Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 663/2014, de 16 de Dezembro

  • Corpo emitente:
  • Fonte: Diário da República n.º 242/2014, Série II de 2014-12-16.
  • Data:
  • Secções desta página::
Partilhar:

Sumário

Louvo o COR INF, NIM 10884983, Nuno Domingos Marques Cardoso

Texto do documento

Louvor 663/2014

Louvo o Coronel de Infantaria, NIM 10884983, Nuno Domingos Marques Cardoso, pela forma altamente honrosa e brilhante como desempenhou as funções de Comandante do 8.º Contingente Nacional (CN), cumulativamente com as funções de Senior Adviser/AT/KCD, na International Security Assistance Force (ISAF) da NATO, no Afeganistão, entre maio e novembro de 2014.

Oficial de elevadíssima craveira, dotado de grande coragem moral, rigor intelectual e espírito de iniciativa, desenvolveu uma ação de comando e coordenação responsável e criteriosa, confirmando as excecionais capacidades de planeamento e de organização que lhe são amplamente reconhecidas. No cumprimento das suas funções evidenciou sempre um elevado espírito de missão e aptidão para bem servir nas mais difíceis circunstâncias e uma apurada sensibilidade para a leitura correta e necessária do enquadramento do Contingente que comandou, quer no âmbito nacional ou multinacional onde este se encontrava.

A constante preocupação com o bem-estar de todos os militares sob o seu comando foi bem patenteada ao longo de toda a missão, onde o seu tato, sensibilidade, capacidade de diálogo e bom senso vieram a confirmar-se como qualidades relevantes para a manutenção do moral e sentido de missão. A sua forma de comandar, acessível, ponderada e pedagógica, acabou por refletir-se na comunidade internacional onde o contingente se inseria, consubstanciada pelos contatos privilegiados e comentários de que veio a ser objeto, ao longo da sua presença e afirmação naquele meio.

A elevada capacidade de trabalho, competência, objetividade e permanente disponibilidade desde cedo se revelaram como caraterísticas inerentes ao Coronel Marques Cardoso, o que lhe permitiu sempre responder com eficiência e rigor às inúmeras solicitações e desafios que se lhe colocaram, espírito que imbuiu nos seus subordinados no desenrolar das missões de assessoria. Usando da pró-atividade que o caracteriza, que lhe rendeu claro sucesso no quadro das funções de Senior Advisor, deve ser evidenciado o papel de facilitador entre a estrutura NATO e o Comando da Kabul Capital Division que assessorou, vital para a resolução de problemas de diversa ordem, que só o profundo conhecimento de ambas as estruturas permitiu agilizar. A importância deste papel bem como o seu reconhecimento pelo Comandante daquela Unidade foi evidente, pela posição de destaque que sempre lhe concedeu nas reuniões do mais alto nível, em que era solicitado e ouvido.

A sua capacidade de detalhe no planeamento e o seu comando e controlo ficaram, evidenciadas no decurso da operação de retração do Contingente Nacional ISAF, executada de forma exemplar e sem imprevistos, apesar da elevada complexidade da mesma. Envolvendo um grande volume de ações a desenvolver e equipamentos a movimentar, incluindo contencioso, assim como as inerentes coordenações necessárias a tudo fazer acontecer, esta operação pareceu simples pela precisão com que aconteceu e pela forma organizada com que Portugal deixou aquele Teatro. No final, as diferentes entidades envolvidas, desde NATO, ONG's afegãs, ONU, Kabul Capital Division, transportadora e entidades nacionais, testemunharam profissionalismo, comando e controlo no seu mais elevado expoente.

Face ao anteriormente exposto, é de toda a justiça reconhecer publicamente as excecionais qualidades e virtudes militares e pessoais que creditam o Coronel Marques Cardoso como sendo um Militar de elevada craveira, que pautou sempre a sua atuação pela afirmação constante de elevados dotes de caráter, em que se relevam a lealdade, o espírito de sacrifício, a abnegação e a coragem física e moral, devendo, por isso, os serviços por si prestados, serem considerados extraordinários, relevantes e distintos, de que resultou honra e lustre para as Forças Armadas e para Portugal.

02 de dezembro de 2014. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Artur Pina Monteiro, General.

208290904

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/365581.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda