A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 4485/2019, de 2 de Maio

Partilhar:

Sumário

Designa para exercer o cargo de presidente da comissão científica do Plano Nacional das Artes a licenciada Maria de Assis

Texto do documento

Despacho 4485/2019

Considerando que:

a) A Resolução do Conselho de Ministros n.º 42/2019, de 21 de fevereiro, determina a elaboração do Plano Nacional das Artes (PNA) para o horizonte temporal 2019-2029;

b) A referida resolução do Conselho de Ministros estabelece, no seu n.º 2, a criação da comissão executiva do PNA, com a natureza de estrutura de missão, na dependência dos membros do Governo responsáveis pelas áreas da cultura e da educação, que tem por missão elaborar o PNA, organizando, fomentando e implementando, de forma consolidada e em parceria com entidades públicas e privadas, a oferta cultural para a comunidade educativa e para todos os cidadãos, numa lógica de aprendizagem ao longo da vida;

c) Nos termos do disposto nos n.os 10 e 11 da mesma resolução do Conselho de Ministros, junto da referida comissão executiva funciona uma comissão científica de acompanhamento, que exerce funções a título gratuito e tem a seguinte constituição:

i) Uma personalidade de reconhecido mérito, a designar pelos membros do Governo responsáveis pelas áreas da cultura e da educação, que preside;

ii) O comissário do Plano Nacional de Leitura;

iii) O coordenador do Plano Nacional de Cinema;

iv) O coordenador do Programa de Educação Estética e Artística;

v) O coordenador nacional da Rede de Bibliotecas Escolares;

vi) O coordenador da Rede Portuguesa de Museus.

Importa, pois, proceder à designação do respetivo presidente, de formar a estarem reunidas as condições legais para que a comissão científica entre em funcionamento.

Assim, nos termos e ao abrigo do disposto na alínea a) do n.º 10 da Resolução do Conselho de Ministros n.º 42/2019, de 21 de fevereiro, determina-se o seguinte:

1 - Designar para exercer o cargo de presidente da comissão científica do PNA a licenciada Maria de Assis, cuja nota curricular anexa ao presente despacho, e da qual faz parte integrante, evidencia perfil adequado e demonstrativo da aptidão e da experiência profissional necessárias ao exercício do referido cargo.

2 - O presente despacho produz efeitos a partir de 1 de maio de 2019.

11 de abril de 2019. - A Secretária de Estado da Cultura, Ângela Carvalho Ferreira. - 9 de abril de 2019. - O Secretário de Estado da Educação, João Miguel Marques da Costa.

Nota curricular

Maria de Assis tem-se dedicado nos últimos 10 anos ao desenvolvimento de projetos experimentais assentes em práticas colaborativas entre instituições e entre agentes educativos, designadamente artistas, professores e mediadores, com o objetivo de estimular novas ferramentas e metodologias de aprendizagem em diferentes contextos de educação (formal, não formal e informal).

Estudou dança e música em Lisboa e Bruxelas e iniciou a sua carreira profissional como pianista. Licenciou-se em História pela Universidade de Lisboa (1988) e tem uma pós-graduação em Gestão das Artes do INA - Instituto Nacional da Administração e Fundação Centro Cultural de Belém (1998).

Durante 10 anos (1984-1994) a sua atividade esteve ligada à comunicação social enquanto jornalista, crítica de dança e autora e apresentadora de programas culturais para a rádio e a televisão (RTP, TVI e Antena 2). Tem textos sobre dança e artes performativas contemporâneas publicados em livros e revistas da especialidade. Foi consultora de programação para dança e teatro no Centro de Arte Moderna da Fundação Gulbenkian, entre 1995 e 2003, e no Teatro Viriato, em Viseu, entre 1998 e 2019. Assumiu o cargo de vice-presidente do Instituto das Artes do Ministério da Cultura, entre 2003 e 2005. A partir de 2006, regressa à Fundação Gulbenkian para a área da educação cultural e artística e entre 2013 e 2017 assumiu a direção do Programa Gulbenkian Educação para a Cultura e Ciência. Atualmente, ao abrigo de um protocolo entre a Fundação Calouste Gulbenkian e a EGEAC, está como assessora do CA da EGEAC para a área educativa, sendo responsável pelo planeamento e desenvolvimento estratégico do DESCOLA, um projeto de atividades criativas para alunos e professores que resulta do trabalho conjunto dos equipamentos culturais da Câmara Municipal de Lisboa. Integrou o grupo de trabalho Sinergias entre Educação e Cultura constituído pela Comissão Europeia no âmbito do Método Aberto de Cooperação, em 2008-2009 e novamente em 2014-2015.

Foi membro do Conselho Consultivo da Arte em Rede, entre 2015 e 2019, e é presidente da direção da Companhia Maior, desde 2016.

312224936

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/3697218.dre.pdf .

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda