Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 526/2014, de 21 de Outubro

Partilhar:

Sumário

Concessão de louvor ao Coronel Luís Miguel dos Santos Mendes

Texto do documento

Louvor 526/2014

Louvo o Coronel Piloto Aviador, NIP 062317-C, Luís Miguel dos Santos Mendes, pela forma altamente meritória, competente e prestigiante como desempenhou as funções de Conselheiro Militar na Delegação de Portugal junto da OTAN, no período de 2 de novembro de 2010 a 30 de junho de 2014.

Como Conselheiro Militar, o Coronel Luís Mendes revelou um conjunto de excecionais qualidades e virtudes militares, bem como elevados dotes de caráter que, no quadro do vasto e diversificado conjunto de tarefas que desempenhou, colocou em todas as ocasiões na defesa do interesse nacional.

Oficial dinâmico e pragmático, de grande capacidade de trabalho, espírito de missão e sentido crítico, o Coronel Luís Mendes revelou altos padrões de lealdade, responsabilidade e dedicação na gestão dos complexos assuntos dos pelouros que lhe estavam atribuídos.

Durante o período supramencionado, foi-lhe cometida a representação nacional no Comité Recursos (RPPB) e no Comité de Investimentos (IC), onde, apesar de não ter formação específica na área da gestão financeira, cedo demonstrou uma atitude muito determinada e profissional que, em estreita coordenação com as autoridades nacionais, permitiu encontrar soluções em prol dos interesses do país, das quais se salienta o seguimento dos pacotes de capacidades associados à nova estrutura de comandos, com especial destaque para a relocalização da Escola OTAN de CIS de Latina para Oeiras, na qual, de forma inteligente e firme, garantiu uma decisão em tempo adequado e nos termos mais favoráveis para Portugal. Realço ainda o facto do Coronel Luís Mendes ter sido distinguido pelo RPPB, inter pares, com o prémio "so what", destinado a galardoar as melhores contribuições individuais para a eficácia dos processos, revelando uma vez mais o apreço dos colegas estrangeiros pelo Coronel Luís Mendes.

Na sequência da reestruturação dos pelouros da Delegação de Portugal junto da OTAN, o Coronel Luís Mendes acumulou ainda as funções de representante nacional no Comité do Orçamento Militar, sendo mais uma vez reconhecida a sua dedicação, capacidade de análise, bem como pertinência e rigor dos seus comentários no escrutínio e gestão do orçamento militar que, num período de constrangimento económico, foram essenciais na defesa do interesse nacional.

Assinalo também a relevância do seu desempenho no acompanhamento do quadro técnico-financeiro do desenvolvimento da capacidade Alliance Ground Surveillance (AGS), fazendo uso da sua experiência aeronáutica, bem como na reforma da capacidade NATO Airborne Early Warning and Control (NAEW&C), em que, como elemento interlocutor dos respetivos Comités de Direção, defendeu os interesses nacionais na divisão dos custos e investimentos associados.

Destaco igualmente o esforço adicional exigido ao Coronel Luís Mendes no desempenho das funções de Oficial de Segurança da delegação, assegurando o permanente cumprimento das normas de segurança nacionais e da Aliança, garantindo elevados padrões de segurança física e de salvaguarda da informação. No quadro das mesmas funções, promoveu o maior rigor e exigência na preparação para as diversas inspeções nacionais e NATO, que tiveram lugar ao longo dos últimos quatro anos, das quais resultaram os padrões mais elevados de segurança na Delegação.

O elevado nível de desempenho evidenciado pelo Coronel Luís Mendes nas variadas e importantes funções que lhe foram cometidas, apenas foi possível devido à sua competência profissional, extraordinário pragmatismo e dedicação ao serviço. Estas qualidades, aliadas ao espírito de entreajuda, amizade e boa disposição que sempre demonstrou, contribuíram para um bom ambiente de trabalho e granjearam-lhe o respeito e apreço de todos quantos com ele privaram.

Pelas razões expostas, é com enorme satisfação que manifesto o meu reconhecimento público pelas qualidades evidenciadas pelo Coronel Piloto Aviador, NIP 062317-C, Luís Miguel dos Santos Mendes, sendo de inteira justiça considerar os serviços por si prestados como extraordinários, relevantes e muito distintos, dos quais resultaram honra, lustre para a Defesa Nacional e para o país.

7 de outubro de 2014. - O Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Correia de Aguiar-Branco.

208157319

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/376499.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda