A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 157/2019, de 5 de Abril

Partilhar:

Sumário

Louvor e condecoração com Medalha de Prata de Serviços Distintos de Segurança Pública, ao Teniente Coronel, Dom José Romero Morgaz, da Guardia Civil do Reino de Espanha

Texto do documento

Louvor 157/2019

Por proposta do Diretor Nacional da Polícia de Segurança Pública, louvo o Teniente Coronel da Guardia Civil do Reino de Espanha, Dom José Romero Morgaz, atualmente a desempenhar funções na Intercención Central de Armas e Explosivos como Coordenador do Firearms National Focal Point e Driver da Prioridade do European Multidisciplinary Platform Against Criminal Threats (EMPACT) «Fight against illegal trafficking of firearms», pelo papel crucial e trabalho notável no desenvolvimento desta prioridade europeia, bem como no reforço da cooperação policial bilateral entre Portugal e Espanha, no domínio do tráfico ilegal de armas e da ação para reforço dos mecanismos de controlo destes objetos, através da profícua colaboração entre o Departamento de Armas e Explosivos da Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Intercención Central de Armas e Explosivos da Guardia Civil.

No âmbito do projeto europeu referido, destacam-se os esforços para a melhoria da troca de informações entre Estados Membros em geral e entre as forças de segurança em particular, através da definição de Pontos Nacionais Focais para armas de fogo (Focal Points) procurando assim ganhos de eficácia e eficiência no intercâmbio de informações relevantes e que possam conduzir à descoberta dos autores de crimes, contribuindo deste modo para maior segurança aos cidadãos europeus.

Desenvolveu esforços muito significativos para a melhoria da compatibilidade dos sistemas de informação balística, promovendo a procura de uma solução para a integração da informação balística entre os Estados Membros. Na componente da cooperação Internacional, quer com os Países do Norte de África e Médio Oriente, quer com os países dos Balcãs e com outros países terceiros, a ação do Teniente Coronel José Romero tem sido notável, pois tem permitido a aproximação dos países da UE a esses Estados, sendo de destacar as ações, já desenvolvidas nomeadamente com a Jordânia, Líbano, Tunísia, Macedónia do Norte, Sérvia e Colômbia, nas quais a participação da PSP tem sido uma constante, quer nas missões de peritos, workshops e visitas de estudo, que muito tem contribuído para o prestígio de Portugal, e da PSP em particular, em matéria de controlo de armas e munições.

Merece também ser enaltecido o seu esforço em dotar os participantes do EMPACT FIREARMS com programas de formação específicos em armas de fogo e do desenvolvimento de ações operacionais e de apoio a investigações de tráfico ilícito de armas de fogo. Aqui, foi determinante a sua ação para a concretização do 1.º seminário nacional, realizado em 2017, com sessões em Lisboa e Porto, que integrou pela primeira vez investigadores criminais e analistas da PSP, Polícia Judiciária, Guarda Nacional Republicana e Autoridade Tributária e Aduaneira. Este evento, pioneiro na colaboração e coordenação nacional só foi possível fruto do extraordinário empenho do Teniente Coronel José Romero.

Ainda em relação a Portugal e à PSP a ação do Teniente Coronel José Romero teve impactos operacionais, porquanto foi o principal promotor do planeamento e execução de duas operações policiais, igualmente pioneiras na história da PSP e da Guardia Civil, que visaram o combate ao tráfico ilícito de armas, em zona fronteiriça, nos anos de 2016 e 2017, em Elvas/Badajoz e Valença/Tui, e que permitiram o trabalho conjunto no terreno de elementos de ambas as polícias, com resultados relevantes na deteção de infrações e na apreensão de armas e que projetaram Portugal e Espanha, através da PSP e da Guardia Civil, como exemplo a seguir por outros países e forças policiais.

Pelo mérito do seu trabalho e pela excelência de contributos em prol da segurança pública do espaço europeu, propondo respostas sustentadas numa cooperação franca e sem fronteiras, particularmente entre Forças de Segurança dos Estados Ibéricos, devem os serviços que prestou a Portugal ser publicamente destacados e classificados de relevantes e distintos.

Assim, ao abrigo dos artigos 7.º e 10.º do Decreto-Lei 177/82, de 12 de maio, manda o Governo, pelo Ministro da Administração Interna, condecorar com a Medalha de Prata de Serviços Distintos de Segurança Pública, o Teniente Coronel, Dom José Romero Morgaz, da Guardia Civil do Reino de Espanha.

25 de março de 2019. - O Ministro da Administração Interna, Eduardo Arménio do Nascimento Cabrita.

312174854

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/3671163.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1982-05-12 - Decreto-Lei 177/82 - Ministério da Administração Interna

    Estabelece as normas respeitantes à atribuição das medalhas de segurança pública.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda