Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 12966/2014, de 24 de Outubro

Partilhar:

Sumário

Designação em comissão de serviço da mestre Helena Margarida Mendes Ferrão Simões Patrício no cargo, de direção intermédia do 1.º grau, de diretor de serviços de Coleções Especiais

Texto do documento

Despacho 12966/2014

Na sequência do procedimento concursal de seleção para o provimento do cargo de direção intermédia de 1.º grau, correspondente à Direção de Serviços de Coleções Especiais, do quadro de pessoal dirigente da Biblioteca Nacional de Portugal, aberto por aviso 7248/2014, publicado no Diário da República, 2.ª série n.º 115, de 18 de junho de 2014, e publicitado na Bolsa de Emprego Público (BEP) em 20 de junho de 2014, designo, nos termos do n.º 9 do artigo 21.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, na redação dada pela Lei 64/2011, de 22 de dezembro, em comissão de serviço, pelo período de três anos, renovável por iguais períodos de tempo, a mestre Helena Margarida Mendes Ferrão Simões Patrício, no cargo de Diretora de Serviços de Coleções Especiais da Biblioteca Nacional de Portugal.

A nomeada possui os requisitos legais exigidos, bem como capacidades adequadas e experiência profissional, correspondendo, por conseguinte, ao perfil pretendido para o lugar a prover, evidenciado na síntese curricular em anexo ao presente despacho, do qual faz parte integrante:

A presente designação produz efeitos a partir de 18 de setembro de 2014.

9 de outubro de 2014. - A Diretora-Geral, Maria Inês Cordeiro.

Síntese curricular

Nome - Helena Margarida Mendes Ferrão Simões Patrício

Data de nascimento - 14 de maio de 1973

Formação académica - Licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa (Lisboa), em 1996. Em 1998, concluiu o Curso de Especialização em Ciências Documentais (Opção de Biblioteca e Documentação) ministrado na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Obteve, em 2004, o grau de mestre em Estudos de Informação e Bibliotecas Digitais, pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE). Concluiu, em janeiro de 2010, o Programa de Formação em Gestão Pública (FORGEP), ministrado pelo ISCTE-IUL.

Atividade profissional - Desde julho 2012, exerce funções, em regime de substituição, como Diretora de Serviços de Coleções Especiais da Biblioteca Nacional de Portugal, tendo como responsabilidade gerir a logística, assegurar o processamento bibliográfico, promover a divulgação e difundir informação sobre coleções especiais; administrar o Registo Nacional ISMN (International Standard Music Number); fornecer serviços, locais ou à distância, inerentes à utilização das coleções especiais; prestar serviços complementares à utilização das coleções; definir os requisitos e normativos técnicos, e desenvolver e implementar soluções para as diversas funções de gestão e produção de conteúdos de informação digital; planear e executar o desenvolvimento e gestão das coleções digitais, no âmbito da Biblioteca Nacional Digital, bem como os serviços e projetos conexos, de âmbito nacional e internacional.

De abril 2007 a junho 2012, exerceu o cargo de Diretora de Serviços de Sistemas de Informação da BNP. Das atividades nestas funções destaca-se a criação de novos serviços como o Registo Nacional de Objetos Digitais, a livraria online da BNP, incluindo a plataforma de e Books; a renovação do interface da Biblioteca Nacional Digital e os serviços online de digitalização/impressão a pedido (EOD e POD). Representou a BNP no Programa Operacional da Cultura, e geriu vários projetos no âmbito do POC, POSC e FLAD. Coordenou a participação portuguesa nos projetos comunitários Numeric e Enumerate. Participou nos projetos de disseminação da Europeana: EDL Net; Europeana V.1 e Europeana Awareness. Representou a BNP no Member States Expert Group on Digitisation (MSEG).

Entre 1997 e 2007 foi bibliotecária na Secretaria-Geral do Ministério da Cultura, jurista-bibliotecária na Biblioteca da Ordem dos Advogados e no Centro de Documentação e Investigação de Direito da Mediateca da Universidade Lusíada. No exercício das suas funções na Secretaria-Geral do Ministério da Cultura, coordenou a reestruturação do centro de documentação; concebeu um modelo de base de dados legislativos implementado em cooperação com empresa do setor privado; representou o Ministério da Cultura na Comissão Interministerial de Acompanhamento do Plano de Ação contra o Alcoolismo e integrou a Comissão Liquidatária da Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses.

Outras atividades - Integrou o Conselho Diretivo Nacional da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD), no mandato de 2005-2007, tendo representado a Associação no Comité Executivo da EBLIDA (European Bureau of Libraries, Information and Documentation Associations). Desde o ano 2010, representa a Biblioteca Nacional de Portugal nas reuniões do MSEG (Member States Expert Group on Digitisation and Digital Preservation).

Publicações recentes - "A Europeana e a agregação de metadados na web: análise dos esquemas ESE/EDM e da aplicação de standards da web semântica a dados de bibliotecas" (2012); "Enhancing digital services at the National Library of Portugal". Uncommon Culture (2011); "Desenvolvimento de serviços digitais na Biblioteca Nacional de Portugal", 10.º Congresso Nacional BAD (2010); "Ensino e formação dos profissionais de informação europeus" e "Desenvolvimento de serviços digitais na Biblioteca Nacional de Portugal", 9.º Congresso nacional BAD (2007); "Análise comparativa da aplicação do modelo relacional e do formalismo RDF à modelação de dados legislativos" (ISCTE, 2007); em coautoria com Pedro Ramos, "Evaluating the quality of the relational model and the RDF: a comparative study", In Proc. IADIS International Conference, Applied Computing (2005).

A sua dissertação de mestrado foi distinguida com o Prémio Raul Proença 2004. Apresenta regularmente comunicações em conferências e seminários, sobre desenvolvimento de serviços digitais em bibliotecas, reutilização de informação do sector público, direitos de autor e metadados para a gestão de recursos digitais. Ministra, neste último domínio, ações de formação de curta duração.

208172499

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/377095.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 2/2004 - Assembleia da República

    Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.

  • Tem documento Em vigor 2011-12-22 - Lei 64/2011 - Assembleia da República

    Modifica os procedimentos de recrutamento, selecção e provimento nos cargos de direcção superior da Administração Pública, alterando (quarta alteração), com republicação, a Lei 2/2004, de 15 de Janeiro, que aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado, e alterando (quinta alteração) a Lei 4/2004, de 15 de Janeiro, que estabelece os princípios e normas a que deve obedecer a organização da administração directa do Estado, cria a Comissão (...)

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda