Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 2553/2019, de 13 de Março

Partilhar:

Sumário

Nomeação de um membro para o conselho de curadores da Fundação Universidade do Porto

Texto do documento

Despacho 2553/2019

Considerando que nos termos do artigo 8.º dos Estatutos da Fundação Universidade do Porto, aprovados pelo Decreto-Lei 96/2009, de 27 de abril, o seu conselho de curadores é composto por cinco personalidades de elevado mérito e experiência profissional reconhecidos como especialmente relevantes;

Considerando que, nos termos da mesma norma legal, os curadores são nomeados pelo Governo sob proposta da Universidade do Porto para um mandato de cinco anos, renovável uma única vez;

Sob proposta da Universidade do Porto;

Ao abrigo do disposto nos n.os 2 e 4 do artigo 8.º dos Estatutos da Fundação Universidade do Porto aprovados pelo Decreto-Lei 96/2009, de 27 de abril:

Nomeio, como membro do conselho de curadores da Fundação Universidade do Porto, Odete Maria Alves da Silva Patrício, cuja nota curricular se publica em anexo ao presente despacho.

28 de fevereiro de 2019. - O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Frederico Tojal de Valsassina Heitor.

ANEXO

Odete Maria Alves da Silva Patrício

Odete Maria Alves da Silva Patrício, residente no Porto, obtém a licenciatura em Economia no ano de 1977, pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto e detém uma Pós-Graduação em Análise Financeira, da mesma Faculdade, em 1989/90.

Iniciou a sua atividade profissional em 1979 nos Laboratórios Bial como Assessora do Presidente do Conselho de Administração, no Gabinete de Análise Económica (GAE), gabinete este de que foi a primeira titular.

Em 1982, transitou para o BPA - Banco Português do Atlântico, onde trabalhou como analista financeira no Gabinete Central de Análise Económica e Financeira e avaliou grandes projetos de investimento, de que se destacam o estudo da viabilidade do primeiro Hipermercado Continente e do primeiro empréstimo obrigacionista do Grupo Sonae; mais tarde, entre 1986 e 1989, assumiu a função de Investment Adviser e Dealer no Mercado de Capitais na Direção Financeira - Investimento Institucional Estrangeiro, assegurando os contactos permanentes com algumas das maiores casas de Investimento Internacional, nomeadamente Morgan Stanley, Warburg Asset Management, Shearson Lehman, Fidelity Investments, Bear Sterns Asset Management, Credit Suisse First Boston, entre outros.

Foi, entre 1989 e 1991, Diretora-Geral da Companhia Portuguesa de Gestão de Fundos de Investimento Mobiliário (CPG - FIPOR), onde foi responsável pela criação, lançamento e gestão de fundos de investimento mobiliário.

Em outubro de 1991, assume a função de Diretora-Geral da Fundação de Serralves, até janeiro de 2017. No âmbito das suas funções, destaca-se a representação hierárquica do Conselho de Administração junto dos restantes órgãos da Fundação, a responsabilidade pela prossecução dos seus objetivos estratégicos e operacionais e gestão global da Fundação, assegurando o seu regular funcionamento institucional, em todas as suas vertentes, programáticas, operacionais, financeiras, legais e fiscais, de comunicação e marketing, comerciais e mecenáticas, patrimoniais e humanas, através de uma gestão rigorosa, eficaz e eficiente.

No âmbito das suas funções, liderou a criação da 1.ª Incubadora de Industrias Criativas em Portugal e da ADDICT - Agência para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas, outubro de 2008. Entre abril de 2009 e junho de 2011 foi Presidente do Conselho Geral do Politécnico do Porto (P.PORTO).

Desde janeiro de 2000 até dezembro de 2010, integrou a Direção da Associação de Antigos Alunos da Faculdade de Economia do Porto (AAAFEP). Foi Membro do Conselho Consultivo do Programa de Ignição para as Industrias Criativas do Portugal Ventures, entre 2014 e 2016. Foi Membro do Conselho Científico da Fundação Marques da Silva até dezembro 2017. Foi distinguida em outubro de 2010 como Profissional do Ano pelo Rotary Club do Porto.

Na presente data: é membro do Conselho de Curadores da Universidade do Porto, desde fevereiro de 2014; é vereadora na Câmara Municipal do Porto, eleita nas listas do Partido Socialista, cargo que exerce a partir de 25 de outubro de 2017, sem pelouro; é membro do Conselho Fiscal da Fundação Casa da Música a partir de maio de 2018; é Consultora, em regime de profissão liberal, em organismos públicos e privados; tem sido palestrante convidada em várias prestigiadas instituições e tem publicado textos em edições da especialidade.

312109802

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/3646214.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2009-04-27 - Decreto-Lei 96/2009 - Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

    Aprova a passagem da Universidade do Porto para uma fundação pública com regime de direito privado e publica os respectivos estatutos.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda