Designação de Carlos Alberto Rodrigues Loureiro da Silva
Chefe de Núcleo Sub-Regional da NUT III Região do Douro
Considerando que:
Foi aberto um procedimento, publicitado na página eletrónica da Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros, em 2 de abril de 2018, com indicação sumária das atividades inerentes ao cargo e ao perfil dos candidatos a designar para Chefe de Núcleo Sub-Regional da AGIF, I. P.;
A Comissão Instaladora da AGIF, I. P. realizou um procedimento de seriação de candidatos, faseado, para constituição da bolsa de peritos para aquela Agência, o qual observou as fases de análise curricular, exame psicológico, entrevista por comissão de avaliação independente e entrevista com a Comissão Instaladora da AGIF, I. P.;
Nos termos e para efeitos do disposto no n.º 3 do artigo 8.º e do artigo 19.º do Decreto-Lei 12/2018, de 16 de fevereiro, conjugados com o n.º 8 do Despacho 12547/2018, de 31 de dezembro, determino o seguinte:
1 - Designo Carlos Alberto Rodrigues Loureiro da Silva, Chefe do Núcleo Sub-Regional da NUT III Região do Douro, em comissão de serviço, pelo período de 3 (três) anos, por possuir os requisitos curriculares exigidos para o exercício do cargo, tal como resulta da nota curricular anexa ao presente despacho.
2 - O designado é equiparado, para efeitos remuneratórios, a dirigente intermédio de 1.º grau, nos termos do disposto nos n.os 4 e 6 do artigo 19.º do Decreto-Lei 12/2018, de 16 de fevereiro.
3 - O presente despacho produz efeitos a 1 de janeiro de 2019.
9 de janeiro de 2019. - O Presidente da AGIF, I. P., Tiago Martins de Oliveira.
Nota Curricular
Nome: Carlos Alberto Rodrigues Loureiro da Silva
Data de nascimento: 1 de dezembro de 1962
Nacionalidade: Portuguesa
Formação Académica:
Licenciatura em Engenharia Florestal, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).
Mestrado em "Instrumentos e Técnicas de Apoio ao Desenvolvimento Rural", UTAD. Tese intitulada "Contributo para o planeamento do uso do fogo controlado na gestão de combustíveis à escala da paisagem".
Experiência Profissional:
Mais de 20 anos de experiência na temática dos fogos florestais, em funções da investigação, planeamento e implementação operacional.
Nos últimos anos desempenhou funções como técnico superior e gestor de projeto na empresa GIFF S. A., desempenhando funções ao nível do planeamento da gestão de combustíveis à escala da paisagem, planeamento e execução de fogo controlado, e como responsável pela área de formação, investigação e desenvolvimento, relações internacionais e SIG.
Coautor de diversos artigos na temática dos fogos florestais e gestão de combustíveis, e de manuais para o uso da técnica do fogo controlado.
Como profissional liberal desenvolveu trabalhos no âmbito de vários Planos Regionais de Ordenamento Florestal, Planos de Gestão Estratégica de Combustíveis e como formador em Defesa da Floresta Contra Incêndios e na Técnica do Fogo Controlado.
Foi bolseiro e técnico superior de investigação no Grupo de Fogos Florestais da UTAD, com participação em diversos projetos de investigação na temática dos fogos florestais, nomeadamente no desenvolvimento da técnica de fogo controlado, análise de incêndios e planeamento estratégico de gestão de combustíveis.
Funções de coordenação/chefia:
Coordenação de equipas de campo em diversos projetos.
Coordenador do projeto FIREGLOBULUS - Utilização de fogo controlado em eucaliptal.
Integrou o Grupo de Análise e Uso do Fogo (GAUF) como técnico especialista e chefe de equipa.
Formação Específica e Atividades Relevantes:
Técnico Credenciado em Fogo Controlado
Formador da Bolsa Nacional de Formadores em Fogo Controlado
Domínio dos Simuladores do comportamento de fogos florestais BehavePlus, FlamMap e Farsite.
312119555