Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 13506/2014, de 7 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Nomeado Inspetor da GNR o Major-General Luís Filipe Tavares Nunes

Texto do documento

Despacho 13506/2014

1 - Nos termos do disposto no n.º 2, do artigo 27.º, da Lei 63/2007, de 6 de novembro, que aprova a orgânica da Guarda Nacional Republicana, por proposta do comandante-geral da Guarda Nacional Republicana, é nomeado Inspetor da Guarda Nacional Republicana o Major-General Luís Filipe Tavares Nunes, cuja idoneidade, experiência e competência profissionais comummente reconhecidas são patentes no curriculum vitae anexo.

2 - O presente despacho produz efeitos a partir de 10 de janeiro de 2014.

22 de outubro de 2014. - O Ministro da Administração Interna, Miguel Bento Martins Costa Macedo e Silva.

ANEXO

Síntese curricular

Nasceu em Nova Lisboa - Huambo, Angola, em 30 de agosto de 1959, filho de Rogério Mottilli Saraiva Nunes e de Rosa Branca das Neves Tavares Nunes. Frequentou o Liceu Nacional de Setúbal e entrou para a Academia Militar em 1976. Terminou o curso de Infantaria em 1981 e ficou colocado na Escola Prática da arma, durante um ano, como instrutor dos cursos de formação de oficiais e sargentos milicianos. Posteriormente foi colocado no Regimento de Infantaria de Beja onde comandou uma companhia de instrução de praças e a Companhia de Apoio de Combate do Batalhão Operacional. Após o Curso de Promoção a Capitão foi colocado, de novo, na Escola Prática de Infantaria onde comandou uma companhia de instrução de oficiais e sargentos milicianos durante cerca de um ano. Seguidamente desempenhou funções como adjunto do 2.º Batalhão de Instrução e instrutor de tática de subunidades de infantaria. Em 1990, após a frequência do Curso de Promoção a Oficial Superior realizado no Instituto de Altos Estudos Militares (IAEM), foi nomeado ajudante de campo de S. Ex.ª o General CEME, tendo servido, respetivamente, com os Generais Firmino Miguel e Loureiro dos Santos. Em 1992, após a realização do Curso de Estado-Maior e posterior estágio na Divisão de Operações do Estado-Maior do Exército, onde trabalhou essencialmente em assuntos de controlo de armamento, ficou colocado no IAEM como professor, inicialmente de História Militar e, seguidamente, de Estratégia. Em 1997/1998, frequentou nos Estados Unidos, em Fort Leavenwoth, Kansas, o Curso de Comando e Estado-Maior do Exército Norte-americano. Em fevereiro de 2000 assumiu as funções de 2.º Comandante da EPI onde se manteve até abril de 2001. Posteriormente, esteve colocado no Supreme Headquarters Allied Powers in Europe (SHAPE) da NATO, na Bélgica, onde desempenhou funções de estado-maior no J2 (Intelligence).

De agosto de 2004 a agosto de 2006 foi Comandante da Escola Prática de Infantaria.

Após deixar as funções de comando, foi Chefe de Gabinete de S. Ex.ª o Secretário de Estado da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar, Embaixador João Mira Gomes, com quem esteve de outubro de 2006 a abril de 2008. Após esta data foi colocado na Inspeção-Geral do Exército, onde permaneceu até setembro de 2008, data após a qual se apresentou no Instituto de Estudos Superiores Militares, em Lisboa, para a frequência do Curso de Promoção a Oficial General.

Após o curso foi nomeado ainda como coronel tirocinado Diretor da Administração de Recursos Humanos do Comando de Pessoal do Exército e foi promovido a Major-General em 21 de julho de 2010. Em 28 de março de 2011 foi colocado na Guarda Nacional Republicana nas funções de comandante da Unidade de Controlo Costeiro. A 16 de novembro de 2012 assumiu o cargo de comandante da Administração dos Recursos Internos da GNR (CARI/GNR).

Foi promovido a alferes em 01/09/1982; Tenente em 01/09/1983; Capitão em 01/09/1986; Major em 01/10/1991; Tenente-coronel em 19/02/1996; Coronel em 26/05/2004 e Major-general em 21/06/2010.

Tem averbados 14 louvores individuais (sendo 1 do General Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, 3 do General Chefe do Estado-Maior do Exército e 7 de oficial general) e foi agraciado com a Medalha de Serviços Distintos - prata - Medalha de Mérito Militar, Medalha de Mérito do Exército e Medalha de Comportamento Exemplar.

208196078

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/3760942.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda