Digitais, a livraria online da BNP, incluindo a plataforma de e Books; a renovação do interface da Biblioteca Nacional Digital e os serviços online de digitalização/impressão a pedido (EOD e POD). Representou a BNP no Programa Operacional da Cultura, e geriu vários projetos no âmbito do POC, POSC e FLAD. Coordenou a participação portuguesa nos projetos comunitários Numeric e Enumerate. Participou nos projetos de disseminação da Europeana: EDL Net; Europeana V.1 e Europeana Awareness. Representou a BNP no Member States Expert Group on Digitisation (MSEG).
Entre 1997 e 2007 foi bibliotecária na Secretaria-Geral do Ministério da Cultura, jurista-bibliotecária na Biblioteca da Ordem dos Advogados e no Centro de Documentação e Investigação de Direito da Mediateca da Universidade Lusíada. No exercício das suas funções na Secretaria-Geral do Ministério da Cultura, coordenou a reestruturação do centro de documentação; concebeu um modelo de base de dados legislativos implementado em cooperação com empresa do setor privado; representou o Ministério da Cultura na Comissão Interministerial de Acompanhamento do Plano de Ação contra o Alcoolismo e integrou a Comissão Liquidatária da Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses.
Outras atividades - Integrou o Conselho Diretivo Nacional da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD), no mandato de 2005-2007, tendo representado a Associação no Comité Executivo da EBLIDA (European Bureau of Libraries, Information and Documentation Associations). Desde o ano 2010, representa a Biblioteca Nacional de Portugal nas reuniões do MSEG (Member States Expert Group on Digitisation and Digital Preservation).
Publicações recentes - "A Europeana e a agregação de metadados na web: análise dos esquemas ESE/EDM e da aplicação de standards da web semântica a dados de bibliotecas" (2012); "Enhancing digital services at the National Library of Portugal". Uncommon Culture (2011); "Desenvolvimento de serviços digitais na Biblioteca Nacional de Portugal", 10.º Congresso Nacional BAD (2010); "Ensino e formação dos profissionais de informação europeus" e "Desenvolvimento de serviços digitais na Biblioteca Nacional de Portugal", 9.º Congresso nacional BAD (2007); "Análise comparativa da aplicação do modelo relacional e do formalismo RDF à modelação de dados legislativos" (ISCTE, 2007); em coautoria com Pedro Ramos, "Evaluating the quality of the relational model and the RDF: a comparative study", In Proc. IADIS International Conference, Applied Computing (2005).
A sua dissertação de mestrado foi distinguida com o Prémio Raul Proença 2004. Apresenta regularmente comunicações em conferências e seminários, sobre desenvolvimento de serviços digitais em bibliotecas, reutilização de informação do sector público, direitos de autor e metadados para a gestão de recursos digitais. Ministra, neste último domínio, ações de formação de curta duração.
208172499