1 - Nos termos e ao abrigo do disposto nos n.os 1 e 3 do artigo 22.º do Decreto-Lei 73/2013, de 31 de maio, que aprovou a Orgânica da Autoridade Nacional de Proteção Civil, e por proposta do Comandante Operacional Nacional José Manuel Moura, designo, em comissão de serviço, pelo período de três anos, para exercer funções de 2.ª Comandante Operacional Distrital do Comando Distrital de Operações de Socorro de Beja, a Licenciada Noémia Ermelinda Rocha Fragoso Ramos, cuja idoneidade, experiência e competências profissionais comummente reconhecidas são patentes na síntese curricular anexa.
2 - O presente despacho produz efeitos a 22 de setembro de 2014.
22 de setembro de 2014. - O Presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil, Francisco Grave Pereira, major-general.
Síntese curricular
Noémia Ermelinda Rocha Fragoso Ramos, natural de Vidigueira, Distrito de Beja, com 48 anos idade, licenciada e Pós-graduada em Serviço Social, pelo Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa, desempenhou diversas funções profissionais ao longo dos 21 anos de carreira.
Iniciou a sua atividade profissional, na área social, com a categoria de Assistente Social, na Santa Casa da Misericórdia de Vila Alva, passando a Diretora Técnica da referida instituição, cargo que manteve até setembro de 2006, cumulativamente com a atividade docente no Instituto Superior de Serviço Social de Beja, no qual exerceu diversas funções, nomeadamente, a de Diretora do referido estabelecimento de ensino superior.
Exerceu as funções de Diretora Executiva na Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vidigueira e, a partir de março de 2007, foi nomeada Comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Vidigueira, cargo que lhe possibilitou a experiência e formação na área do comandamento e da Proteção Civil. Em outubro de 2008, foi nomeada Comandante Operacional Municipal do concelho de Vidigueira, atividades que manteve até setembro de 2014.
Voltou a desempenhar a atividade docente, na área do ensino profissional, na Escola Profissional Fialho de Almeida de Vidigueira, no Curso Técnico Profissional de Proteção Civil, do qual foi diretora de curso, no período entre setembro de 2009 a julho de 2012.
Atenta à sua formação de base, na área social, e na qualidade de dirigente, assumiu, entre maio de 2011 e setembro de 2014, a direção técnica das valências sociais da Associação de Beneficência de Pedrógão do Alentejo.
Considerando as atividades profissionais desenvolvidas, foi membro de diferentes núcleos e conselhos locais, nomeadamente, Conselho Local de Ação Social das Redes Sociais dos Concelhos de Cuba, Beja e Vidigueira; Núcleo Local de Intervenção dos Concelhos de Cuba e Vidigueira; Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Vidigueira; Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios de Vidigueira; Comissão Distrital de Defesa da Floresta Contra Incêndios do Distrito Beja; Comissão Municipal de Proteção Civil de Vidigueira e Conselho Municipal de Segurança de Vidigueira.
208124554