A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 760/89, de 2 de Setembro

Partilhar:

Sumário

ESTABELECE A DELIMITACAO ESPACIAL DAS ÁREAS MAIS CARENCIADAS DE INICIATIVAS EMPRESARIAIS, BEM COMO A PERCENTAGEM MÍNIMA DOS SEUS RECURSOS EM EMPREENDIMENTOS A PROMOVER NAS MESMAS ÁREAS.

Texto do documento

Portaria 760/89
de 2 de Setembro
Nos termos do n.º 2 do artigo 2.º do Decreto-Lei 248/88, de 15 de Julho, na redacção que lhe foi dada pelo Decreto-Lei 289/89, de 2 de Setembro, as sociedades de fomento empresarial (SFE) sediadas em regiões mais carecidas de iniciativas empresariais passam a poder constituir-se com um capital social mínimo correspondente a metade do das demais SFE.

Mantendo a configuração de instituições especializadas na promoção do capital de risco junto das pequenas e médias empresas e dos jovens empresários, desde que as respectivas aplicações se mostrem relevantes para os objectivos do Programa de Correcção Estrutural do Défice Externo e do Desemprego (PCEDED), estabelecem-se condições mínimas de afectação dos recursos, por forma a evitar que os meios gerados nas regiões mais desfavorecidas sejam drenados para os centros urbanos mais desenvolvidos.

Para a delimitação espacial das áreas mais carecidas de iniciativas empresariais foi ouvido o Ministro do Planeamento e da Administração do Território.

Assim:
Manda o Governo, pelo Ministro das Finanças, ao abrigo do n.º 3 do artigo 2.º do Decreto-Lei 248/88, de 15 de Julho, com a redacção que lhe foi dada pelo Decreto-Lei 289/89, de 2 de Setembro, o seguinte:

1.º Consideram-se regiões mais desfavorecidas:
a) As seguintes unidades de nível III da Nomenclatura das Unidades Territoriais para Fins Estatísticos (NUTS), previstas no artigo 1.º do Decreto-Lei 46/89, de 15 de Fevereiro: Minho-Lima, Alto Trás-os-Montes, Douro, Beira Interior Norte, Serra da Estrela, Cova da Beira, Pinhal Interior, Beira Interior Sul, Alto Alentejo, Alentejo Central, Baixo Alentejo e Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira; e

b) Os seguintes concelhos: Vila Verde, Terras de Bouro e Amares, da NUT do Cávado; Vieira do Minho e Póvoa de Lanhoso, da NUT do Ave; Cabeceiras de Basto, Ribeira de Pena, Mondim de Basto e Celorico de Basto, da NUT do Tâmega; Castro Daire, Vila Nova de Paiva, Sátão e Penalva do Castelo, da NUT de Dão-Lafões, e Sardoal, Mação, Gavião e Ponte de Sor, da NUT do Médio Tejo.

2.º As sociedades de fomento empresarial autorizadas nos termos do n.º 2 do artigo 2.º do Decreto-Lei 248/88, de 15 de Julho, com a redacção que lhe foi dada pelo Decreto-Lei 289/89, de 2 de Setembro, devem ter, no prazo máximo de três anos a contar do início da sua actividade, pelo menos, 40% das suas aplicações afectas a empreendimentos localizados em quaisquer das regiões indicadas no número anterior, devendo esse valor ser superior a 20% e 30%, respectivamente, no final dos primeiro e segundo anos de actividade.

Ministério das Finanças.
Assinada em 22 de Agosto de 1989.
O Ministro das Finanças, Miguel José Ribeiro Cadilhe.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/37656.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1988-07-15 - Decreto-Lei 248/88 - Ministério das Finanças

    Cria as sociedades de fomento empresarial (SFE).

  • Tem documento Em vigor 1989-02-15 - Decreto-Lei 46/89 - Ministério do Planeamento e da Administração do Território

    Estabelece as matrizes de delimitação geográfica da nomenclatura de unidades territoriais para fins estatísticos (NUTS).

  • Tem documento Em vigor 1989-09-02 - Decreto-Lei 289/89 - Ministério das Finanças

    Altera o Decreto-Lei n.º 248/88, de 15 de Julho (cria as sociedades de fomento empresarial) (SFE).

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda