Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 659/2014, de 16 de Dezembro

  • Corpo emitente:
  • Fonte: Diário da República n.º 242/2014, Série II de 2014-12-16.
  • Data:
  • Secções desta página::
Partilhar:

Sumário

Louva o TCOR TODCI, NIP 045225-E, Vítor Manuel da Silva Machoqueiro

Texto do documento

Louvor 659/2014

Louvo o Tenente-coronel Técnico de Operações de Deteção e Conduta de Interceção, NIP 045225-E, Vítor Manuel da Silva Machoqueiro, pela forma altamente meritória como desempenhou as funções de Chefe da Secção de Contra Informação da Repartição de Segurança e Contra Informação, do Centro de Informações e Segurança Militares, entre setembro de 2009 e julho de 2014.

Durante o período em questão o Tenente-coronel Silva Machoqueiro pautou sempre o exercício das suas funções pela afirmação constante de uma elevada competência profissional, assumindo uma postura proativa e cooperante, reveladora de elevados dotes de caráter, bem patentes na forma como estabeleceu e preservou os contactos necessários e adequados à ligação entre os Serviços de Informações e Contra Informação dos vários países aliados e o CISMIL, assim como no relacionamento com os Departamentos de Análise e Contra Terrorismo da NATO.

O Tenente-coronel Silva Machoqueiro evidenciou ainda uma grande disponibilidade e abnegação no desenvolvimento das inúmeras atividades de representação nacional junto da comunidade «Counter Intelligence», que frequentemente ocorreram para além do horário normal do serviço. De destacar ainda o excelente trabalho que desenvolveu no âmbito da preparação dos encontros e exercícios internacionais, como foi exemplo o Exercício SFIN14 realizado em Beja, que mereceu rasgados elogios.

Oficial de elevado sentido crítico e analítico, colaborou na elaboração de pareceres a propostas para o melhor desempenho das Células de Informações Militares (CIM) em apoio às Forças Nacionais Destacadas portuguesas. O Tenente-coronel Silva Machoqueiro chefiou ainda por duas vezes, de forma exemplar, a CIM no Afeganistão, onde demonstrou ser capaz de uma elevada camaradagem, aliada ao sentido do humano e a uma invulgar dedicação à missão, tendo dirigido com mestria a pesquisa e a produção de informações, tanto em apoio da missão do CISMIL como em apoio aos Comandantes dos contingentes nacionais que integraram a International Security Assistance Force para o Afeganistão.

Pelas excecionais qualidades e virtudes militares e humanas que possuiu, pela afirmação constante de elevados dotes de caráter, lealdade, abnegação, espírito de sacrifício, obediência e competência profissional, bem como pelo extraordinário zelo colocado em todos os atos de serviço, o Tenente-coronel Silva Machoqueiro é digno de ser apontado como sendo um Oficial de elevada craveira e de que os serviços que prestou sejam considerados relevantes e de elevado mérito, deles tendo resultado prestígio, honra e lustre para as Forças Armadas Portuguesas e para Portugal.

25 de agosto de 2014. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Artur Pina Monteiro, general.

208285186

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/365577.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda