A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 3572/2019, de 29 de Março

Partilhar:

Sumário

Designação, em regime de substituição, do mestre Rui Emanuel Neves Fonseca Vaz, para exercer o cargo de Diretor de Serviços da Direção de Serviços da Língua

Texto do documento

Despacho 3572/2019

Considerando que o cargo de Diretor de Serviços da Direção de Serviços da Língua se encontra vago, por motivo de aposentação do anterior titular, e que, atendendo à importância da missão e das atribuições que lhe estão cometidas, se torna urgente garantir o normal funcionamento desta unidade orgânica.

Considerando que o Estatuto do Pessoal Dirigente dos Serviços e Organismos da Administração Público, aprovado através da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, alterada e republicada pela Lei 64/2011, de 22 de dezembro, com a última alteração conferida pela Lei 128/2015, de 3 de setembro, estabelece no n.º 1 do artigo 27.º que os cargos dirigentes podem ser exercidos em regime de substituição em caso de vacatura do lugar.

Assim, nos termos e ao abrigo do disposto no artigo 27.º do Estatuto do Pessoal Dirigente dos Serviços e Organismos da Administração Público, aprovado pela Lei 2/2004, de 15 de janeiro, alterada e republicada pela Lei 64/2011, de 22 de dezembro, com a última alteração conferida pela Lei 128/2015, de 3 de setembro:

1 - Designo, em regime de substituição, o mestre Rui Emanuel Neves Fonseca Vaz, para exercer o cargo de Diretor de Serviços da Direção de Serviços da Língua, cuja nota curricular, anexa ao presente despacho, evidencia o perfil adequado e demonstrativo da competência técnica, aptidão e da experiência profissional necessárias ao exercício do referido cargo.

2 - Em consequência da designação prevista no número anterior, cessa a designação, em regime de substituição, do mestre Rui Emanuel Neves Fonseca Vaz no cargo de Chefe de Divisão da Divisão de Programação, Formação e Certificação, efetuada através da Deliberação 1407/2018, de 3 de setembro, publicada no Diário da República, 2.ª série, n.º 245, de 20 de dezembro de 2018.

3 - O presente despacho produz efeitos a 18 de março de 2019.

15 de março de 2019. - O Presidente do Conselho Diretivo, Luís Faro Ramos.

Nota Curricular

Dados Pessoais

Nome: Rui Emanuel Neves da Fonseca Vaz

Data e Local de Nascimento: 17 de abril de 1971, Luanda, Angola

Nacionalidade: portuguesa

Formação Académica

Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Educação Comunicação e Linguagem, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; Ramo de Formação Educacional (Português), pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Experiência Profissional

Depois da Licenciatura (1989 -1993), realizou o Ramo de Formação Educacional (1993 1995), tendo passado a professor efetivo em 1996.

Entre 1997 e 1999 esteve destacado em projeto de ensino assistido por computador na CRINABEL (ensino especial). Entre 2000 e 2006 lecionou Português na Escola Básica 2.3 de S. Gonçalo, desempenhando igualmente cargos de coordenação pedagógica, de projetos TIC e de orientação de núcleos de estágio.

Entre 2004 e 2010, foi formador em ações de formação contínua de professores promovidas pelo Centro de Formação das Escolas de Torres Vedras, Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular/ Ministério da Educação e Direção-Geral dos Recursos Humanos da Educação/ Ministério da Educação, sendo acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua nas áreas e domínios A46 (Português/Língua Portuguesa), A57 (Literatura Portuguesa), B15 (Tecnologia e Comunicação Educativas), C05 (Didáticas Específicas - Português/ Língua Portuguesa) e C15 (Tecnologias Educativas (Informática/Aplicação da Informática).

Em 2006-2007 esteve destacado no Gabinete de Assuntos Europeus e Relações Internacionais/Ministério da Educação, dando apoio ao projeto "Escola Virtual - Comunidades Portuguesas".

Entre 2007 e 2012 colaborou com a Porto Editora na revisão científica de manuais de Português Língua Não-Materna e Português Língua Estrangeira.

Foi requisitado em 2007 pelo Instituto Camões, IP, Direção de Serviços de Coordenação do Ensino do Português, desempenhando funções de coordenação técnico-pedagógica do Centro Virtual Camões, sendo responsável pela coordenação da produção de conteúdos para a língua e literatura portuguesa e do programa de formação à distância, assim como pela criação e manutenção dos sítios do Instituto Camões e do Centro Virtual Camões.

Por concurso público, passou para o quadro de pessoal do Instituto Camões, I. P., em 2010, como técnico superior.

Desempenha funções de Chefe de Divisão de Programação, Formação e Certificação, da Direção de Serviços de Língua e Cultura, do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I. P., desde 1 de agosto de 2012, participando, nessa qualidade, em grupos de trabalho, encontros e conferências nacionais e internacionais.

312157796

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/3664145.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 2/2004 - Assembleia da República

    Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.

  • Tem documento Em vigor 2011-12-22 - Lei 64/2011 - Assembleia da República

    Modifica os procedimentos de recrutamento, selecção e provimento nos cargos de direcção superior da Administração Pública, alterando (quarta alteração), com republicação, a Lei 2/2004, de 15 de Janeiro, que aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado, e alterando (quinta alteração) a Lei 4/2004, de 15 de Janeiro, que estabelece os princípios e normas a que deve obedecer a organização da administração directa do Estado, cria a Comissão (...)

  • Tem documento Em vigor 2015-09-03 - Lei 128/2015 - Assembleia da República

    Sexta alteração à Lei n.º 2/2004, de 15 de janeiro, que aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado, e primeira alteração à Lei n.º 64/2011, de 22 de dezembro, que modifica os procedimentos de recrutamento, seleção e provimento nos cargos de direção superior da Administração Pública

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda