Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 14814/2014, de 5 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Alteração do plano de estudos do ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Sistemas Integrados de Gestão (Qualidade, Ambiente, Segurança)

Texto do documento

Despacho 14814/2014

Sob proposta da Escola Superior de Tecnologia, aprovada pelo seu Conselho Técnico-científico, na reunião de 19 de junho de 2014, e nos termos das disposições legais em vigor, nomeadamente o artigo 61.º do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES), publicado pelo Decreto-Lei 62/2007, de 10 de setembro, o Regime Jurídico de Graus e Diplomas do Ensino Superior (RJGDES), aprovado pelo Decreto-Lei 74/2006, de 24 de março, republicado pelo Decreto-Lei 115/2013, de 7 de agosto, foram aprovadas as alterações ao plano do ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Sistemas Integrados de Gestão (Qualidade, Ambiente, Segurança), publicado pelo Despacho 964/2010, na 2.ª série do Diário da República, n.º 9, de 14 de janeiro.

A alteração deste ciclo de estudos foi registada pela Direção-Geral do Ensino Superior, em 6 de novembro de 2014, com o n.º R/A-Ef 749/2011/AL01.

O Presidente do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, determina a publicação do novo plano de estudos do ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Sistemas Integrados de Gestão (Qualidade, Ambiente, Segurança, em anexo ao presente despacho.

Artigo 1.º

Alteração ao plano de estudos

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, através da Escola Superior de Tecnologia, altera o plano de estudos do ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Sistemas Integrados de Gestão (Qualidade, Ambiente, Segurança), para o plano de estudos constante do anexo II a este despacho, do qual faz parte integrante.

Artigo 2.º

Aplicação

Esta alteração ao plano de estudos produz efeitos a partir do ano letivo 2014/2015.

26 de novembro de 2014. - O Presidente do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Prof. Doutor João Baptista da Costa Carvalho.

ANEXO I

Alterações

1 - Alteração da denominação do ciclo de estudos que não modifica o objeto do mesmo:

1.1 - Denominação anterior: Mestrado em Sistemas Integrados de Gestão (Qualidade, Ambiente, Segurança)

1.2 - Nova denominação: A denominação do Curso não foi alterada.

2 - Alteração das áreas científicas do curso (a alteração de áreas científicas predominantes não é abrangida por este procedimento)

2.1 - Áreas científicas suprimidas: Não foram suprimidas áreas científicas.

2.2 - Áreas científicas acrescentadas: Não foram acrescentadas áreas científicas.

3 - Alteração das unidades curriculares:

3.1 - Número total de unidades curriculares antes da alteração: 14

3.2 - Número de unidades curriculares novas introduzidas: 4

3.3 - Número de unidades curriculares suprimidas: 4

3.4 - Número total de unidades curriculares depois da alteração: 14

3.5 - Número de unidades curriculares cujo número de horas de contacto foi alterado: 9

3.6 - Número de unidades curriculares cujo número de créditos foi alterado (se aplicável): 8

3.7 - Número de unidades curriculares deslocadas entre anos ou semestres: Não se aplica.

3.8 - Número de unidades curriculares cuja denominação foi alterada: Não se aplica.

4 - Alteração das horas de contacto:

4.1 - Número total de horas de contacto antes da alteração: 558

4.2 - Número total de horas de contacto depois da alteração: 566

5 - Nota sumária sobre as razões da introdução da alteração:

O Curso de mestrado em Sistemas Integrados de Gestão (Qualidade, Ambiente, Segurança), conta já com 5 edições de funcionamento. No decorrer dessas edições o Curso foi avaliado pelos mestrandos e os docentes foram apresentando sugestões de melhoria, tendo em vista as novas exigências das empresas, com cada vez mais Sistemas de Gestão certificáveis. Introduziram-se conteúdos relacionados com os sistemas de gestão que as empresas mais procuram implementar e certificar segundo referenciais normativos.

Assim, as alterações não têm implicações ao nível dos objetivos do Curso, tratando-se de reajustes a conteúdos programáticos que com o decorrer dos desenvolvimentos na área devem ser revistos, nomeadamente:

1 - As 4 UC de auditorias, foram transformadas em 2 UC, embora com a redução de 76 horas visto ser uma empresa certificadora a lecionar. Assim das 168 h lecionadas pela empresa certificadora na versão anterior ficaram 92h na nova versão, podendo algumas dessas horas serem lecionadas por docentes do IPCA;

2 - Com as 76 h remanescentes foram criadas duas novas UC nomeadamente "Controlo Estatístico da Qualidade" (40h) e "Inovação e Qualidade" (28h), o que permitiu introduzir no curso a "Gestão da Inovação" segundo a norma NP 4457:2007. Estas duas UC totalizam 68h. Com as 8h horas remanescentes fez-se um reajuste a algumas UC, nomeadamente SST I, SST II e SIQAS que passaram a ter mais 4h cada, embora a SGQ tenham sido retiradas 4 h;

3 - Foram reajustados e melhorados alguns conteúdos de UCs, nomeadamente "Sistemas de Informação QAS" onde foi introduzido o "Sistema de Segurança de Informação" segundo a norma ISO 27001, sendo retirada a parte de SPSS, que passou para a nova UC "Controlo Estatístico da Qualidade";

4 - Na UC "Sistemas de Gestão da Qualidade" foi introduzida a Segurança Alimentar segundo a Norma NP EN ISO 22000:2005, sendo retirada a parte referente a estatística e ferramentas da qualidade, que passaram para a nova UC "Controlo estatístico da qualidade";

5 - Foi introduzida a Gestão do Risco segundo a norma ISO 31000: 2009 em SST I;

6 - As restantes 10 UC permaneceram com a mesma denominação e praticamente com a respetiva carga horária e número de créditos, embora com pequenos ajustes, sendo melhorados os conteúdos programáticos.

Estas modificações comtemplam as novas exigências das empresas, com cada vez mais Sistemas de Gestão certificáveis, sendo intenção da Comissão Diretiva do MSIGQAS contemplar neste curso os sistemas de gestão que as empresas mais procuram implementar e certificar segundo referenciais normativos.

ANEXO II

Estrutura curricular/plano de estudos do mestrado em Sistemas Integrados de Gestão - Qualidade, Ambiente e Segurança

1 - Estabelecimento de ensino: Instituto Politécnico do Cávado e do Ave.

2 - Unidade orgânica (faculdade, escola, instituto, etc.): Escola Superior de Tecnologia.

3 - Curso: Sistemas Integrados de Gestão-Qualidade, Ambiente e Segurança.

4 - Grau ou diploma: Mestre.

5 - Área científica predominante do curso: Sistemas Integrados de Gestão- SIG-QAS.

6 - Número de créditos, segundo o sistema europeu de transferência de créditos, necessário à obtenção do grau ou diploma: 120.

7 - Duração normal do curso: 4 semestres.

8 - Opções, ramos, ou outras formas de organização de percursos alternativos em que o curso se estruture (se aplicável): Não se aplica.

9 - Áreas científicas e créditos que devem ser reunidos para a obtenção do grau ou diploma:

QUADRO N.º 1

(ver documento original)

10 - Observações: Não se aplica.

11:

Instituto Politécnico do Cávado e do Ave

Escola Superior de Tecnologia

Mestrado em Sistemas Integrados de Gestão - Qualidade, Ambiente e Segurança

QUADRO N.º 2

1.º Semestre

(ver documento original)

QUADRO N.º 3

2.º Semestre

(ver documento original)

QUADRO N.º 4

3.º Semestre

(ver documento original)

QUADRO N.º 5

4.º Semestre

(ver documento original)

208264977

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/362721.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2006-03-24 - Decreto-Lei 74/2006 - Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

    Aprova o regime jurídico dos graus e diplomas do ensino superior, em desenvolvimento do disposto nos artigos 13.º a 15.º da Lei n.º 46/86, de 14 de Outubro (Lei de Bases do Sistema Educativo), bem como o disposto no n.º 4 do artigo 16.º da Lei n.º 37/2003, de 22 de Agosto (estabelece as bases do financiamento do ensino superior).

  • Tem documento Em vigor 2007-03-14 - Decreto-Lei 62/2007 - Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas

    Transpõe para a ordem jurídica interna a Directiva n.º 2006/55/CE (EUR-Lex), da Comissão, de 12 de Junho, relativa ao peso máximo dos lotes de sementes, alterando o Decreto-Lei n.º 144/2005, de 26 de Agosto, que regula a produção, controlo, certificação e comercialização de sementes de espécies agrícolas e de espécies hortícolas.

  • Tem documento Em vigor 2013-08-07 - Decreto-Lei 115/2013 - Ministério da Educação e Ciência

    Procede à alteração (terceira alteração) do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, que aprova o regime jurídico dos graus académicos e diplomas do ensino superior.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda